O que acontece quando uma pessoa é picada por escorpião?

Embora todos os escorpiões na América do Norte piquem, a maioria é inofensiva. As picadas só causam dor localizada com edema mínimo, alguma linfangite com linfadenopatia regional, aumento da temperatura da pele e sensibilidade ao redor da ferida.

Uma exceção significativa é o escorpião de casca (Centruroides sculpturatus, também conhecido como C. exilicauda), encontrado no Arizona, no Novo México e no lado da Califórnia do rio Colorado. Esta espécie é venenosa e causa doença e lesões mais graves.

Os sintomas iniciais são dores imediatas e, às vezes, entorpecimento ou formigamento na região afetada. Em geral, o edema é ausente e há poucas alterações cutâneas. Sintomas graves, mais comum em crianças, incluem

  • Agitação

  • Espasmos musculares

  • Movimentos anômalos aleatórios cefálicos, cervicais e oculares

  • Ansiedade e agitação

  • Sialorreia e diaforese

Em adultos, pode predominar taquicardia, hipertensão, aumento da respiração, fraqueza, espasmos musculares e fasciculações. A dificuldade respiratória raramente ocorre em ambas as faixas etárias.

As picadas de C. sculpturatus causam morte em crianças com < 6 anos e pessoas hipersensíveis.

Diagnóstico das picadas de escorpião

  • Avaliação clínica

O diagnóstico de uma picada de escorpião é óbvio a partir da anamnese. Determinar a espécie de escorpião normalmente não é. Diversas espécies de escorpião são mantidas como bichos de estimação exóticos nos EUA (conhecidos por nomes que falsamente sugerem toxicidade, como rastejador amarelo da morte e escorpião da morte negra), uma vez que são semelhantes em aparência a espécies exóticas com perigoso veneno tóxico. Todavia, a espécie verdadeira do escorpião de estimação é raramente conhecida ou, se fornecida, pode ser duvidosa. As picadas devem ser tratadas como potencialmente perigosas até que os sinais ou a falta deles indiquem o contrário.

Tratamento das picadas de escorpião

  • Cuidados de suporte

  • Soro antiofídico para casos graves nos Estados Unidos

O tratamento das picadas de escorpiões não venenosos é baseado nos sintomas. Reduz-se a dor colocando-se gelo sobre o local e administrando-se AINEs por via oral. O tratamento das picadas de Centruroides consiste em repouso no leito; benzodiazepínicos para tratar espasmos musculares; e fármacos IV se necessários, para controle de hipertensão, agitação e dor. Os pacientes não devem ingerir nada pela boca por 8 a 12 h após a picada. Em caso de picada grave por escorpiões não nativos da América do Norte, a prazosina pode ajudar a prevenir o edema pulmonar decorrente de hipertensão extrema, e os opioides podem ser indicados para o controle da dor.

Um soro antiofídico que é específico para Centruroides está disponível nos EUA e deve ser administrado a todos os casos graves e naqueles que não respondem às medidas de suporte, em particular crianças. Informações quanto à dose e à disponibilidade podem ser obtidas com um centro local de controle de envenenamento.

As picadas dos escorpiões norte-americanos raramente são sérias e costumam originar dor, inchaço mínimo, sensibilidade e calor no local da picada. Contudo, o escorpião-casca (Centruroides exilicauda ou C. sculpturatus), presente no Arizona, no Novo México e no lado californiano do Rio do Colorado, tem uma picada muito mais tóxica. A picada é dolorosa e, em certos casos, provoca inchaço ou formigamento na zona circundante. O surgimento de sintomas sérios é mais comum em crianças, sendo que estes incluem

  • Movimentos anômalos da cabeça, dos olhos e do pescoço

  • Aumento da produção de saliva

  • Sudorese

  • Inquietação

Algumas pessoas desenvolvem movimentos musculares involuntários e espasmódicos graves e pressão arterial muito alta. A pessoa poderá ter dificuldades em respirar.

(Consulte também Introdução a mordidas e picadas Introdução a mordidas e picadas Muitos animais, incluindo os seres humanos, mordem quando estão assustados ou quando são provocados. Outras incluem Jacarés e crocodilos Iguanas Ácaros Carrapatos leia mais ).

Tratamento de picadas de escorpião

  • Alívio da dor

  • Às vezes, alívio da hipertensão arterial

  • Às vezes, antídoto

As picadas da maioria dos escorpiões norte-americanos não requerem um tratamento especial. A aplicação de um cubo de gelo envolvido em plástico e em um pano fino na ferida reduz a dor. A utilização de um creme ou pomada que contenha um anti-histamínico, um anestésico, um corticosteroide ou uma combinação deles é geralmente útil.

As picadas de Centruroides que resultam em sintomas sérios podem exigir o uso de sedativos, como midazolam, administrados por via intravenosa, ou medicamentos para diminuir a hipertensão arterial. O antídoto para o Centruroides alivia rapidamente os sintomas, mas pode causar uma reação alérgica séria. O antídoto apenas está disponível no Arizona. Este apenas é administrado se os sintomas forem graves.

Em regiões do mundo onde os escorpiões são mais venenosos, tais como a Turquia, o Médio Oriente e a índia, as picadas são tratadas com medicamentos e métodos que reduzem os sintomas e as complicações. Prazosina, um medicamento bloqueador alfa-adrenérgico, às vezes é usado para aliviar a dificuldade respiratória séria decorrente de pressão arterial extremamente alta. Há antídotos disponíveis para venenos de escorpiões específicos, mas sua eficácia ainda não foi comprovada.

Quando a picada de um escorpião pode matar?

Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, que podem levar a morte, se a pessoa não for rapidamente atendida e tratada.

Quanto tempo dura o efeito da picada de escorpião?

As picas do escorpião centruroides sculpturatus tipicamente têm início de sintomas imediatamente e atingem seu pico em 5 horas, em crianças pode ocorrer evolução para estágio IV em 30 minutos. Em geral, os casos de envenenamento por escorpião, embora mais comuns em adultos têm pior evolução em crianças.

É possível sobreviver a picada de escorpião?

Uma picada de escorpião provoca dor intensa mas, na maior parte dos casos, não leva a óbito.

Qual o efeito do veneno do escorpião?

O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.