Nomes dos personagens la casa de papel

A série La Casa de Papel chega ao fim após 5 temporadas na Netflix. Além do enredo, o sucesso da série está no codinome de seus personagens que são nomes de cidades. Mas o que os personagens de La Casa de Papel tem a ver com as cidades de seus codinomes?

Antes de trazer esta relação entre, é importante destacar que o criador da série Álex Pina revelou que queria exclusividade no nome dos personagens e a princípio, eles seriam nomes de planetas.

A ideia de substituir os nomes de planetas para nomes de cidades surgiu quando o criador da série viu alguém com uma camiseta escrito “Tóquio”. Seria um tanto quanto estranho ver os famosos ladrões de La Casa de Papel se chamando Urano, Mercúrio ou Júpiter!

A escolha de nomes de cidades para o codinome dos personagens portanto foi feita ao acaso e ao que se sabe foi feita de maneira aleatória. Mas será que algumas características dessas cidades ou o nome delas tem relações com o perfil de seus respectivos personagens?

Confira a análise abaixo de alguns dos personagens de La Casa de Papel e das cidades de seus codinomes.

O perfil dos personagens e as cidades de seus codinomes

Tóquio

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Tóquio

Tóquio é a capital do Japão e atualmente é a maior aglomeração urbana do mundo, uma cidade linda a exótica, apesar de ter inúmeros problemas relacionados a sua grandeza e importância.

Essa grandeza e importância que se relacionam com a da personagem, que é uma das principais protagonistas da série. A personagem mantem uma relação com o personagem Rio.

Vale lembrar aqui da relação antiga entre Brasil e Japão, do final do século XIX. O fruto dessa relação deu ao Brasil o título de país com o maior número de japoneses fora do Japão.

Moscou

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Moscou

A capital da Rússia. O coração do mundo socialista que sucumbiu na década de 1990. Assim como o personagem, parece velha e desatualizada, mas os segredos e habilidades que ele carrega são excepcionais.

O personagem é uma figura paternal não só para seu filho Denver, mas para outros personagens, o mesmo papel que a cidade de Moscou assumiu para o restante do bloco socialista.

Denver

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Denver

Capital do estado do Colorado nos Estados Unidos que atraiu seus primeiros colonos através da descoberta de ouro, encontrado em partículas nas águas durante o século XIX.

E foi a busca por ouro que e riquezas que atraiu o personagem Denver para o mundo do crime, participando dos assaltos a Casa da Moeda e ao Banco da Espanha. Neste último, o ouro assim como os primeiros colonizadores de Denver o obtinham, é retirado pela água.

Helsinque e Oslo

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Helsinque e Oslo

A capital da Finlândia e da Noruega respectivamente. São cidades silenciosas, assim como os personagens que são os mais quietos da equipe.

Ambos são primos e parecem soldados com um passado implacável, assim como as duas cidades que são de origem viking. São dois personagens enormes, assim como as duas cidades que são as mais populosas da região setentrional do mundo.

Nairóbi

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Nairóbi

Uma cidade exótica, a capital do Quênia, considerada divertida e por muitos desconhecida. É manchete de jornais internacionais em muitas vezes devido as falsificações de moedas.

Essa fama tem tudo a ver com a principal habilidade da personagem que também é a falsificação de moedas. Assim como a cidade que muitos dizem ser receptiva com estrangeiros, a personagem é gentil, bondosa e empática.

Rio

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Rio

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa. Uma cidade cheia de energia, diversão e alegria, que faz os visitantes se apaixonarem por ela. O personagem, atraiu os olhares da protagonista Tóquio, com quem teve um grande relacionamento na série.

Berlim

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Berlim

A capital da Alemanha, conhecida por sua vida noturna. Um lugar cheio de história e cultura, características do personagem. É o cabeça do grupo e o líder mais importante, assim como a cidade que foi capital do Império Alemão.

Estocolmo

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Estocolmo

A capital da Suécia que também da nome a uma síndrome. A síndrome de Estocolmo trata-se é um estado psicológico pela qual passam os reféns ou vítimas de abuso se relacionam com seus captores ou abusadores.

A personagem que no início da série era conhecida como Mónica Gaztambide, foi uma refém do assalto a Casa da Moeda, mas que no fim, se apaixonou pelo seu sequestrador, Denver. Após integrar o grupo, passa a ser chamada de Estocolmo.

A síndrome recebe o nome da cidade de Estocolmo devido a um assalto a banco que ocorreu em 1973, onde assaltantes permaneceram juntos com funcionários do banco por seis horas, criando uma forte relação afetiva.

Manila

Nomes dos personagens la casa de papel
La Casa de Papel – Manila

Manila é a capital das Filipinas, país que há décadas integra a comunidade LGBTQI+ e principalmente os Baklas, como são conhecidas no país as pessoas que são designadas como homens ao nascer mas adotam uma expressão de gênero femininos.

Os Bakla se vestem e agem como mulheres, tem cabelos grandes, implantes mamários e realizam inúmeras mudanças para parecerem femininas, o mesmo que fez a personagem Manila, que na série é uma mulher transexual.

Prima de Denver e sobrinha de Moscou, a personagem antes da transição sexual era Juanito. Na série, a personagem não é interpretada por uma mulher transexual, o que gerou muita polêmica.

Quais os nomes dos personagens de La casas de papel?

Elenco.
Álvaro Morte. Personagem : Professor..
Pedro Alonso. Personagem : Berlim..
Úrsula Corberó Personagem : Tokyo..
Alba Flores. Personagem : Nairobi..
Miguel Herrán. Personagem : Río..
Jaime Lorente. Personagem : Denver..
Enrique Arce. Personagem : Arturo Román..
Paco Tous. Personagem : Moscou..

Quem e o personagem principal de La casas de papel?

Professor | Sergio Marquina (Álvaro Morte) Interpretado por Álvaro Morte , o Professor é o cérebro das operações da La Casa de Papel. Seu verdadeiro nome é Sergio Marquina, um intelectual que passou a primeira parte da sua vida em uma cama de hospital, onde lia e ouvia histórias sobre roubos contadas pelo pai.

Quem e o irmão do Professor?

Irmão do Professor (Álvaro Morte), Berlim era uma das mentes que arquitetavam os roubos mirabolantes da quadrilha, além de também ter participado do assalto à Casa da Moeda. Muito querido pelo público, o personagem teve grande destaque no evento dedicado aos fãs.