O que aconteceu com o Pix do Nubank hoje?

Início Seu Dinheiro Pix Pix fora do ar? Entenda ...

Foi tentar fazer uma transferência e não conseguiu? Veja aqui o que pode estar acontecendo.

Criado em 11 fev 21 Atualizado em 14 set 22

Pix

O que aconteceu com o Pix do Nubank hoje?

 O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, permite transferências instantâneas e está disponível 24h por dia, todos os dias da semana. O que significa, então, quando o Pix está fora do ar? 

Como qualquer sistema, o Pix pode estar sujeito a algum tipo de instabilidade momentânea. Embora isso não seja comum, existem algumas possíveis explicações. 

A dificuldade de acesso pode se tratar de uma instabilidade no app da sua instituição financeira. Nesse caso, reiniciar o app, desligar e ligar novamente a conexão com a internet ou aguardar alguns instantes podem resolver.

Se houver algum tipo de oscilação no sistema do Pix, e não no seu app, também não é motivo para preocupação. É possível que alguma instabilidade aconteça, mas como o sistema é utilizado por todas as instituições financeiras que adotam o meio de pagamentos, a tendência é que tudo volte à normalidade rapidamente.

O que fazer se o Pix estiver fora do ar?

Se o Pix estiver fora do ar ou você não conseguir realizá-lo por algum outro motivo, existem outras formas de fazer transferências e pagamentos:

  • TED ou DOC: esses dois formatos de transferência funcionam de forma similar ao Pix, embora não sejam instantâneos e, dependendo da instituição, possam ter cobranças. Veja tudo sobre eles.
  • Transferência para conta da mesma instituição: se existir essa possibilidade, dê preferência para transferir dinheiro entre contas do mesmo banco ou instituição financeira – essa operação é imediata e gratuita, assim como o Pix.
  • Boleto: em algumas situações, é possível fazer o pagamento por boleto (dá para fazer isso na conta do Nubank – veja como). Mas, lembre-se: a validação de um pagamento por boleto pode levar até três dias úteis.
  • Pagamento em cartão: se a pessoa que deve receber o valor tiver uma maquininha, o pagamento no cartão de débito é uma alternativa ao Pix – o dinheiro é repassado na hora, sem tempo de processamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Segundo o site DownDetector, que monitora esse tipo de falha, houve um pico de 334 reclamações por volta das 15h35


Usuários estão reclamando de problemas com o Pix do Nubank na tarde desta segunda-feira. Segundo o site DownDetector, que monitora esse tipo de falha, houve um pico de 334 reclamações por volta das 15h35. Desse total, 95% se referiam ao Pix, 3% a problemas no login do aplicativo e 2% a pagamentos de contas.

“Preciso pagar uma conta urgentem mas o Nubank não tá liberando Pix”, escreveu uma usuária identificada como Maria Rita. “Ninguém merece, transferi meu dinheiro todo para o NuBank, agora está fora do ar e não consigo pagar nada, nem tirar o dinheiro de lá”, relatou Jennifer.

Nas redes sociais, as contas oficiais do banco confirmam que o sistema “passou por uma oscilação”, mas que ela já foi resolvida e os serviços estão sendo restabelecidos gradualmente. Por meio de nota, o Nubank disse que lamenta o ocorrido e informou que as operações já foram normalizadas.

Na semana passada, diversos bancos, incluindo o Nubank, tiveram problema com o Pix. O Valor apurou que a falha foi em um servidor da Amazon Web Services (AWS), cujo site de monitoramento em tempo real de fato mostrou uma incidência grande de erros na região de São Paulo na ocasião.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.

Nubank — Foto: Divulgação

Porque a Nubank não está fazendo Pix hoje?

No Twitter, há ainda relatos de pessoas que não conseguem receber Pix em suas contas do Nubank, porque a transferência foi "recusada pelo banco receptor". O TechTudo entrou em contato com a assessoria do banco digital para saber se há previsão de normalização da falha.

Porque o Pix não está funcionando hoje 2022?

Status do Nubank no Downdetector no dia 5 de outubro de 2022. (Imagem: Reprodução); Esta não é a primeira vez que o "roxinho" exibe dificuldade no processamento de transações por Pix, visto que na última segunda-feira (3), o aplicativo exibiu o mesmo problema.

Qual o problema do Pix hoje?

Apesar dos relatos, o Banco Central, responsável pela implementação e pela gestão do Pix, negou qualquer problema. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão informou que os sistemas estão funcionando normalmente ao longo de todo o dia. As próprias instituições financeiras confirmaram problemas no sistema Pix.