O que acontece com a falta de exercícios físicos?

Não se exercitar o suficiente pode aumentar o risco de desenvolver certas doenças em até 8,1%, segundo um novo estudo publicado nesta segunda-feira (29) no periódico britânico Journal of Sports Medicine.

Pouca ou nenhuma atividade física aumenta o risco de doenças como depressão e demência, de acordo com a análise dos dados da pesquisa feita em 168 países.

De acordo com o relatório, a inatividade física é definida como “não fazer pelo menos 150 minutos de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa por semana ou qualquer combinação equivalente dos dois”.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que não fazem exercícios suficientes podem aumentar em 8,1% a chance de desenvolver demência e em 1,6% a chance de hipertensão.

O estudo também observou os níveis de renda de cada município consultado (classificado como baixo, médio ou alto) e constatou que, à medida que a renda aumenta, também aumenta a inatividade física.

Isso pode ser atribuído ao aumento das comodidades às quais as pessoas têm acesso, disse o autor do estudo, Peter Katzmarzyk, professor e diretor executivo associado de ciências populacionais e de saúde pública do Pennington Biomedical Research Center, da Universidade do Estado da Louisiana, em Baton Rouge, nos Estados Unidos.

O que acontece com a falta de exercícios físicos?
Atividade física é importante em todas as idadesFoto: Shutterstock

“O acesso aos veículos aumenta, o transporte ativo diminui e o acesso e o uso de dispositivos aumentam”, disse Katzmarzyk.

As pessoas estão mais propensas a usar veículos para se transportarem, em vez de caminhar ou andar de bicicleta, disse Fiona Bull, chefe da unidade de atividade física da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não participou do estudo.

Os governos precisam investir em infraestrutura, segundo ela, como áreas para caminhadas e ciclismo, bem como espaços públicos abertos para que as pessoas possam desfrutar de estar ao ar livre.

Maneiras de aumentar o nível de atividade física

É importante se manter ativo para que o corpo funcione na capacidade ideal, disse Dana Santas, à CNN. Ela comparou longos períodos de inatividade física a um carro parado durante meses e que, depois de certo tempo, se torna mais difícil de dar partida.

“Assim como um carro, seu corpo precisa de manutenção, o que inclui acelerar regularmente o motor”, disse Santas, que é treinadora de mobilidade para esportes profissionais e autora de livros voltados à prática esportiva.

Para aumentar seu nível de atividade física, Santas recomendou estar fisicamente ativo por 10 a 15 minutos por dia para começar.

Algumas pessoas acham que precisam se exercitar por uma hora, mas apenas 11 minutos por dia já pode aumentar sua expectativa de vida, diz a treinadora.

O que acontece com a falta de exercícios físicos?
Pessoas praticam exercícios usando máscara na orla do Rio de JaneiroFoto: Pilar Olivares – 17.mai.2020/Reuters

Ela também recomendou exercícios simples com peso corporal, como agachamentos, caminhadas e flexões – todos os quais podem ser feitos sem pisar na academia.

Também é uma boa ideia tentar se manter ativo durante todo o dia, disse Stephanie Mansour à CNN. Ela sugere colocar despertadores no celular a cada hora, ou três vezes ao dia para começar, como um lembrete para se levantar e se alongar.

Enquanto escova os dentes ou espera a água ferver no fogão, Mansour disse que podemos facilmente fazer alguns exercícios, como dez agachamentos. Uma rotina de alongamento pela manhã e à noite também pode ajudar as pessoas a aumentar o nível de atividade, disse.

“Ser ativo e fazer atividades como se levantar, alongar, caminhar, se fortalecer e usar nossos músculos, e fazer com que nosso coração bata por meio de exercícios cardiovasculares, tudo isso ajuda o nosso corpo a funcionar da maneira ideal”, disse Mansour.

(Esse texto é uma tradução. Para ler a versão original, em inglês, clique aqui.)

Mais informações

Fazer exercício físico ou praticar algum esporte traz benefícios enormes, não só em nível físico, mas também mental. Reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares, a pressão arterial e o estresse, ajuda a controlar o colesterol e nos faz descansar melhor. Entretanto, nos últimos anos a luta contra o sedentarismo se estagnou, conforme publicou a revista The Lancetem uma série de três artigos sobre o tema. Em nível global, os problemas decorrentes da falta de exercício físico e o sedentarismo são responsáveis por mais de cinco milhões de mortes por ano, além de acarretarem gastos sanitários superiores a 280 bilhões de reais ―dos quais mais de 160 bilhões provêm do setor público.

Os dois primeiros estudos se centram nos jovens de até 24 anos e nas pessoas com alguma deficiência, dois grupos populacionais cruciais. O primeiro, pelo triplo benefício gerado pela prática esportiva: ter uma melhor saúde hoje, no futuro e na geração seguinte. No caso das pessoas com deficiências, elas enfrentam maior risco de sofrer problemas cardíacos, diabetes ou obesidade, por isso fazer atividade física é uma forma simples de se proteger. O terceiro trabalho analisa as políticas esportivas que acompanharam a realização dos Jogos Olímpicos nos últimos anos e o efeito que tiveram na rotina dos cidadãos do país onde elas ocorreram.

Segundo a publicação, o nível de atividade física nos adolescentes permanece estagnado desde 2012, e 80% dos jovens não seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de fazer uma hora de exercício físico por dia. Cerca de 40% dos estudantes nunca vão a pé para a escola, e 25% passam mais de três horas por dia sentados depois de assistirem às aulas e fazerem a lição de casa. O estudo também analisa o uso de telas entre os jovens de 38 países europeus: em média, 60% dos meninos e 56% das meninas passam mais de duas horas por dia vendo televisão, e 51% dos meninos e 33% das meninas dedicam mais de duas horas por dia a jogar videogame. Para Esther van Sluijs, autora desse primeiro estudo, “os dados sugerem que o uso de telas está substituindo outras atividades sedentárias, como ler livros e revistas ou ouvir rádio, mas não necessariamente substitui a atividade física”.

Os problemas decorrentes da falta de exercício físico e o sedentarismo são responsáveis por mais de cinco milhões de mortes por ano, além de acarretarem gastos sanitários superiores a 280 bilhões de reais com saúde

No caso das pessoas portadoras de deficiência, os pesquisadores determinaram que sua chance de não seguir as recomendações sobre a atividade física diária são entre 16% e 62% maiores. É uma margem grande, que depende da renda nacional, do sexo e do nível e quantidade de deficiências de cada indivíduo. “Precisamos de mais estudos centrados em pessoas com deficiências, assim como políticas concretas e coesivas para assegurar que os direitos destas pessoas se mantenham e que se permita a elas participar de atividades físicas”, diz em nota Kathleen Martin Ginis, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) e uma das autoras.

A avenida Paseo de la Castellana, em Madri, transformada em área exclusiva para pedestres durante a fase de retirada das medidas de confinamento pela pandemia. JuanJo Martín (EFE)

O trabalho lamenta que os grandes eventos esportivos (principalmente os Jogos Olímpicos, embora também se mencione a Eurocopa e a Copa América de futebol realizadas há poucas semanas) não sejam usados pelos países organizadores para promover a prática esportiva por parte da população. Com exceção dos Jogos de 2008 em Pequim (China) e os de Inverno de 1998 em Nagano (Japão), em nenhum país organizador a participação popular em atividades esportivas cresceu. “Os grandes eventos fazem as pessoas se interessarem por exercício, mas alguns podem achar que esse esporte está acima das suas capacidades ou das suas habilidades, por isso temos que oferecer programas para pessoas de todas as idades e níveis de atividade”, propõe Adrian Bauman, pesquisador da Universidade de Sydney (Austrália) e um dos autores desse trabalho.

A The Lancet também menciona a pandemia como uma oportunidade perdida para o esporte. Apesar de ter se tornado uma atividade essencial em alguns países durante o confinamento, os governos não aproveitaram esse interesse crescente. “As primeiras campanhas governamentais durante a pandemia da covid-19 motivavam o público a sair e fazer exercício. Por que então os governos não podem se comprometer a promover a atividade física como uma necessidade humana essencial, além e independentemente da covid-19?”, pergunta-se o artigo.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Jesús del Pozo, professor de Atividade Física da Universidade de Sevilha (Espanha), atribui esse estancamento à digitalização dos últimos anos. “Basicamente vivemos uma revolução tecnológica na qual intensificamos o uso de telas, e isso implica que estamos intensificando o nível de sedentarismo”, diz. Para o pesquisador, este problema vem de longe, embora tenha se acentuado com a covid-19. “As crianças passam pelo menos seis ou sete horas sentadas”, diz. “O ser humano não foi desenhado para ficar sentado, e nós desenvolvemos nossas vidas nos baseando no sedentarismo”, conclui.

Para Del Pozo, este estudo é um chamado de atenção ao mundo científico para apontar os rumos dos próximos estudos. “Não existem evidências de como se produz a transição quando você passa de adolescente para adulto, nem quais estratégias deveríamos seguir”, aponta o pesquisador. Del Pozo também sugere revisar as recomendações da OMS: “Talvez seja preciso voltar a estudar o impacto dessas diretrizes em termos de saúde. Não está tão claro que se você tiver 18 anos e fizer mais de 150 minutos de atividade física moderada por semana isso terá um impacto positivo na saúde.”

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Como ficam as pessoas que não praticam atividade física?

Pouca ou nenhuma atividade física aumenta o risco de doenças como depressão e demência, de acordo com a análise dos dados da pesquisa feita em 168 países.

O que o sedentarismo pode causar em uma pessoa?

Como o sedentarismo afeta a saúde Por queimar menos calorias, a pessoa fica mais propensa a ganhar peso. Por falta de uso, os músculos perdem força e resistência. Os ossos enfraquecem e perdem minerais importantes. O metabolismo fica prejudicado e torna-se mais difícil para o organismo quebrar gorduras e açúcares.