O mapa apresenta a expansão de qual atividade econômica na região nordeste justifique sua resposta

O Sudeste é a região brasileira que possui o maior dinamismo econômico do país. Sua economia é bem diversificada, abriga as maiores montadoras, siderúrgicas, empresas transnacionais, bancos, universidades, além de deter o maior parque industrial do Brasil. Os estados que compõem o Sudeste são responsáveis por aproximadamente 55% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Indústria – Apresenta a maior concentração industrial do país, bem diversificada e com grande uso de aparatos tecnológicos. Destacam-se os setores de telecomunicações, têxtil, informática, alimentício, metalúrgico, siderúrgico, petrolífero, mineração, etc.

Agropecuária – Extremamente diversificada, a agropecuária baseia-se principalmente no cultivo de café, cana-de-açúcar, soja, laranja, milho, arroz, algodão e mamona. A pecuária  destaca-se na região, o rebanho bovino é o segundo maior do país.

Turismo – Outra atividade econômica de fundamental importância para o Sudeste é o turismo. As belas praias atraem milhares de visitantes, além dos eventos como o carnaval, por exemplo. São Paulo é considerado a capital brasileira do turismo de negócios, concentrando 70% do movimento nacional. 
 

Voltar a questão

A região Nordeste é uma das mais diversificadas do país, tanto em aspectos culturais e humanos quanto em aspectos físicos e naturais. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Sobre a população nordestina, julgue os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.

(   )      A região Nordeste é etnicamente homogênea, assinalando uma identidade única entre os seus habitantes.

(   )      A sub-região da Zona da Mata é aquela que apresenta o menor número de habitantes.

(   )      Em razão do elevado grau de industrialização, a maior parte da população brasileira encontra-se, atualmente, na região Nordeste.

(   )      Apesar de apresentar um elevado índice populacional, algumas regiões do Nordeste apresentam verdadeiros “vazios demográficos”.

Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais sub-regiões do Nordeste brasileiro:

a) Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

b) Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Planalto da Borborema e Sertão Maranhense.

c) Agreste, Polígono das Secas, Zona açucareira, Litoral norte.

d) Sertão, Região da Caatinga, Cangaço e Norte Úmido.

e) Litoral, Meio Norte, Noroeste e Oeste.

Leia o texto a seguir:

O fenômeno das secas só recebeu a atenção do poder central quando os “coronéis” sertanejos do algodão e do gado completaram sua ascensão econômica. Durante a grande seca de 1877-79, que dizimou cerca de 500 mil nordestinos, entre os quais a metade dos 120 mil habitantes de Fortaleza, D. Pedro II chegou a afirmar que “empenharia até as joias da Coroa, mas não permitiria que os sertanejos passassem fome”. O imperador não vendeu as joias, mas iniciou em 1881 a construção do primeiro grande açude no Nordeste, em Quixadá, no Ceará.

As secas passaram a ter significado político na época da consolidação da oligarquia algodoeira [...]. A “política hidráulica” que tomava corpo, focalizada na construção de barragens, açudes, poços e estradas, constituiu um veículo de transferência de recursos públicos para o patrimônio privado da elite sertaneja.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.327-328.

Diante das considerações expostas pelo texto, assinale a alternativa correta:

a) O problema da seca do Nordeste limita-se à não funcionalidade do açude de Quixadá, no Ceará.

b) Ao afirmar que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, o autor quis dizer que a esperança do governo era o empreendedorismo dos pequenos agricultores regionais para resolver o problema da seca.

c) Com a leitura do texto, percebemos que o problema da seca continuou no Nordeste em razão de D. Pedro II não ter empenhado as joias da Coroa, conforme havia prometido.

d) O autor do texto revela que o problema da seca do Nordeste é histórico e está relacionado a eventos políticos e interesses econômicos oligárquicos.

(UnB – com adaptações)

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Nordeste semiárido brasileiro:

"Existem na América do Sul três grandes áreas semiáridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."

(Aziz Nacib Ab Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)

a) O semiárido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.

b) Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.

c) Apesar de predominantemente seco, no semiárido, encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas. Essas áreas são conhecidas, regionalmente, como "brejos".

d) Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o "império" das chapadas. Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.

(UEM)

A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:

O mapa apresenta a expansão de qual atividade econômica na região nordeste justifique sua resposta

a) apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.

b) dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.

c) aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.

d) englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.

e) fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.

respostas

(F) – Em virtude da colonização, que foi responsável pela inter-relação sociocultural de povos ameríndios, africanos e europeus, a região Nordeste é extremamente diversificada sob o ponto de vista étnico, apresentando, assim, múltiplas identidades.

(F) – Na verdade, a Zona da Mata, por ser a região mais desenvolvida do Nordeste, é a sub-região mais densamente povoada.

(F) – A maior parte da população brasileira encontra-se, na verdade, na região Sudeste do país.

(V) – Algumas regiões, como o Sertão, apresentam vazios demográficos em função das condições naturais desfavoráveis e, principalmente, do pouco desenvolvimento econômico local.

Voltar a questão

As quatro sub-regiões do Nordeste são: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

Letra A.

Voltar a questão

a) Falso – segundo o texto, o açude de Quixadá foi a primeira medida tomada por D. Pedro II para tentar resolver o problema da seca no Nordeste.

b) Falso – na verdade, quando o autor afirma que a “política hidráulica” foi responsável por transferir recursos públicos para o setor privado, ele insinua que as ações públicas favoreceram apenas os grandes coronéis da época na região.

c) Falso – “empenhar as joias da coroa” foi uma expressão utilizada pelo imperador para dizer que não deixaria, em hipótese alguma, a população sertaneja sofrer com as condições de miséria.

d) Verdadeira – conforme podemos perceber com a leitura do texto, o problema da seca no Nordeste existe desde os tempos de D. Pedro II (ou até antes), estando mais relacionado aos poderes oligárquicos locais do que propriamente às condições climáticas.

Voltar a questão

a) Correto – o clima do semiárido é marcado por níveis baixos de umidade, poucas precipitações, que costumam ser mal distribuídas ao longo do ano.

b) Incorreto – o Rio São Francisco é um exemplo da existência de rios perenes e caudalosos na região, o que viabiliza sim a existência de projetos de irrigação.

c) Correto – Os brejos são algumas das poucas regiões úmidas do sertão nordestino.

d) Correto – A maior parte das regiões nordestinas é interplanáltica, ou seja, está localizada entre regiões com altitudes um pouco mais elevadas, típicas de planaltos, o que explica a ausência de massas de ar úmido em algumas regiões.

Voltar a questão

Letra “e”

A região representada pelo mapa é o Agreste nordestino, que é muito marcado por fornecer mão de obra para a Zona da Mata em épocas de corte da cana-de-açúcar nessa região, atividade que demanda uma grande quantidade de funcionários.

Voltar a questão

O mapa apresenta a expansão de qual atividade econômica na região nordeste justifique sua resposta

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual é a atividade econômica da região Nordeste?

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

Qual atividade econômica que vem crescendo muito na região Nordeste?

As atividades de agricultura e pecuária são as que trazem mais força econômica ao nordeste. Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia.

Qual foi a primeira atividade econômica da região Nordeste?

O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema Colônia-Metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como Zona da Mata.

Quais são as principais atividades econômicas praticadas no sertão nordestino?

Mas atualmente se encontrando em um contexto de desenvolvimento principalmente da agropecuária em uma realidade de uma agricultura de subsistência, pequenas propriedades, mão-de-obra familiar, e comercialização reduzida, além também de produção de frutas tropicais para exportação e consumo próprio.