O que acontece com os raios solares quando chegam à superfície terrestre são observados?

À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominada de irradiação. Se não houvesse esse fenômeno, a Terra teria uma temperatura muito fria.

O que acontece com os raios solares quando chegam à superfície terrestre são observados refletidos explique indicando a relação entre eles é o efeito estufa?

Como radiação solar chega à superfície da Terra

Uma parte da radiação é refletida para o espaço pelas camadas mais altas da atmosfera. Outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa: vapor d agua, gás carbônico, metano etc. Ao solo, chega somente 47% da radiação que penetrou na alta atmosfera.

O que acontece com os raios solares encontram as árvores?

Você certamente já viu várias vezes o belo espetáculo chamado palma divina. São feixes de luz que atravessam as nuvens e parecem abrir-se em leque. Esse efeito acontece também quando os raios de Sol atravessam a copa de uma árvore, numa manhã de neblina. Só que esse leque é pura ilusão de ótica.

O que acontece com a temperatura do planeta Terra quando a radiação solar entra na superfície e interage com os gases presentes na atmosfera?

Assim, com uma maior concentração desses gases na atmosfera, forma-se uma espécie de barreira que faz com que mais radiação infravermelha seja retida e refletida novamente para a superfície. Dessa forma, o efeito estufa deixa de ser natural e passa a causar o aquecimento do planeta.

Como acontece a radiação terrestre?

Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.

Como ocorre o processo de radiação solar?

O QUE É A RADIAÇÃO SOLAR

O Sol emite energia na forma de radiação de ondas curtas e esta, por sua vez, sofre um processo de enfraquecimento na atmosfera devido à presença das nuvens e de sua absorção por moléculas de gases ou de partículas em suspensão.

O que ocorre quando somos expostos a níveis elevados de radiação solar?

Os efeitos nocivos do sol incluem queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de rugas, cânceres, catarata e fotoconjutivite.

O que os raios solares trazem?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Quais são as consequências do efeito estufa?

Por esse motivo, o efeito estufa deixou de ser nosso grande aliado e passou a ser um risco para a sobrevivência humana. A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Quais são as causas e consequências do efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Qual a importância da radiação solar para a vida das espécies?

Ela é a nossa fonte primária. Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes.

O que aconteceria se a temperatura da Terra subisse?

Temperaturas maiores em regiões como o Ártico, por exemplo, causariam o derretimento de geleiras. Além de afetar a fauna local, isso também geraria o aumento do nível dos oceanos, impactando a vida em todo o planeta.

Como a radiação solar aquece a atmosfera?

Afinal, a superfície absorve o calor advindo da radiação Solar, mas ao se resfriar acaba liberando calor para a camada mais próxima da superfície (radiação terrestre) fazendo com a mesma se aqueça. Dessa maneira, a atmosfera é aquecida a partir da superfície terrestre.

Quais são os efeitos do aumento da temperatura na Terra?

O aumento da temperatura da Terra tende a provocar o aumento do nível dos oceanos porque o calor irá provocar a expansão térmica das moléculas de água. Com o aumento do nível do mar, as zonas costeiras, cidades situadas abaixo do nível do mar e algumas ilhas vão ficar debaixo d’água.

O que é a radiação terrestre?

Radiação terrestre refere-se a fontes de radiação que estão no solo, na água e na vegetação. Os principais isótopos preocupantes da radiação terrestre são o potássio, o urânio e os produtos de decomposição do urânio, como o tório, o rádio e o rádon .

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Como a radiação solar chega a Terra?

Como a radiação solar chega à Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração – a infravermelha – é refletida e não chega à Terra.

O que acontece com os raios solares quando chegam à superfície terrestre são?

À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominada de irradiação. Se não houvesse esse fenômeno, a Terra teria uma temperatura muito fria.

O que acontece quando os raios solares chegam até as folhas das árvores?

Quando chega à Terra, a energia luminosa contida nos raios solares é absorvida pelos vegetais, que a transformam em energia química. Esse é o chamado processo de fotossíntese, do qual todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente.