O que acontece se tomar pílula do dia seguinte no dia da ovulação?

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • A Eficácia Da Pílula Do Dia Seguinte No Período Fértil ,É Diminuída?

2 respostas

A eficácia da pílula do dia seguinte no período fértil ,é diminuída?

Bom dia
Provavelmente sim
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

O que acontece se tomar pílula do dia seguinte no dia da ovulação?

Olá. Nunca inicie uma medicação hormonal como a pilula do dia seguinte sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar a pilula do dia seguinte.
A pilula do dia seguinte é uma contracepção de emergência que tem o motivo de retardar ou evitar a ovulação. Se você já ovulou, ela não terá qualquer efeito.
A pilula do dia seguinte tem eficácia em evitar a gravidez próximo a 80%. Se você usa uma pílula anticoncepcional corretamente, a eficácia é maior que 99%. Isto é, a eficácia da contracepção de emergência é muito inferior a qualquer outro método anticoncepcional.
A contracepção de emergência deve ser usada quando não há mais nada a se fazer para evitar uma gravidez mas está longe de ser o melhor método para você.
Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta com o seu médico um método anticoncepcional eficaz. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
Faça os seus exames periódicos e de rotina.
O início e uso errado do anticoncepcional não irá lhe proteger contra uma gravidez indesejada.
Use preservativos e proteja-se das infecções sexualmente transmissíveis.

  • Tomei a pílula do dia seguinte no quarto dia após relação corro riscos de engravidar?
  • Posso fazer sexo estando na ovulação, mas de camisinha?
  • Tive relação sábado e tomei a pilula no mesmo dia e estou de dia fértil, tenho probabilidade de estar grávida?
  • Tive relações sexuais no dia da ovulação, quais são as chances de engravidar e faço o teste para verificar se estou grávida quando?
  • Tive relação um dia depois de acabar a menstruação e usamos o coito interrompido, tomei pílula do dia seguinte e 10 dias depois fiz um teste de gravidez que deu negativo, porém me falaram que não mostra o resultado certo ainda, tem alguma chance de estar grávida?
  • Quantos dias depois de uma relação que eu posso fazer um teste de gravidez?
  • Tive relação desprotegida 1 dia depois da ovulação, posso engravidar?
  • Boa tarde , fiz sexo sem proteção , e apenas pré ejaculação , logo em seguida tomei a pilula d dia seguinte. Minha menstruação esta atrasada 2 dias , normal ?
  • Defecar (não sendo diarreia) depois de tomar o anticoncepcional interfere na eficácia?
  • Tive relações sexuais nos primeiros 4 dias antes da ovulação. Posso estar grávida?

Nossos especialistas responderam a 866 perguntas sobre Postinor-2

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O que acontece se tomar pílula do dia seguinte no dia da ovulação?

Muitas mulheres se assustam ao pensar na hipótese de uma gravidez não planejada e acabam optando por um método contraceptivo de emergência após uma relação sexual desprotegida: a pílula do dia seguinte. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde, metade das mulheres em idade fértil do município de São Paulo já fizeram uso da pílula.

Mas atenção, ainda que seja um método contraceptivo eficaz, é importante salientar que o uso regular do medicamento pode fazer mal à saúde da mulher.

Neste artigo irei abordar as seguintes questões sobre o tema:

  • Como a pílula do dia seguinte age no organismo?
  • Quando tomar?
  • Existem efeitos colaterais?
  • Principais dúvidas

Siga acompanhando para ter as respostas!

Como a pílula do dia seguinte age no organismo?

A principal função da pílula do dia seguinte é impedir ou retardar a ovulação e dificultar a entrada do espermatozoide no útero para evitar uma gravidez. A pílula também impossibilita a formação do endométrio gravídico (uma camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado), e deixa o muco cervical em condições não favoráveis para a movimentação do espermatozoide até o óvulo.

Dessa forma, a pílula altera o ciclo menstrual e a maioria das mulheres relatam ter um atraso ou uma antecipação da menstruação, dependendo da fase do ciclo em que a pílula do dia seguinte foi tomada.

Quando tomar?

Como o próprio nome sugere, a pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e, portanto, deve ser tomada apenas eventualmente. Como, por exemplo:

  • Esquecimento do anticoncepcional;
  • Relação sexual sem preservativo;
  • Falha do preservativo;
  • Violência sexual.

Nesses casos, a medicação deve ser tomada em até 72 horas após o ocorrido. Vale lembrar que após 24 horas existe uma menor efetividade da pílula.

Existem efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais do contraceptivo de emergência costumam ser leves, mas desagradáveis para muitas mulheres. São eles:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço excessivo;
  • Irregularidade menstrual (adiantando ou atrasando o sangramento);
  • Diarreia;
  • Pequenos sangramentos.

Principais dúvidas sobre a pílula do dia seguinte

Continue lendo para esclarecer as dúvidas mais comuns entre as mulheres sobre o uso da pílula do dia seguinte:

1. É possível engravidar mesmo tomando a pílula?

O índice de falha da pílula é baixo, mas quando tomada após 72 horas da relação sexual, as chances do método impedir a gravidez diminuem consideravelmente. Nesses casos, o melhor a fazer é esperar a chegada da menstruação ou realizar um teste de gravidez.

2. A pílula do dia seguinte é abortiva?

Não. A pílula age apenas bloqueando a ovulação para que não ocorra a fecundação no óvulo. Dessa forma, se já tiver ocorrido a ovulação ou se o óvulo já tiver sido fecundado, a pílula não é capaz de interromper a gravidez.

3. Quantas vezes posso utilizá-la?

Não existe um limite para usar o medicamento, mas é importante que não seja utilizado como método contraceptivo frequente, pois além de perder a eficácia, ela pode causar reações desagradáveis, como náuseas e diarreias, devido a alta dose de componentes hormonais.

4. A pílula do dia seguinte causa infertilidade?

Não. O uso da pílula não causa infertilidade ou má formação do feto.

5. Há contraindicações do uso do medicamento?

Não existem contraindicações, no entanto, é recomendado que mulheres que tenham trombose ou câncer consultem um ginecologista para que o profissional faça uma correta avaliação sobre o uso de hormônios.

6. A pílula funciona durante o período fértil? 

O medicamento é capaz de impedir a gravidez seja qual for o período do ciclo que a mulher esteja. Entretanto, as chances podem ser um pouco menores durante o período fértil caso a ovulação tenha ocorrido antes de tomar o comprimido.

7. Após tomar a pílula do dia seguinte, posso seguir tomando o anticoncepcional?

Se você teve uma relação sexual desprotegida e fez o uso da pílula do dia seguinte, o ideal é esperar a chegada da próxima menstruação para depois retomar com a pílula anticoncepcional.

Espero que este artigo tenha conseguido esclarecer suas dúvidas sobre o assunto! Se você tem interesse em outros temas sobre ginecologia, confira o meu Blog! Lá você encontra muitos conteúdos ricos e completos sobre essa especialidade. 

Conte com um profissional especializado

A Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. Tem um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Conte com ajuda de profissionais especializados.

 Dra. Sibele Klitzke - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais

Pode tomar pilula do dia seguinte no dia da ovulação?

8 – A pílula de emergência funciona no período fértil? Sim. Independente do período que a mulher está, o contraceptivo tem um mecanismo para impedir a gravidez.

O que acontece se tomar a pilula do dia seguinte na ovulação?

Se o coito se dá após a ovulação, a pílula do dia seguinte provoca uma alteração química no organismo feminino que impede a movimentação do espermatozóide e do óvulo, um em direção ao outro. Além disso, o remédio modifica o muco cervical, diminuindo a sobrevivência do espermatozóide no corpo da mulher.

Qual a probabilidade de engravidar quando está no período fértil mesmo tomando a pilula do dia seguinte?

Falha, sim, entre 0,3% dos casos, mesmo que a mulher tenha tomado direitinho. Isso quer dizer que, em cada mil mulheres, três engravidam, apesar da pílula. O mesmo acontece com a laqueadura: 0,5% das mulheres que passam pelo procedimento de amarrar e cortar as trompas engravidam.

Como interromper a ovulação?

Os principais métodos contraceptivos naturais são:.
Método do calendário ou tabelinha. ... .
Método da temperatura basal. ... .
Método do muco cervical. ... .
Método sintotérmico. ... .
Método do coito interrompido. ... .
Teste de ovulação. ... .
Método da amenorréia lactacional..