Moonlight: sob a luz do luar prêmios

As aspas se referem ao título do livro que inspirou Moonlight, o  primeiro filme com temática LGBTQIA+ a ganhar o principal prêmio da Academia de Cinema, o Oscar de Melhor Filme. Neste artigo, também, uma proposta de roda de conversa, pensando no nosso projeto PN Educação.

Primeiros Negros

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Moonlight – Sob a luz do luar nos conta a história de Chiron em três atos. (Imagem: Reprodução)

Moonlight: Sob a Luz do Luar conta a história de Chiron, um rapaz negro que mora em um bairro violento de Miami, sofre bullying na escola, se envolve com o crime na juventude e tem dúvidas quanto à sua sexualidade. É o primeiro filme com temática LGBTQIA+ a ganhar o principal prêmio da Academia de Cinema, o Oscar de Melhor Filme 2017 e, ainda, as estatuetas como Melhor Roteiro Adaptado e MelhorAtor Coadjuvante, para Mahershala Ali.

Mas Moonlight ultrapassa o rótulo de filme sobre a homossexualidade e propõe um mergulho na descoberta pessoal de cada um.

Baseado na peça In Moonlight Black Boys Look Blue – em tradução livre  “Sob a luz do luar, garotos negros parecem azuis”,de Tarell Alvin McCraney, a história autobiográfica assinada também pelo cineata Barryor Jenkins ganhou diversos outros prêmios, como o Globo de Ouro, de Melhor Filme Dramático,e o MTV Movies de Melhor Beijo, entre Ashton Sanders e Jharrel Jerome.

A cor

Blue, em inglês, é azul, triste e, no cinema, as cores possuem diversas utilidades e uma das principais é provocar no público os sentimentos dos personagens. 

É evidente o trabalho de James Laxton, diretor de fotografia da obra, em relação às cores e simbolismos presentes no filme. Onome original da peça já carrega em si a cor azul, que se destaca durante toda a obra e não por acaso. 

Dividido em três atos, o filme cresce com o Chiron ouvindo repreensões por escolhas que faz sem compreender por que. Ainda aos 9 anos, época em que o chamam de “Pequeno”, é perseguido pelos colegas por seu físico frágil, comportamento introvertido e trejeitos delicados.

Curiosidades

Barry Jenkins, o diretor, é na verdade o personagem principal do filme, o Chiron que, na tela do cinema, é vivido por três atores: Alex Hibbert na infância, Ashton Sander na adolescência e Travante Rhodes na fase adulta.

O curioso é que os três atores que interpretaram Chiron não se conheceram durante a produção, que durou exatos 25 dias, mantendo o estranhamento de si mesmo do personagem principal.

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Cena do filme Moonlight – Sob a luz do luar (Imagem: Reprodução)

O período curtíssimo para gravação – outro foco interessante – reflete as restrições orçamentárias do filme. Fato que sugere a possibilidade para além das condições financeiras e empresta um sabor a mais ao prêmio de Melhor Filme. 

A falta de dinheiro obrigou, inclusive, o elenco a compartilhar trailer de traje, cabelo e maquiagem, além da sala de descanso com toda a equipe. 

Esquenta

Até aqui, informações valiosas para a preparação e abertura da roda de conversa, que é o momento em que se comenta a temática do filme, a sinopse, e se lançam algumas perguntas para garantir a atenção do público à projeção.

Um começo interessante pode ser sobre o arco-íris, Não o simbolismo do fenômeno físico dentro do movimento LGBTQIAP+, mas os sentimentos que as cores despertam em nós, por que isso acontece, se é sempre igual.

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Moonlight (Imagem: Cena do Filme/ Reprodução)

Moolinght tem uma cor e um sentimento que o definem. Que cor é essa? Que sentimento é este? Estimular os espectadores a observarem a linguagem das ores do filme pode ser bem interessante.

Pode-se falar do título do livro que inspirou o filme. O que o título sugere? Será que todos concordam que azul é a cor da tristeza? Qual a maior tristeza de cada um?

Vale anotar as respostas e voltar ao tema pós-exibição?

A roda

Rodas de conversa são momentos dedicados ao debate sobre um determinado tema, papo reto, aberto, horizontal, dialógico, onde todos têm lugar de fala e de escuta, onde todos respeitam pontos de vista contrários.

Daí a ideia de sentar-se em círculo – igualdade e equidade no existir. Igualdade e equidade incluem tolerância. Respeito implica tolerância. E tudo tem de acontecer em mão dupla e fazer pensar, ressignificar. Só quem usa coração e mente muda de ideia, compreende diferente.

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Trevante Rhodes e André Holland em “Moonlight.” (Imagem: Cena do Filme/ Reprodução)

Mesmo assim, é importante a figura do mediador, aquele que provoca, propõe outros pontos de vista, dá equilíbrio à atividade, garante espaço para que todos possam falar e todos possam ser ouvidos. 

A chamada “maiêutica socrática”, o perguntar sempre para que cada um encontre a sua resposta, é a pedra de toque da mediação.

A roda de conversa é um momento de concentração e atenção para o outro. Por isso, valem como regras: abrir mão do celular, das conversas paralelas e demais distrações.

Linguagem da cor

Na pós-exibição, o momento de checar o quanto a linguagem da cor foi compreendida. 

Durante a infância, vemos Chiron usando camisetas brancas em várias cenas, representando pureza e até mesmo inocência de seu personagem em razão da pouca idade. Contudo, a mochila inteira azul pode ser interpretada como uma certa tristeza que ele carrega nas costas sem ter, ainda, consciência disso.

No mesmo tom, Kevin, amigo de infância – interpretado por Jaden Piner, Jharrel Jerome e André Holland -, por quem Chiron se sente atraído, embora sinta medo e  vergonha de admitir. O personagem está quase sempre usando azul ou envolto em uma luz azul

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Exemplo do uso das cores durante o filme Moonlight. (Imagem: Reprodução)

Mahershala Ali, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, vive o personagem Juan. Ele é o traficante do bairro e se torna mentor, a figura paterna de Chiron, e está sempre adornado pela cor azul (a exemplo de seu carro). Usa muita cor nas camisetas e em casa, mas, a partir do início de sua relação com o garoto, passa por uma visível transformação. Na última cena, veste roupas brancas, combinando com a nova cor branca também nas paredes.

Na adolescência, tons de amarelo ocupam o vestuário, assim como os detalhes no ambiente e edição de luz que pode simbolizar a introspecção, confusão e insegurança – vale testar a percepção da plateia sobre a questão de luz e sombra como marca de um período complicado para a maioria dos jovens. 

A cena em que Chiron conversa com sua mãe (Naomie Harris) investe no contraste entre as cores para indicar o conflito entre os dois e o terror psicológico, do qual o menino é vítima frequente. 

Esse terror, bem como todo perigo de viver, é representado pelo vermelho e está frequentemente associado também ao personagem Terrell (Patrick Decile), que carrega a cor em sua mochila e roupas.

Identificando preconceitos

Moonlight é um filme que aborda a questão LGBTQIAP+ – vale, sempre, naturalmente, esclarecer cada letra da sigla – e permite ao espectador/sociedade entrar em contato com suas dificuldades em entender e/ou aceitar a homossexualidade e a dor a que esta população é submetida por falta de acolhimento e excesso de intolerância. 

Sofrimento emocional, LGBTQIAP+I, preconceito e bullying são palavras-chave deste filme que se passa em uma comunidade pobre da Miami da explosão do crack dos anos 1980, embora as gravações tenham acontecido em 2015.

Mas descoberta pessoal, masculinidades e drogas podem ser incluídas como foco de um debate que tem muito a ver com o espaço escolar, com o quem somos e a necessidade – urgente – de humanizarmos nossas relações.

Durante os 111 minutos de filme, ainda, a possibilidade de comparação dos espaços da América de lá, do Norte, com a América daqui, do Sul.

Moonlight: sob a luz do luar prêmios
Cena do beijo que deu aos atores o prêmio de Melhor Beijo no MTV Movie Awards. (Imagem: Cena do Filme/ Reprodução)

Moonlight registra retratos das comunidades periféricas afro-americanas, em geral, ambientes predominantemente masculinos, onde a cultura das gangues –  hierarquia, códigos morais particulares e violência intrínseca – exerce um forte papel influenciador e propagador desses símbolos de masculinidade.

Quer dizer, Chiron vive em um universo de estereótipos no qual não se encaixa, a começar pelo traficante/pai/mentor que contraria as expectativas e apresentar um comportamento ético bem definido, uma estrutura familiar concreta ao lado da namorada e um modo compreensivo de tratar a questão da sexualidade do menino, incentivando-o a não se envergonhar e ajudando-o a se encontrar. Isso ao mesmo tempo em que tem na mãe do garoto, uma de suas clientes viciadas em crack.

E tudo isso é só o começo…

A riqueza de filmes e rodas de conversa são as possibilidades, caminhos possíveis, a partir de pontos de vista que devem ser vistos como são: apenas pontos que, somados, podem transformar-se em conhecimento quando nos propomos relações dialógicas, de fala e escuta ativa.


Fontes:Educapes, Instituto de Cinema, Guia do Estudante, Papo de Cinema.

LGBTQIAP+ o significado de cada letra da siglaL, G e B: lésbicas, gays e bissexuais; T: travestis, transexuais e transgêneros; I: intersexuais; Q, A, P e +: queer, assexual, pansexual e identidades não binárias.

Qual é a duração do filme Moonlight?

1h 51mMoonlight: Sob a Luz do Luar / Duraçãonull

O que fala o filme Moonlight?

Em Moonlight: Sob a Luz do Luar, acompanhamos três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Onde se passa o filme Moonlight?

Em Liberty City, Miami, o narcotraficante cubano Juan (Mahershala Ali) encontra Chiron (Alex Hibbert), uma criança retraída conhecida pelo apelido de "Little", escondendo-se de um bando de garotos da vizinhança.