O que acontece quando o bebê acorda chorando do nada?

18 de dezembro de 2014/em O sono do bebê/

O que acontece quando o bebê acorda chorando do nada?

Bebê acorda chorando: saiba o motivo e como agir

O que acontece quando o bebê acorda chorando do nada?

Veja o que fazer se o bebê acorda chorando

O bebê pode acordar chorando por um pesadelo ou devido ao terror noturno

A noite parece tranquila quando de repente seu bebê acorda chorando. Esta situação ocorre com alguns pais e tem diferentes razões. “O bebê pode ter um pesadelo e acordar chorando”, conta a pediatra Wylma Maryko Hossaka, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Beneficência Portuguesa. Em casos de pesadelos, dar um colo e consolar o bebê até que volte a dormir é a melhor opção.

Caso o bebê acorde chorando com frequência, ele pode sofrer com o terror noturno. Trata-se de um transtorno que ocorre quando a criança está em uma fase em que dorme profundamente, mas não sonha. Cerca de 5% das crianças sofrem com o terror noturno. Ao sofrer uma crise de terror noturno, o bebê pode chorar, gemer, gritar e até mesmo se debater. Ela pode durar poucos minutos ou até meia hora e quando acaba a criança volta a dormir. “É um sonambulismo persistente, a criança parece que está acordada, mas não está. Nestas situações, consolar não adianta e a criança acorda sem se lembrar de nada”, diz a pediatra Wylma Maryko Hossaka.

Infelizmente ainda não há um tratamento preciso para o terror noturno. Uma alternativa pode ser a terapia. “O que se observa é que o problema costuma melhorar a partir dos seis anos”, conta a pediatra Wylma Maryko Hossaka.

Saiba o que fazer quando seu bebê chora nesta outra matéria do portal BebêMamãe.com.

Nos conte o que você acha!

© 2013–2022 BabyCenter, LLC, uma empresa Ziff Davis. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

É comum que bebês pequenos tenham “surtos” de choro no final da tarde ou início da noite. Como bebês não falam, em geral, inicia-se um jogo de adivinhação: é fome, dente, cólica, etc. Com isso, manipulamos muito a criança e a irritação só parece piorar. Muitas vezes, nem ao seio materno a criança descansa. Costumam mamar um pouco e arcar as costas para trás, chorando. Aí pegam novamente o o seio por alguns segundos e choram de novo. A mãe pode pensar nesse momento que está sem leite, que o bebê tem algum distúrbio ou algo assim.

As mães costumam relatar crises de meia hora a três horas de choro. E o episódio costuma terminar da mesma forma que se iniciou, ou seja, repentinamente. Então, o bebê dorme e tudo fica bem.
Em casos isolados, é possível que o bebê esteja com cólica, ou algum outro mal-estar mas, se no seu caso, o bebê chora todos os dias no mesmo horário, vai ser relativamente fácil de lidar com a situação.

Seu bebê, muito provavelmente está com sono. Essa rejeição do seio se dá porque a criança está tão cansada que não consegue se aconchegar nem mamar direito. Fica irritado porque quer dormir e não mamar. Entretanto, como já está muito cansado, não consegue entrar em estado de sono.

Às vezes, os pais acreditam que, colocando o bebê para dormir mais tarde, ele dormirá durante toda a noite ou que o bebê deve ir dormir quando os pais vão. Entretanto, um bebê de 3 meses, por exemplo, dorme entre 10 e 11 horas por noite, além de mais 4 a 5 horas durante o dia. Quando isso não acontece o bebê pode entrar em um looping de cansaço e choro que o impede de dormir. Só depois de muito choro para extravasar essa tensão, ele conseguirá relaxar novamente.

Quando esse é o caso, é interessante que os pais adiantem o horário de colocar o bebê para dormir para cerca de meia hora antes do horário costumeiro do “surto”. Não há motivo para apreensão. Dificilmente o bebê vai acordar mais vezes ou mais cedo por causa desse adiantamento. Pelo contrário, quando estão menos estimulados e cansados, costumam ter um sono mais tranquilo, menos agitado.

Portanto, identificada a hora que o bebê cansa, inicie uma rotina de hora de dormir antes, de forma que seu bebê já esteja dormindo quando a tal hora chegar.

O que pode ser quando o bebê está dormindo e chorando?

O terror noturno é um distúrbio do sono caracterizado por choro, grito e expressão de medo e, diferente do pesadelo, quando acontece é comum o bebê não acordar durante o episódio, que tem de 1 a 10 minutos. Geralmente, acomete crianças entre 2 a 3 anos, mas bebês de 1 mês também podem ter.

É normal o bebê dormir e acordar chorando?

Os primeiros meses do bebê são muito importantes para garantir que as crianças desenvolvam bons hábitos de sono à noite. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que bebês não sabem dormir sozinhos, por isso o bebê acorda chorando várias vezes à noite.

O que é terror noturno em bebês?

O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Quando o bebê acorda gritando?

Parece pesadelo, mas não é. Parece sonambulismo, mas também não é. O terror noturno do bebê ou infantil é um distúrbio do sono comum em crianças e que aparece com mais frequência entre 2 e 5 anos de idade, mas pode começar quando o bebê ainda não fez 1 ano.