Mais longo rio da europa

Os rios na Europa eram antigamente o maior meio de comunicação comércio-portuário entre os países europeus, sendo a conexão entre países, formando belas paisagens e ajudando a delimitar territórios. Alguns deles já foram usados para que países vizinhos invadissem fronteiras e declarassem guerras, outros.

A Europa é um continente de grandes planícies fluviais, com grandes lagos e rios percorrendo grandes capitais europeias. Atualmente muitos rios podem ser percorridos por turistas através de cruzeiros e passeios em barcos alugados, permitindo que o viajante vislumbre as mais belas paisagens de um ângulo sem igual.

Conheça agora alguns do principais rios da Europa e sua importância:

Mais longo rio da europa

1.  Rio Tâmisa

O rio que passa por Londres, e Oxford, sendo atravessado por 114 pontes, entre elas a Tower Bridge e a Ponte de Londres, possui 346 km de extensão e já foi conhecido como o rio fedorento em 1858, episódio de sua história quando sua insuportável odor O episódio fez com que fosse criadas estações de tratamento para o rio que abriga hoje 121 espécies de peixes.

Mais longo rio da europa

2. Rio Sena

O rio que possui extensão de 776 km é propriedade de Paris desde 1864, é palco de curiosos acontecimentos como ser o local onde foram atiradas as cinzas de Joana d’Arc, ter sediado as provas olímpicas de natação, remo e polo aquático em 1900 e sediar desde 2002 o evento Paris-Plage, onde turistas invadem as margens do rio que são pavimentadas e recebem instalações para o lazer dos banhistas. São muito comuns os passeios turísticos de barco pelo rio usando-se os famosos barcos moscas.

Mais longo rio da europa

3. Rio Reno

O rio atravessa o continente europeu de norte a sul, possui 1.233 km de extensão e entre 14.000 e 17.000 anos de idade. Nasce nos Alpes suíços e passa por 6 países: Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha e França. Durante o Império Romano, foi usado como barreira natural contra ataques bárbaros, mais tarde foi um dos berços da revolução industrial e inspiração para a sinfonia n° 3 do compositor Robert Schumann (1810-1856), intitulada Renish.

Mais longo rio da europa

4.  Rio Danúbio

Com 2. 860 km de extensão, é o segundo rio mais longo da Europa, perdendo apenas para o Rio Volga. O rio constitui Fronteira natural de 10 países, passando por Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia e Montenegro, Romênia e Bulgária, chegando até as fronteiras da Ucrânia. O rio já foi o alvo de muitas invasões em suas margens no passado, por latinos de origem eslava, romana e romena. Hoje em dia os turistas tem a possibilidade de percorrer o rio através de cruzeiros.

Mais longo rio da europa

5. Rio Volga

O mais longo rio do continente europeu possui 3.688 km de extensão e nasce no planalto de Vadal, na Rússia. Seus canais interligam os mares Branco, Báltico, Negro, Azov e Cáspio, desaguando neste último. O rio é importante para a pesca, irrigação e comércios locais russos. Serus desníveis são utilizados para a geração de energia elétrica. Cruzeiros levam os turistas de Moscovo ao Mar Cáspio.

Mais longo rio da europa

6. Ródano

Este importante rio europeu possui 812 km de extensão, nascendo na Suíça e terminando seu curso na França. Historicamente, o rio foi importante na comunicação e conexão entre as culturas celtas e greco-romanas. Em 1948, o governo francês construiu uma série de barragens e cortes nos canais do rio para facilitar a navegação e prestar parte do fornecimento de energia no país através de usinas alimentadas pelo rio.

O Danúbio é o rio mais comprido da União Europeia e liga a Alemanha ao Mar Negro. Conheceu gerações de Europeus, que nasceram e cresceram ao longo das suas margens, como é o caso de Beata, de Orth an der Donau, na Áustria.

"Visitamos as planícies perto do Danúbio pelo menos uma vez por mês e o nível das água nunca é o mesmo. Há cerca de seis meses, no outono, viemos também fazer caminhadas," explica à Euronews.

"Mas o nível das águas era tão elevado que mal conseguiamos passar pla pequena ponte e tivemos de dar a volta. Aceitamos que a natureza é mais forte do que nós."

Georg é biólogo e coordena os Parques do Danúbio, uma rede de proteção que recolhe dados e desenvolve ações junto do público. Descobriram, há pouco tempo, um conjunto de ilhas em pleno rio.

"Agora sabemos que existem mais de 900 ilhas no Danúbio. Temos 147 ilhas que se encontram em estado selvagem. Por isso, tendo em conta o que descobrimos, queremos proteger cerca de 10 mil hectares."

A Rede de Parques do Danúbio protege os 2885 quilómetros de rio e conta com um orçamento de três milhões de euros anuais. Pelo menos 2,6 milhões são atribuidos pelas políticas de coesão europeias. O Danúbio é o habitat de cerca de cinco mil espécies de animais e cerca de duas mil plantas.

Entre 70% a 75% biótopos do Danúbio que integram o projeto encontram-se protegidos. Os outros 25% podem beneficiar do nosso trabalho conjunto. Vivem, na bacia do Danúbio, mais de 80 milhões de pessoas.

Qual é o mais longa rio da Europa?

O rio Danúbio possui 2850 quilômetros quadrados de extensão, ao todo é divisa natural de 10 países europeus.

Quais são os rios mais longos da Europa?

O Rio Volga é o maior Rio da Europa com 3790 quilómetros percorridos em solo russo, ficando o Danúbio como o 2º maior curso de água na Europa e o Rio Ural em 3º.

É o segundo rio mais longo da Europa?

O Rio Danúbio (em grego antigo, Ister) é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no mar Negro, no delta do Danúbio (Romênia).

Quais são os 7 principais rios da Europa?

Conheça agora alguns do principais rios da Europa e sua importância:.
Rio Tâmisa. ... .
Rio Sena. ... .
Rio Reno. ... .
Rio Danúbio. ... .
Rio Volga. ... .
Ródano..