Melhor dia e horário para comprar passagens aéreas

A maioria das pessoas que planeja uma viagem começa a se perguntar sobre qual é o melhor horário para comprar passagem aérea. Mas será que isso realmente existe? Temos algumas horas do dia em que pode ser mais interessante garantir o voo?

Quando o assunto é fazer uma viagem, por mais simples que seja, é fundamental pensar sobre as passagens. Afinal, esses itens são os principais de uma viagem, e um simples erro na compra pode fazer as suas férias saírem mais caras.

Por isso, resolvemos elaborar este conteúdo. A seguir, mostraremos se realmente existe um horário melhor para comprar passagens e quais é ele. Continue lendo!

Qual é o melhor horário para comprar passagem aérea?

Para entender quais são os melhores dias e horários para comprar passagens aéreas, é fundamental ter em mente como funciona a precificação desse serviço. As companhias seguem, resumidamente, dois elementos para fixar o preço.

O primeiro deles é o sistema tarifário, ou seja, o valor estipulado para as passagens de acordo com a divisão das poltronas. Assentos exclusivos, com benefícios quanto à ordem de embarque e desembarque, com espaço extra etc., geralmente têm preço diferenciado. Além disso, o custo do bilhete também muda à medida que os assentos são reservados próximos à data de embarque. Ou seja, quanto mais perto do voo você fizer a compra, maior pode ser o valor pago pelas passagens.

O outro ponto é a sazonalidade. Em datas como feriados prolongados, férias escolares, entre outros, o valor pode ser maior. Isso ocorre graças à famosa “lei da oferta e procura”. Ou seja, quanto mais pessoas procurando por uma passagem, maior será o preço.

Com base nisso, podemos responder ao questionamento feito no início deste tópico. De fato, existe um horário em que as passagens podem ser mais baratas. Geralmente, entre 23 horas e 5 horas. Nesses horários, a procura é menor. Assim os voos não ficam cheios tão rapidamente. Como há poucas pessoas buscando voos nesse horário, os preços podem ser reduzidos.

Existe um melhor dia para comprar passagens aéreas?

Com base nos mesmos pilares que mostramos anteriormente, também podem existir dias em que as passagens aéreas se tornam mais baratas. Geralmente, eles ocorrem em períodos de baixa temporada e, especialmente, em viagens para locais turísticos que recebem poucos visitantes em determinadas épocas do ano.

Além disso, também podem existir momentos em que a própria companhia aérea faz promoções de voos, por exemplo, em períodos como Black Friday, Natal ou outra data específica. Por isso, é sempre interessante ficar de olho no site da empresa para aproveitar esses movimentos.

Quais são as melhores dicas para economizar na compra de passagens aéreas?

Agora, apresentaremos algumas dicas básicas para você que deseja economizar na compra de passagens aéreas. Continue lendo!

Planeje com antecedência

Quando o assunto é passagens aéreas, o planejamento é o ponto chave. Quanto mais distante do dia do voo for a sua compra, menores podem ser os custos. Contudo, para fazer isso, você deve realizar um bom planejamento, definindo desde já o melhor destino, hospedagem, alimentação, deslocamento no local etc.

Tenha cuidado nesse procedimento. Lembre-se de que a compra das passagens deve ser feita apenas quando você já tiver certeza de que conhecerá aquele local. Por isso, tudo deve ser planejado com o máximo de antecedência possível. Deixar para a última hora pode ser muito arriscado. É comum que as pessoas que fazem isso acabem perdendo as férias e adiem a viagem.

Escolha horários menos concorridos

Outro ponto importante é a escolha dos horários que têm menor “concorrência”. Geralmente, esses períodos tendem a ter passagens mais baratas. Porém, você deve observar o horário, bem como o dia em que escolherá para o voo.

Afinal, mesmo durante a madrugada, podem existir momentos em que os voos são concorridos. Especialmente, em épocas de grande movimento como férias escolares, feriados prolongados, fim de ano etc.

Selecione os melhores dias para viajar

Com base no que mencionamos anteriormente, também é importante que você escolha os melhores dias para viajar. Quem quer economizar e tem flexibilidade de datas pode se beneficiar em muito das viagens nos chamados períodos de baixa temporada. Você pode consultar uma agência de viagens online para conhecer as épocas do ano que têm menos movimento em certas cidades.

Nesse caso, vale a pena tentar programar as suas férias para esses momentos. Por exemplo, imagine que você deseja fazer uma viagem para conhecer as belezas do nordeste brasileiro. Fazer isso durante os meses de dezembro e fevereiro pode ser mais caro.

Afinal, essas épocas do ano são as mais movimentadas dessa região. Nesse caso, se você optar por viajar entre os meses de março e inicio de maio ainda pegará um resquício do sol escaldante do nordeste e pode ter acesso a preços mais baixos. Nessa época do ano, o movimento nesses locais tende a ser menor.

Obviamente nem todas as pessoas conseguem se planejar para viajar nesses períodos. Afinal, muitos dependem das suas datas de férias e de seus acompanhantes. Mas quem realmente deseja fazer uma boa economia em todos os gastos da viagem precisa pensar nessa possibilidade.

Fique de olho nas promoções

Por fim, é importante ficar de olho nas promoções oferecidas pela companhia aérea. Por exemplo, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem a fama de oferecer preços mais acessíveis para os principais destinos do Brasil.

Então, vale a pena entrar no site e redes sociais da companhia aérea para ficar por dentro das promoções e novidades. Além disso, vale a pena se cadastrar para receber informações sobre passagens promocionais. 

Desse modo, sempre que uma promoção ou oportunidade for lançada, você receberá algum tipo de comunicação, seja uma notificação por meio das redes sociais ou até mesmo um e-mail contendo as informações. Portanto, além de seguir a Azul nos canais de comunicação, também é importante ficar atento. Afinal, as promoções podem acabar rapidamente.

Para evitar perder o preço mais atrativo, você pode optar por comprar passagens online. Essa é a forma mais rápida de garantir o seu voo.

Por fim, podemos concluir que, de fato, existe um melhor horário para comprar passagem aérea, bem como dias ideais para adquirir seus voos. Portanto, tenha atenção a esses momentos e aproveite os preços mais baixos que podem ocorrer.

Gostou deste artigo? Quer continuar lendo mais dicas sobre viagens de avião? Então, confira o nosso site para ler mais conteúdos sobre esse assunto.

Qual é o melhor dia da semana para comprar passagens aéreas?

Historicamente, é mais barato voar no meio da semana do que no fim de semana, especialmente no domingo. Em média, os voos domésticos que partem na segunda, terça ou quarta-feira são 20% mais baratos do que as partidas de fim de semana.

Qual horário as passagens aéreas ficam mais baratas?

De fato, existe um horário em que as passagens podem ser mais baratas. Geralmente, entre 23 horas e 5 horas. Nesses horários, a procura é menor. Assim os voos não ficam cheios tão rapidamente.

Como faço para comprar passagens de avião mais baratas?

Como comprar passagem aérea barata?.
Tenha datas flexíveis. ... .
Use o modo anônimo para fazer pesquisas. ... .
Compare preços em diferentes plataformas. ... .
Siga companhias aéreas nas redes sociais. ... .
Configure alertas de preço. ... .
Visite os sites das companhias aéreas. ... .
Procure promoções em sites especializados..

Qual o melhor site para comprar passagens aéreas na madrugada?

Se quiser aproveitar o horário para encontrar promoções, o Skyscanner está entre os melhores sites para busca de passagens com desconto.

Toplist

Última postagem

Tag