Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro em uma edição

Antes de mais nada, o futebol brasileiro é conhecido por ser sempre repleto de gols, com partidas movimentadas e placares bastante elásticos. Mas Campeonato Brasileiro, em particular, também conhecido como Brasileirão, é um dos mais disputados torneios nacionais de futebol do mundo e recheado e artilheiros. Portanto, confira os maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos.

A saber, a lista do FutDados conta com os maiores goleadores da história do campeonato, com o número de gols acumulados no Brasileirão ao longo de toda a carreira. Assim, a lista tem os maiores marcadores da história do torneio, desde seu início em 1959 e do primeiro gol do campeonato, marcado por Léo Briglia, jogador do Bahia.

Então, confira abaixo os maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos!

Contents

  • 1 Maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos
  • 2 Top 10 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos
    • 2.1 10º Luís Fabiano – 116 gols
    • 2.2 9º Washington – 126 gols
    • 2.3 8º Serginho Chulapa – 127 gols
    • 2.4 7º Túlio Maravilha – 129 gols
    • 2.5 6º Diego Souza – 132 gols
  • 3 Top 5 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos
    • 3.1 5º Zico – 135 gols
    • 3.2 4º Edmundo – 153 gols
  • 4 Top 3 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos
    • 4.1 3º Romário – 154 gols
    • 4.2 2º Fred – 146 gols
    • 4.3 1º Roberto Dinamite – 190 gols

Maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos

Top 10 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos

Em primeiro lugar, como a lista é atualizada a cada gol que rola no Brasileirão, os maiores goleadores tendem a mudar. Entretanto, chegar no número de gols de Roberto Dinamite é bastante difícil.

Contudo, o 2º colocado da lista, Fred, segue em atividade no auge de seus 38 anos e vai para mais um Brasileirão em busca de aumentar seus números. Porém, o faro de gol do atacante do Fluminense já não é mais o mesmo. Mas, mesmo assim, deve aumentar seu recorde.

Além disso, outro jogador em atividade é Diego Souza. Em contrapartida, caso não mude de clube, o veterano só poderá aumentar seus números em 2023, afinal, está com o Grêmio na 2ª divisão com 132 gols, três a menos que Zico.

Por outro lado, quatro atacantes fora do top 10 estão buscando melhoras suas posições e devem conseguir, casos de Wellington Paulista (Fortaleza, 13º lugar, 106 gols), que deve chegar, no mínimo, no top 10, visto que faltam 10 gols para alcançar Luis Fabiano, com 116.

Mas ainda tem Rafael Moura (Goiás, 20º lugar, 95 gols), Ricardo Oliveira (Coritiba, 20º lugar, 95 gols) Gabigol (Flamengo, 22º lugar, 93 gols), todos muito próximos que devem chegar, no mínimo, no Top 15 de maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos.

Dessa forma, todos eles tem tudo para passar simplesmente Pelé em número de gols em Brasileirões, pois o Rei do Futebol tem 101 gols e está na 16ª posição de maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos. Portanto, confira a história dos maiores goleadores.

10º Luís Fabiano – 116 gols

Quem não conhece o Luís Fabiano, simplesmente o maior goleador do futebol brasileiro do século XXI? Isso segundo o prêmio da instituição futebolística internacional IFFHS, concedido a ele em 2012.

Atualmente, tem mais de 40 anos de idade e está aposentado, mas fez muita história no São Paulo, onde marcou um total de 116 gols no Brasileirão, sendo o artilheiro da edição de 2002 do Campeonato. Se contassem os gols marcados no Sevilla, entretanto, no Fabuloso alçaria a 1ª posição deste ranking. Ao todo, o goleador tem 360 gols na carreira.

9º Washington – 126 gols

Também conhecido pela alcunha de “Coração Valente”, Washington foi um verdadeiro guerreiro no que diz respeito à sua carreira no futebol. Isso porque foi diagnosticado com um problema cardíaco em 2002 quanto estava jogando na Turquia.

Mas isso não impediu que Washington marcasse 126 gols ao longo de mais de 10 edições de Campeonato Brasileiro que jogou, fazendo com que se tornasse um dos maiores artilheiros do Brasileirão.

Em 2004, foi o maior artilheiro de uma única edição do campeonato, marcando insuperáveis 34 gols no torneio pelo Athletico-PR.

Assim, superou a marca de Dimba pelo Goiás um ano antes, em 2003, quando o atacante marcou 31 vezes. Também foi artilheiro da competição pelo Fluminense, em 2008, marcando nada menos que 21 gols!

8º Serginho Chulapa – 127 gols

Foram mais de 15 anos jogando no Campeonato Brasileiro, sendo lembrado principalmente por ser o maior artilheiro da história do São Paulo Futebol Clube.

Então, 127 gols marcados e muitas glórias acumuladas não apenas no São Paulo, como também no Santos. Chulapa era um goleador tão ferrenho que foi o artilheiro do São Paulo em todas as competições disputadas por ele enquanto jogava pelo clube!

7º Túlio Maravilha – 129 gols

“É do Túlio Maravilha”, quem é que não se lembra? Presente até hoje na mídia como comentarista e personalidade pública, este carismático jogador é um dos que reivindicam ter feito mais de mil gols em toda a sua carreira.

De qualquer forma, disputou o Campeonato Brasileiro entre os anos de 1988 e 2005 e marcou ao todo 129 gols, sendo artilheiro do campeonato por três oportunidades!

Este feito foi conseguido por pouquíssimos jogadores, sendo Túlio um dos quatro que já conseguiram alcançá-lo. Na primeira artilharia, jogava pelo Goiás e marcou 11 gols.

Enquanto nos outros anos (1994 e 1995) em que foi artilheiro, o time era o Botafogo e ele teve 19 e 23 gols marcados, respectivamente.

6º Diego Souza – 132 gols

A saber, Diego Souza foi artilheiro do Brasileirão apenas em 2016, quando jogava de meio-campista pelo Sport. Além disso, as boas atuações lhe renderam vaga na Seleção Brasileira como centroavante.

Ademais, com 132 gols marcado, é certo dizer que Diego Souza é um cigano do futebol, afinal, já passou por 13 clubes na carreira, sendo 10 deles brasileiros e tendo duas passagens por Fluminense, Sport Grêmio.

Então, além de acumular gols por estes clubes, ainda tem tentos por Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Cruzeiro, São Paulo e Botafogo. Contudo, não poderá aumentar sua marca em 2022 caso não mude de clube, pois o Grêmio está na Série B.

Top 5 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos

5º Zico – 135 gols

Eis aqui uma das lendas do futebol nacional ao lado de Pelé, Garrincha, Ronaldo e outras feras. Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico (apelido vindo de Arthurzico), defendeu a camisa da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo.

Além disso, marcou 135 gols no Campeonato Brasileiro entre os anos de 1971 e 1989. Decerto, foi artilheiro do Brasileirão em 1980 e 1982, em ambas as oportunidades atuando por seu time maior: o Flamengo.

Hoje em dia é diretor técnico do Kashima Antlers, do Japão, um dos clubes por onde passou mais tempo na vida e é ídolo.

4º Edmundo – 153 gols

Na 4ª colocação, temos um jogador “Animal”! Sim, estamos falando do Edmundo, que marcou nada menos que 153 gols na competição entre os anos de 1992 e 2008. Em 1997, Edmundo alcançou o hall da fama como maior artilheiro de todos os tempos de uma edição do Brasileiro, com 29 gols naquele ano.

Porém, pouquíssimo tempo depois, em 2003, Dimba superou seu recorde com 31 tentos. Mas, já no ano seguinte, em 2004, Washington aumentou o sarrafo com 34 gols em uma mesma edição.

De fato, o eterno camisa 7 de Vasco da Gama Palmeiras acumula passagens por diversos clubes do Brasil, além dos já citados. Assim, anotou tentos também por Flamengo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Fluminense Figueirense.

Top 3 maiores artilheiros do Brasileirão de todos os tempos

3º Romário – 154 gols

Romário, o Baixinho, dispensa comentários, não é mesmo? Apesar de atualmente ter entrado para a política e ter conquistado uma vaga como deputado, Romário sempre foi bom mesmo com a bola nos pés, até mesmo no futvôlei.

Entre 1985 e 2007 jogou no Brasileirão e bateu a marca incrível de 154 gols no campeonato. Foi artilheiro três vezes do Brasileirão, sendo duas vezes seguidas em 2000 e 2001 e, depois, outra vez mais em 2005, nas três ocasiões defendendo o Vasco da Gama.

Romário também é conhecido por ser um dos maiores goleadores da história do futebol de todo o mundo, com mais de 1 mil gols. O goleador também anotou tentos fora do Gigante da Colina, tendo atuado também no Brasileirão por Flamengo e Fluminense.

2º Fred – 146 gols

Temos agora Fred, um jogador contemporâneo, que ainda tem alguns anos de futebol a mostrar e conseguiria ampliar ainda mais este número de gols, já que atualmente está jogando pelo Fluminense no Campeonato Brasileiro.

Desde 2003, quando começou a era de pontos corridos no Brasileirão, Fred é o melhor de todos os artilheiros, e faz parte do disputadíssimo clube de jogadores que já foram artilheiros do Brasileirão em três  ocasiões diferentes, estando duas vezes no Fluminense e uma no Atlético Mineiro.

Em baixa no Flu, mas ainda em atividade, não deve bater a marca de Roberto Dinamite antes de encerrar a carreira, visto que está distante do ídolo vascaíno e não acumula temporadas de muitos gols recentemente. Contudo, deve aumentar sua marca e se distanciar de outros concorrentes.

1º Roberto Dinamite – 190 gols

Por fim, chegamos ao topo. Com impressionantes 190 gols feitos por Roberto Dinamite, simplesmente ocupa o topo da lista de maiores artilheiros do Brasileirão – tendo jogado o torneio entre 1971 e 1992, por mais de 20 anos!

Esteve isolado com 16 gols nos torneios de 1974 e 1984, em ambas as ocasiões jogando pelo Vasco da Gama, onde passou praticamente todo o tempo da sua carreira (21 anos entre 22 anos de carreira).

Assim, é o maior artilheiro da história do Vasco com – pasmem – 702 gols marcados! Romário vem em 2º com menos da metade, 326 gols.

Atualização mais recente : Dezembro 2022

Quem é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro em uma edição?

ARTILHEIRO DOS PONTOS CORRIDOS COM 20 CLUBES: Gabigol (2019): 25 gols. Jonas (2010) e Borges (2011): 23 gols. Fred (2011): 22 gols.

Quantos gols tem o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro?

Ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite segue inabalável no trono de maior artilheiro do Brasileirão em todos os tempos. Entre 1973 e 1988, o atacante estufou as redes um total de 190 vezes - marca que até aqui parece insuperável, ainda mais levando em conta o caráter vendedor do nosso futebol.

Quem fez mais gols em um ano?

Clube e Seleção.