O que a cinética química estuda e quais os fatores que influenciam nessa velocidade?

O que a cinética química estuda e quais os fatores que influenciam nessa velocidade?

Em nossa postagem de hoje vamos apresentar sobre um conteúdo muito importante para o estudo da cinética química, que são os fatores que afetam a velocidade de uma reação química. Para isso, além de apresentar quais são esses fatores, apresentaremos ao final uma questão retirada do próprio Enem, para ilustrar como este conteúdo é cobrado no exame.

    • Fatores que alteram a velocidade da reação
    • Questão do Enem
  • Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!
  • O que é SiSU?
  • Leia mais:

Fatores que alteram a velocidade da reação

Dentro da cinética química, são diversos os fatores que influenciam na velocidade de uma reação. No entanto, existem alguns fatores que aparecem com mais frequência e, portanto, devemos estudá-los com maior cuidado. São esses fatores: Temperatura, concentração de reagentes, superfície de contato e catalisadores. Vamos analisar cada um separadamente:

  • Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação química, uma vez que com o aumento da temperatura, o grau de agitação das moléculas reagentes aumenta. Com isso, as moléculas movimentam-se com maior velocidade, fazendo com que o aumento da quantidade de choques efetivos torne a reação mais rápida.
  • Concentração dos reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade da reação química. Isso ocorre porque o aumento da concentração faz com que o número de moléculas reagentes aumente, para um mesmo volume. Assim, o número de colisões efetivas irá aumentar e a reação ocorrerá rapidamente.
  • Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação. O aumento da superfície de contato acelera a reação devido ao fato de produzir uma área de contato maior, que implica numa maior velocidade das colisões (que ocorrem na superfície) e, consequente, numa maior velocidade de reação.
  • Catalisadores: A presença de catalisadores fará com que a reação ocorra de maneira mais rápida. Os catalisadores são substâncias que aceleram a reação química, mas não são consumidos durante a reação, ou seja, não participam da reação. Por enquanto estas informações são suficientes sobre os catalisadores. No entanto, tratam-se de substâncias muito importantes e que estudaremos em um artigo posterior!

Questão do Enem

Para ilustrar como o conteúdo acima é cobrado no Enem, apresentaremos a seguir uma questão do próprio Enem, que aborda o tema discutido em nossa postagem.

“Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:

  1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
  2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
  3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1,2 e 3, respectivamente?”

a) Temperatura, superfície de contato e concentração.

b) Concentração, superfície de contato e catalisadores.

c) Temperatura, superfície de contato e catalisadores.

d) Superfície de contato, temperatura e concentração.

e) Temperatura, concentração e catalisadores.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

O que e cinética química e quais fatores influenciam na velocidade das reações?

A cinética química estuda a velocidade que as reações ocorrem e os fatores que podem modificá-la. A teoria que rege o estudo da cinética é a teoria das Colisões. Essa teoria explica que para que uma reação inicie ela precisa de energia a qual é adquirida através de colisões entre átomos ou moléculas em um sistema.

O que e cinética química fatores que influenciam?

Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.

O que e a cinética química estuda?

A Cinética Química estuda a velocidade das reações, bem como os fatores que influenciam essa velocidade, além de buscar formas de realizar o controle da velocidade de uma reação.

Quais são os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química explicar cada um deles?

A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.