O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

Esperamos vê-lo novamente em breve!
Cepac Medicina Laboratorial

Cepac Medicina Laboraotiral - CNPJ: 22.231.047/0001-07
Rua Agenor Maciel, 92, Centro, Patos de Minas, MG - 38700-046

E-mail:
Telefone: (34) 3821-9394
Whatsapp: (34) 99341-3448

Recursos do assunto

A síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético surge quando o hormônio antidiurético (vasopressina) é secretado em excesso pela hipófise em algumas situações inadequadas, fazendo com que o organismo retenha líquido e reduza os níveis de sódio no sangue por diluição

A hipófise adequadamente produz e libera vasopressina quando o volume de sangue (quantidade de líquido nos vasos sanguíneos) ou a pressão arterial cai ou quando os níveis de eletrólitos (tais como o sódio) ficam excessivamente altos.

A secreção de vasopressina é denominada inapropriada se ocorrer quando

  • O volume de sangue está normal ou elevado

  • A pressão arterial está normal ou elevada

  • Outros motivos apropriados para a liberação de vasopressina não estiverem presentes

Quando a vasopressina é liberada nessas situações, o organismo retém muito mais líquido e os níveis de sódio no sangue diminuem.

Muitos quadros clínicos aumentam o risco de desenvolvimento de SIADH. A SIADH pode surgir quando a vasopressina é produzida fora da hipófise, como ocorre em alguns tipos de câncer de pulmão e outros. A SIADH é comum em idosos e bastante comum em pessoas que estão internadas no hospital.

A SIADH apresenta uma extensa lista de possíveis causas que normalmente requerem exames adicionais para detecção.

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

  • Exames de sangue e urina

O médico suspeita que a pessoa tem SIADH quando ela apresenta hiponatremia que não pode ser explicada por outros fatores, tais como dor, estresse, exercício extenuante, alto nível de glicose no sangue e determinadas doenças cardíacas, da tireoide, renais ou das glândulas suprarrenais, que podem diminuir o volume de sangue e adequadamente estimular a liberação de vasopressina pela hipófise.

Exames de sangue e urina são feitos para medir os níveis de sódio e potássio e para determinar a concentração do sangue e da urina (osmolalidade). O médico também descarta outras possíveis causas de excesso de vasopressina (tais como dor, tensão, medicamentos ou câncer).

Após a SIADH ter sido diagnosticada, o médico tenta identificar a causa O que causa a SIADH?

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?
e tratá-la de modo que os níveis de sódio retornem lentamente ao normal.

  • Restrição da ingestão de líquidos

Às vezes, é administrada hidratação intravenosa, inclusive soluções contendo concentrações muito altas de sódio (solução hipertônica). Esses tratamentos devem ser administrados cuidadosamente para evitar um aumento rápido dos níveis de sódio.

Caso os níveis de sódio no sangue continuem a diminuir ou caso não aumentem apesar da restrição de ingestão de líquidos, é possível que o médico receite medicamentos como a demeclociclina ou o lítio, que reduzem o efeito da vasopressina nos rins, ou medicamentos como a conivaptana e a tolvaptana, que bloqueiam os receptores da vasopressina e impedem que os rins respondam àvasopressina.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

Doença

A água representa entre metade e dois terços do peso médio de uma pessoa. O tecido adiposo tem uma porcentagem inferior de água do que o tecido magro, e as mulheres tendem a ter mais gordura, motivo pelo qual a porcentagem de água na mulher é menor (52% a 55%) com relação ao peso corporal médio de um homem (60%). A porcentagem de água corporal também é menor nos idosos e nas pessoas obesas. A porcentagem de peso corporal correspondente à água é maior (70%) no nascimento e no início da infância.

Um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.

A água ingerida deve estar em equilíbrio com a água que se perde. Para poder manter o equilíbrio hídrico e para se proteger contra a desidratação Desidratação A desidratação é a deficiência de água no corpo. Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação. A pessoa sente sede e,... leia mais , o surgimento de pedras no rim Cálculos no trato urinário Os cálculos (pedras) são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia ou infecção ou bloqueio do fluxo da urina. Cálculos minúsculos podem não causar sintomas... leia mais

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?
e outros problemas clínicos, os adultos saudáveis devem beber, pelo menos, aproximadamente dois litros de líquido por dia. Beber muitos líquidos é melhor do que beber pouco, porque a excreção do excesso de água é muito mais fácil para o corpo do que conservá-la. No entanto, quando os rins funcionam normalmente, o corpo pode aceitar grandes variações na ingestão de líquido.

Você sabia que...

  • Quando os rins funcionam normalmente, o corpo consegue lidar com uma ampla variação na ingestão de líquidos.

O principal modo como o corpo obtém água é através de absorção pelo sistema digestivo. Além disso, um pequeno volume de água é produzido quando o corpo processa (metaboliza) determinados nutrientes.

O principal modo como o corpo perde água é através de excreção na urina, pelos rins. Dependendo da necessidade do organismo, os rins podem excretar entre meio litro a mais de dez litros de urina por dia. Além disso, pouco menos de um litro de água por dia é perdido por meio da evaporação da água pela pele e pelos pulmões. A sudorese excessiva – que pode ser causada por exercício vigoroso, clima quente ou temperatura corporal elevada – pode aumentar significativamente o volume de água perdido pela evaporação. Normalmente, perde-se um pequeno volume de água pelo aparelho digestivo. No entanto, vômitos prolongados ou diarreia intensa podem provocar a perda de cerca de quatro litros ou mais por dia.

Normalmente, a pessoa consegue beber uma quantidade suficiente de líquido para compensar a perda excessiva de água. Contudo, a pessoa que tiver vômitos Náusea e vômito em adultos A náusea é uma sensação desagradável de ânsia de vômito. As pessoas podem sentir tontura, desconforto abdominal indefinido e falta de apetite. O vômito trata-se da contração forçada do estômago... leia mais ou diarreia Diarreia em adultos A diarreia consiste no aumento de volume, fluidez ou frequência das defecações (consulte também Diarreia em crianças). A frequência da defecação por si só não é a característica que define a... leia mais graves pode se sentir tão mal que não consegue beber uma quantidade suficiente de líquidos para compensar a perda de água, o que pode dar origem à desidratação Desidratação A desidratação é a deficiência de água no corpo. Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação. A pessoa sente sede e,... leia mais . Além disso, confusão, limitação da mobilidade ou redução do nível de consciência podem impedir que a pessoa sinta sede ou consiga beber uma quantidade suficiente de líquido.

Os sais minerais (eletrólitos Considerações gerais sobre eletrólitos Bem mais da metade do peso do corpo é composto por água. Os médicos consideram que a água do corpo fica confinada em vários espaços, denominados compartimentos de líquidos. Os três compartimentos... leia mais ), tais como sódio e potássio, estão dissolvidos na água do organismo. O equilíbrio hídrico e o equilíbrio eletrolítico Equilíbrio eletrolítico estão proximamente relacionados. O corpo trabalha para manter constantes o volume total de água e os níveis de eletrólitos na corrente sanguínea. Por exemplo, quando a concentração de sódio fica muito alta, a pessoa sente sede e consome mais líquido. Além disso, a vasopressina (também denominada hormônio antidiurético), um hormônio secretado pela hipófise (uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada na base do cérebro) em resposta à desidratação, faz com que os rins excretem menos água. O efeito combinado é um aumento do volume de água no sangue. Em consequência, o sódio é diluído e o equilíbrio do sódio e da água são restabelecidos. Quando o nível de sódio diminui muito, os rins excretam mais água, o que diminui o volume de água no sangue e novamente restabelece o equilíbrio.

No corpo, vários mecanismos trabalham em conjunto para manter o equilíbrio hídrico. Estes incluem

  • Sede

  • Interação entre a hipófise e os rins

  • Osmose

A sede é um dos mecanismos mais importantes para manter o equilíbrio hídrico. Quando o corpo precisa de água, os centros nervosos situados na parte central do cérebro são estimulados e resultam na sensação de sede. A sensação se torna mais intensa quando a necessidade do corpo por água aumenta e motiva a pessoa a beber os líquidos necessários. Quando o corpo tem excesso de água, a sede é suprimida.

Uma interação entre a hipófise e os rins oferece outro mecanismo. Quando o corpo está com escassez de água, a hipófise secreta vasopressina (também chamada hormônio antidiurético) na corrente sanguínea. A vasopressina estimula os rins a conservar água e a excretar menos urina. Quando o corpo tem excesso de água, a hipófise secreta pouca vasopressina e faz com que os rins excretem o excesso de água na urina.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem altos e se eles estiverem baixo?

O que acontece com quantidade de água na urina se os níveis de hormônio antidiurético no sangue estiverem baixos?

Na presença do ADH, a membrana luminal se torna permeável à água, e com isso ocorre reabsorção de água, ou seja, a água é reabsorvida para o sangue. Sendo assim, uma menor quantidade de líquido é excretada na urina, pois houve a reabsorção.

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis do hormônio antidiurético no sangue estiverem altos?

Se o ADH estiver alto, haverá formação de pouca urina. O ADH é produzido no hipotálamo e tem a função de regular e fazer o equilíbrio hídrico do organismo. Ele atua nos túbulos distais do néfron, promovendo a abertura de canais de aquaporina para que haja reabsorção de água.

O que acontece com a quantidade de água na urina se os níveis de hormônio infantil?

Desse modo, o ADH garante aumento da concentração da urina, redução no seu volume, e diminui a osmolaridade do sangue por promover a reabsorção de água.

O que ocorre com o hormônio ADH quando a quantidade de água do corpo for excessiva?

O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando o controle da reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água do corpo for excessivo, espera-se encontrar no sangue: a) pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água.