O conceito de mais-valia para Karl Marx pode ser traduzido pelo lucro

(Uenp)

“Tá vendo aquele edifício, moço, ajudei a levantar.

Foi um tempo de aflição, eram quatro condução,

Duas pra ir, duas pra voltar.

Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto,

Mas chega um cidadão e me diz desconfiado:

Tu tá aí admirado, ou tá querendo roubar.

Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido,

Dá vontade de beber E pra aumentar o meu tédio, eu nem posso olhar pro prédio,

Que eu ajudei a fazer.

Tá vendo aquele colégio, moço, eu também trabalhei lá.

Lá eu quase me arrebento, pus massa, fiz cimento,

Ajudei a rebocar.

Minha filha, inocente, vem pra mim toda contente

Pai quero estudar.

Mas me diz um cidadão:

Criança de pé no chão aqui não pode estudar.

Esta dor doeu mais forte.

Porque eu deixei o Norte, eu me pus a me dizer.

Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava,

Tinha direito de comer.

Tá vendo aquela Igreja, moço, onde o padre diz amém.

Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo,

Lá eu trabalhei também.

Lá sim, valeu a pena, tem quermesse, tem novena,

E o padre me deixa entrar.

Foi lá que Cristo me disse:

Rapaz, deixe de tolice, não se deixe amedrontar.

Fui eu que criei a terra, enchi os rios, fiz a serra, não deixei nada faltar.

Hoje o homem criou asas, e na maioria das casas,

Eu também não posso entrar”.

(Música “Cidadão”, escrita por Zé Geraldo em 1981.)

Sobre a Mais-Valia, conceito de Karl Marx, o que é correto afirmar?

a) Karl Marx não tematizou a mais-valia e, sim, afirmou que ela era própria do período medieval, quando as pessoas viviam nos feudos medievais.

b) A mais-valia é o lucro que o burguês tem no final do mês, diferença entre receitas e despesas.

c) A mais-valia depende da capacidade administrativa de um proletário, que administra as rendas obtidas através da exploração do seu empregado burguês.

d) Karl Marx nunca falou em mais-valia e, sim, os marxistas que, equivocadamente, atribuem a Marx o termo.

e) É a diferença entre o valor da força de trabalho e o valor do produto do trabalho, sem a qual não existiria o capitalismo.

O que é Mais-valia:

Mais-valia é uma expressão do âmbito da Economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas.

A força de trabalho de um trabalhador (considerada também como uma mercadoria por Marx) possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário e garantir a subsistência da sua família. Apesar disso, muitas vezes o valor desse tempo é menor que a quantidade de força de trabalho total. A diferença entre esses dois valores é conhecida como mais-valia.

Esta teoria marxista é uma clara crítica em relação ao capitalismo, indicando a exploração capitalista dos trabalhadores, pois os salários pagos eram uma pequena porcentagem do valor equivalente ao que era produzido. Esta teoria foi usada por vários membros do proletariado com o objetivo de receberem melhores salários.

Pode também ser qualificada como a diferença entre o salário recebido por um funcionário e o valor do trabalho que produziu.

Em um sentido não relacionado com a Economia, mais-valia pode indicar algo ou alguém que é valioso, representando uma vantagem. Ex: Ele é um excelente jogador, é uma verdadeira mais-valia para o seu time.

Mais-valia relativa e absoluta

Vejamos o seguinte exemplo: em uma indústria têxtil, um trabalhador precisa apenas de 4 horas por dia para produzir bens no valor do seu salário mensal. Assim, partindo do princípio que a jornada diária de trabalho tem 8 horas, em um mês com 22 dias de trabalho, o trabalhador precisa apenas de 11 dias para produzir o valor equivalente ao seu salário. Apesar disso, ele não pode trabalhar apenas 11 dias por mês ou 4 horas por dia, e deve continuar produzindo. O lucro obtido com o seu trabalho nas restantes horas vai para o seu patrão e é designada como mais-valia. De acordo com Marx, este exemplo designa a mais-valia absoluta.

A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.

As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.

Outros conteúdos que podem interessar

  • O que é alienação para Karl Marx
  • O que significa CLT - Consolidação das Leis do Trabalho (e qual a sua função)
  • Significado de Mão invisível
  • O que é o Capital na Economia?
  • Significado de Trabalho
  • Significado de Proletariado
  • Significado de Produção
  • Significado de Periculosidade
  • Filosofia contemporânea: principais características e filósofos
  • Significado de Abono

Como Karl Marx conceito mais valia?

A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

Qual a relação da mais valia com o lucro?

O sistema de mais-valia, explicado por Marx, é baseado na exploração do sistema capitalista, onde o trabalho e o produto produzido pelos trabalhadores é transformado em mercadoria com o intuito do lucro. Assim, os trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado.

Quais são para Marx as duas formas de mais valia?

A partir do conceito de mais-valia, Marx fez distinção de duas formas de extorsão da força de trabalho: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

Quanto ao conceito de mais valia formulado por Karl Marx é correto afirmar?

Sobre a mais-valia, conceito de Karl Marx, é correto afirmar que: a) Trata-se de um engano, uma vez que o lucro captado pelo investidor é gerado por si só, a partir da rentabilidade de seus investimentos.