O que acontece depois que tomamos remédio de verme?

Tomar ou não tomar vermífugo todo ano? Segundo Kelly Naves, clínica geral do Instituto Castro e Santos, não é obrigatório fazer uso do remédio anualmente, mas é recomendado. Especialmente, no caso de crianças, que são as mais vulneráveis às doenças provocadas por vermes.

A indicação para que o medicamento seja usado pelo menos uma vez por ano vem do fato de as verminoses serem assintomáticas, o que dificulta o diagnóstico do problema. “Os sinais são vagos e inespecíficos, como diarreia, dor abdominal, perda de peso, apatia, ou seja, sintomas que podem indicar vários tipos de doenças”, enumera.

Por outro lado, existem alguns vermes com sintomas mais perceptíveis, como o oxiuríase, que causa coceira anal, e a ascaridíase, que provoca eliminação dos vermes nas fezes.

As verminoses estão, basicamente, relacionadas às condições sanitárias e aos hábitos de higiene. Por isso, pessoas que vivem em locais com saneamento básico precário devem sim tomar vermífugo pelo menos uma vez por ano. “A transmissão da verminose é oral-fecal. Ou seja, por alimentos contaminados, mal lavados e mal cozidos. Se a pessoa usa o banheiro e não lava as mãos e, após isso, manipula alimentos, haverá contaminação”, detalha.

Para evitar a contaminação, pessoas que têm o hábito de comer fora de casa devem sempre checar a procedência dos alimentos e a estrutura do local onde eles são preparados.

Mas por quê se preocupar com as verminoses? A médica alerta que os vermes costumam sugar todos os nutrientes da alimentação, fazendo com que o hospedeiro não absorva substâncias que são essenciais. “O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly.

Alguns tipos de verminoses são mais perigosas que outras. “Na ascaridíase, por exemplo, há o risco de formação de bolo de ascaris, que é quando vermes se aglomeram dentro do intestino, provocando uma obstrução intestinal”, completa a médica. Casos como esse podem precisar de cirurgia para desobstruir a passagem das fezes. “Parece algo inofensivo, mas há, ainda, o risco de isquemia do intestino, que é a interrupção do fluxo sanguíneo no local”.

O albendazol é um vermífugo indicado para o tratamento de infecções por vermes ou parasitas intestinais, como lombriga, oxiúrus, tricuríase, teníase (solitária) ou giardíase, pois age causando a desintegração do verme e a sua eliminação pelas fezes.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 400 mg ou suspensão oral de 40 mg/mL ou 4%. Seu nome comercial é Zentel, Albel ou Parasin, mas também pode ser encontrado na forma de genérico como Albendazol.

O albendazol deve ser usado somente com indicação médica, por adultos ou crianças, após confirmação do tipo de verme, o que também orientar o tempo de tratamento, que pode variar de 1 a 5 dias.

Para que serve

O albendazol é indicado para o tratamento de vermes intestinais, como:

  • Lombriga (Ascaris lumbricoides);
  • Oxiúrus (Enterobius vermicularis);
  • Ancilostomose (Ancylostoma duodenale ou Necator americanus);
  • Tricuríase (Trichuris trichiura);
  • Estrongiloidíase (Strongyloides stercoralis);
  • Teníase (Taenia spp);
  • Himenolepíase (Hymenolepis nana);
  • Opistorquíase (Opisthorchis viverrini);
  • Larva migrans cutânea.

Além disso, o albendazol também pode ser indicado, pelo médico, para o tratamento da giardíase em crianças. Nesse caso, deve-se utilizar o comprimido para crianças com mais de 2 anos de idade, e a suspensão oral para crianças com entre 1 e 2 anos. 

Embora possa ser comprado sem receita médica, este remédio só deve ser usado com indicação médica após avaliação dos sintomas e exame laboratoriais para identificar a presença de cistos, ovos ou larvas dos parasitas. Saiba identificar os sintomas que podem indicar a presença de vermes intestinais. 

Como tomar

O albendazol deve ser tomado por via oral, sendo que não existe um horário específico para que seja tomado, como manhã, tarde ou noite. No entanto, se tomado por mais de 1 dia de tratamento, é recomendado que as doses sejam tomadas sempre no mesmo horário.

Além disso, para tomar o albendazol não é necessário jejum ou dieta especial, e também não é preciso usar laxantes ou purgantes para a eliminação dos vermes.

1. Albendazol comprimido

O comprimido de albendazol pode ser mastigado ou tomado com o auxílio de um pouco de água. No caso de crianças com mais de 2 anos, o comprimido pode ser triturado para facilitar a ingestão. 

As doses recomendadas do comprimido de albendazol dependem do tipo de verme que está causando a infecção, conforme a tabela seguinte:

Verme a tratar

Idade

Dose

Ascaris lumbricoides

Necator americanus

Trichuris trichiura

Enterobius vermicularis ​​​​​​

​Ancylostoma duodenale

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

1 comprimido de 400 mg em dose única

Strongyloides stercoralis

Taenia spp.

Hymenolepis nana

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

1 comprimido de 400 mg por dia, durante 3 dias

Giardíase 

(Giardia lamblia, G. duodenalis, G. intestinalis)

Crianças de 2 a 12 anos de idade

1 comprimido de 400 mg por dia, durante 5 dias 

Larva migrans cutânea

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

1 comprimido de 400 mg por dia, por 1 a 3 dias

Opistorquíase

(Opisthorchis viverrini)

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

2 comprimidos de 400 mg por dia, durante 3 dias

É importante seguir as orientações médicas quanto às doses e o tempo de tratamento, podendo em alguns casos, ser necessário repetir o tratamento após 3 semanas.

2. Albendazol líquido ou suspensão oral

Para tomar a suspensão oral de albendazol, basta beber o líquido, sendo importante agitar bem o frasco antes de beber. 

A suspensão oral é vendida na dose de 40 mg/mL ou 4%, e pode ser usada por crianças com mais de 1 ano, conforme orientação do pediatra.

As doses normalmente recomendadas do albendazol suspensão oral são:

Verme a tratar

Idade

Dose

Ascaris lumbricoides 

Necator americanus 

Trichuris trichiura

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

400 mg, que corresponde a 10 mL da suspensão, em dose única

Crianças de 1 a 2 anos de idade

200 mg, que corresponde a 5 mL da suspensão, em dose única

Enterobius vermicularis 

Ancylostoma duodenale

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

400 mg, que corresponde a 10 mL da suspensão, em dose única

Strongyloides stercoralis 

Taenia spp.

Hymenolepis nana

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

400 mg por dia, que corresponde a 10 mL da suspensão, durante 3 dias

Giardíase 

(Giardia lamblia, G. duodenalis, G. intestinalis)

Crianças de 2 a 12 anos de idade

400 mg por dia, que corresponde a 10 mL da suspensão, durante 5 dias

Larva migrans cutânea

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

400 mg por dia, que corresponde a 10 mL da suspensão, por 1 a 3 dias

Opistorquíase  

(Opisthorchis viverrini)

Adultos e crianças com mais de 2 anos de idade

2 doses de 400 mg por dia, que corresponde a um total de 20 mL da suspensão por dia, durante 3 dias

É importante que todas as pessoas da família, que convivem no mesmo ambiente, façam o tratamento, conforme orientação médica.

Cuidados durante o tratamento

Existem alguns cuidados que são muito importantes durante o tratamento com albendazol, como lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar, e lavar as roupas íntimas e de cama em água fervente. Confira outros cuidados que ajudam a garantir o sucesso do tratamento contra vermes intestinais. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com albendazol são dor abdominal, náusea, vômito, diarreia, tontura, dor de cabeça ou febre.

O albendazol pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, coceira, vermelhidão na pele, urticária ou inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de uma reação alérgica grave.

Quem não deve tomar

O albendazol não deve ser usado por grávidas, mulheres que desejam engravidar ou que estejam a amamentar. Além disso, também não deve ser usado por pessoas com alergia ao mebendazol ou qualquer outro componente da fórmula.

O albendazol comprimido não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade, e a suspensão oral não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano. 

Como fica o organismo depois de tomar remédio de verme?

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

O que não pode fazer depois de tomar remédio de verme?

O que não pode comer junto com remédio de verme? Não há uma referência ou contraindicação sobre consumir doces ou outros alimentos enquanto usa remédios para vermes. Entretanto, é fortemente contraindicado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento, até pelo menos alguns dias depois do seu término.

Como saber se estou eliminando vermes?

Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:.
1.Dor abdominal constante. ... .
2.Barriga inchada ou excesso de gases. ... .
3.Cansaço frequente sem razão aparente. ... .
4.Coceira no ânus. ... .
5.Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre. ... .
6.Presença de pequenos pontos brancos nas fezes..

Quanto tempo o remédio de verme fica no organismo?

Se o organismo estiver funcionando normalmente, sem doenças hepáticas ou renais, a excreção ocorrerá pela urina e fezes. A meia vida do albendazol varia de 8 a 12 horas, logo após 24 horas da ingestão do comprimido ele já deve ter sido eliminado.