Como trabalhar letra de música em sala de aula?
Escutar com atenção letras de músicas nacionais pode ser uma aula de história! Como atividade, proponha contextualizar a canção com a época, a região, os grupos sociais e seus costumes. Vale também interpretar as gírias e metáforas utilizadas na letra, o que pode gerar conversas sobre política e cultura.
Como o educador pode trabalhar a música na sala de aula?
Ainda é possível enfatizar outras formas de como trabalhar a linguagem musical em sala de aula, através de trabalho vocal, interpretações e criações de canções, brinquedos cantados e rítmicos, jogos que reúnem som, movimento e dança enfim são inúmeras as formas significativas de se utilizar o fazer musical na escola.
Como trabalhar com música no ensino médio?
No Ensino Médio (do 10º ao 12º ano), a música é raramente utilizada, mas, ao professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com música, cabe estar atento à pertinência do tema musical e ao assunto da matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da ...
Como trabalhar o tema música?
Trabalhando a música em sala de aula
- Ter clareza de que a música provoca uma expressão corporal espontânea, que pode ser aproveitada pela criança para o desenvolvimento e a consciência do próprio corpo.
- Antes de colocar a música para seus alunos, procure fazer uma atividade de levantamento de hipóteses.
É possível trabalhar a música interdisciplinar na escola?
Trabalhar com a música a partir de uma abordagem interdisciplinar, me permitiu uma coleta de dados relevantes a fim de justificar essa prática, auxiliando professores e demais profissionais da escola a perceber a música como elemento agregador de práticas pedagógicas.
Como a música pode auxiliar no processo de aprendizagem?
Além da música encantar, ela tem a capacidade de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante. Dessa forma, levar a música para a sala de aula, como auxílio pedagógico é fundamental, tanto para o desenvolvimento do ensino aprendizagem como também o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e convívio social.
Como ouvir música na sala de aula?
- Após ouvir novamente o áudio das músicas, o professor deverá entregar a cada aluno o questionário que segue abaixo. ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE MÚSICA NA SALA DE AULA. A) Ficha – Atividade: MAIS UMA VEZ E AOS OLHOS DO PAI. 1 - Ao escutar essa música, você:
Como usar música ambiente em sala de aula?
- Psiquiatras, a exemplo de CURY (2003) recomendam o uso de música ambiente em sala de aula para diminuir a ansiedade das crianças e lhes favorecer o equilíbrio emocional. Evidentemente que a música escolhida deve ser adequada ao fim a que se destina.
Por que a música pode ser usada nas escolas?
- Perceber que a música, seja ela religiosa ou secular, está presente nas diversas tradições culturais, podendo também ser usada nas escolas de forma a possibilitar o diálogo, respeito e reverência ao Transcendente.
Por que a música deve ser adequada ao fim de suas aulas?
- Evidentemente que a música escolhida deve ser adequada ao fim a que se destina. Os educadores de todas as disciplinas podem utilizar a música durante as suas aulas, desde que previamente selecionadas e nesse propósito indico três bibliografias, entre outras, de grande relevância.
Após clicar no ícone dos arquivos, lembre-se que você pode editar o formato .DOC após o download e adequar melhor o material às suas demandas.
A Bela e o Fera, da dupla Munhoz e Mariano
Gêneros textuais trabalhados: Música, Videoclipe, Tirinha (na Atividade Complementar)
Essa atividade tem como objetivo discutir sobre o relacionamento entre duas pessoas e a influência do comportamento de um sobre o outro, por meio da relação de intertextualidade que se observa entre a música “A Bela e o Fera”, de Munhoz e Mariano, e o conto de fadas “A Bela e a Fera”, dos irmãos Grimm.
A Gente Nem Ficou, da dupla Jorge e Mateus
Gêneros textuais trabalhados: Música, Poema
A atividade busca: trabalhar a oralidade das canções, além de algumas de suas técnicas de memorização; construir ideias acerca de como o Trovadorismo (cantiga de amigo) influenciou nosso modo de fazer versos e cantar as relações humanas; mostrar representações do amor em diferentes épocas. Será que são muito diferentes?
Gêneros textuais trabalhados: Música, Carta
Essa atividade contém várias questões que auxiliam na interpretação da música "A Rita" de Chico Buarque.
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade propõe um trabalho de interpretação da música "Babylon", de Zeca Baleiro.
Brasis, de Seu Jorge, Gabriel Moura e Jovi Joviniano
Gêneros textuais trabalhados: Música, Vídeo
Essa atividade tem como objetivos discutir com os alunos questões sobre a desigualdade social, a formação multiétnica do povo brasileiro assim como a proposta para a produção de um vídeo retratando alguns Brasis de que fala a letra.
Burguesinha, de Seu Jorge
Gêneros textuais trabalhados: Música, Apresentação de PowerPoint, Livro de ilustrações
Essa atividade trabalha a interpretação da música "Burguesinha" e o tema da classe social, visando o desenvolvimento argumentativo dos alunos.
Canção Infantil, de Cesar MC
Gêneros textuais trabalhados: Música, Videoclipe, Vídeo de React, Mural Digital
Conteúdos curriculares vinculados à atividade (BNCC): EF02LP12, EF67LP27, EF69LP06, EF69LP21, EF15AR13, EF05GE02, EF05GE03, EF08GE20, EF09HI26.
A partir da análise da letra e do videoclipe da música, a atividade trabalha as intertextualidades e as figuras de linguagem presentes na canção e o efeito proporcionado por elas, relaciona a música com problemas sociais brasileiros e possibilita que os alunos atuem como potenciais agentes para a transformação da sociedade.
Cartas pra Você, da banda NX Zero
Gêneros textuais trabalhados: Música, Cartas
Essa atividade propõe um trabalho com gêneros textuais, focando no processo de escrita de cartas.
Cérebro Eletrônico, de Gilberto Gil
Gêneros textuais trabalhados: Música, Vídeo, Fotografia
Essa atividade visa desenvolver a percepção musical, assim como habilidades de interpretação, por meio do trabalho com a música “Cérebro Eletrônico”, de Gilberto Gil, trazendo reflexões sobre questões relacionadas à tecnologia e à Ditadura Militar. Sugestão: atividade integrada à aula de História.
Chazinho com Biscoito, de Vander Lee
Gêneros textuais trabalhados: Música
A atividade tem como objetivos a interpretação da música "Chazinho com biscoito", de Vander Lee, e a identificação das percepções do eu-lírico e dos sentidos que as escolhas do autor sugerem ao leitor. Além disso, ela traz uma reflexão linguística (conectivo 'mas') e incentiva o posicionamento crítico dos alunos e a compreensão quanto ao convívio e à organização de círculos sociais diferentes.
Diáspora, dos Tribalistas
Gêneros textuais trabalhados: Música, Videoclipe, Obras de arte
Essa atividade tem como objetivos: Trabalhar a noção de diáspora e suas implicações sociais, desenvolvendo nos alunos habilidades de leitura e compreensão oral e escrita e também a produção de um texto formal, vídeo ou entrevista relacionado ao tema.
Gêneros textuais trabalhados: Música, Vídeo, Apresentação de PowerPoint, Cartaz
Essa atividade visa desenvolver a percepção musical, assim como habilidades de interpretação, por meio do trabalho com a música “Do Brasil”, de Vander Lee. Busca também aprofundar conhecimentos sobre o uso da contração "do" (de+o) e traz reflexões sobre a questão do sertão no Brasil. Sugere a produção de vídeo, apresentação em PowerPoint ou cartazes, seguindo essa temática.
Fico Assim Sem Você, de Claudinho e Bochecha
Gêneros textuais trabalhados: Música, Carta, Bilhete
O objetivo dessa atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de perceber relações de causa e consequência entre objetos, pessoas, lugares, etc. Além disso, visa-se também a reflexão sobre elementos linguísticos que influenciam de forma positiva ou negativa em determinadas situações.
Há Tempos, da banda Legião Urbana
Gêneros textuais trabalhados: Música, Vídeos, Reportagem
A atividade busca: desenvolver habilidades de leitura e interpretação de linguagem poética, habilidades de compreensão de texto oral informativo, discutir sobre a tristeza e a depressão, suas causas e consequências e a produção de um cartaz, poster, panfleto ou cartilha de conscientização sobre o Setembro Amarelo.
Já Basta, da banda Ponto de Equilíbrio
Gêneros textuais trabalhados: Música, Videoclipe
Essa atividade tem como objetivos: desenvolver habilidades de leitura e de interpretação de linguagem verbal e não-verbal, estabelecer relações entre o clipe e a letra da música, refletir e discutir sobre direitos e situações de injustiça, preconceito, desigualdade e violência, por meio de fatos da realidade brasileira e a produzir uma campanha para combater o preconceito em defesa dos direitos do cidadão.
Life Gods, de Gilberto Gil e Marisa Monte
Gêneros textuais trabalhados: Música, Imagens, Mapa, Vídeo do YouTube
A atividade tem por objetivo fazer com que os alunos percebam que há diversos deuses que refletem os valores e a cultura de cada povo ou comunidade, a conhecer e discutir os conceitos de religião e mitologia, estimular o respeito a diferentes religiões e práticas religiosas e a produzir materiais contra a intolerância religiosa e contra atos de violência justificados pela diferença religiosa.
Observação: Essa atividade não visa a disseminação nem a promoção de uma ou várias religiões. Não temos a intenção de incutir religião alguma nos alunos. O intuito dessa atividade é discutir o tema e promover o respeito às diversas religiões e a quem faz a escolha pelo ateísmo.
Masculino e Feminino, de Pepeu Gomes
Gêneros textuais trabalhados: Música
O objetivo dessa atividade é refletir e discutir sobre os papéis sociais de gênero na sociedade, repensar estereótipos associados a homens e mulheres e aos conceitos de “feminino” e “masculino”, interpretar e analisar a música “Masculino e Feminino”, de Pepeu Gomes e produzir um infográfico com ações para se construir uma masculinidade saudável.
Mamãe Eu Quero, de Carmem Miranda
Gêneros textuais trabalhados: Músicas, Vídeo, Redes sociais
Essa atividade promove uma reflexão sobre as Marchinhas de Carnaval e suas letras, além de tratar a história desse gênero musical e algumas de suas curiosidades. O aluno terá a oportunidade de criar sua própria marchinha, o que torna a atividade mais dinâmica e divertida.
Maria da Vila Matilde, de Elza Soares
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade trata da violência contra as mulheres a partir da música de Douglas Germano, interpretada por Elza Soares. Dez anos após a lei Maria da Penha a atividade traz sugestões para inserir esse tema tão importante na sala de aula.
Negro Drama, do grupo Racionais MC’s
Gêneros textuais trabalhados: Música, Vídeo, Imagem
Essa atividade promove uma discussão acerca dos problemas sociais existentes atualmente no Brasil e propõe uma pesquisa sobre o que são e qual a importância das tribos urbanas.
O Meu Guri, de Chico Buarque
Gêneros textuais trabalhados: Música, Notícia
Essa atividade propõe uma interpretação crítica da música, buscando uma reflexão sobre desigualdade social existente na realidade brasileira e mostrando como a pobreza e a falta de oportunidades podem afetar a vida das pessoas, levando-as para caminhos tortuosos, como a violência.
O Pequeno Burguês, de Martinho da Vila
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade propõe uma reflexão sobre a importância social do ensino superior na vida das pessoas, além de trabalhar a interpretação da letra da música do cantor Martinho da Vila e o uso da conjunção "mas".
Olhos Coloridos, de Macau
Gêneros textuais trabalhados: Música, Relatos pessoais
Essa atividade tem como objetivos: refletir sobre questões relacionadas ao cabelo, interpretar e analisar a música “Olhos Coloridos”, de Macau, refletir e valorizar a diversidade, promover reflexão e conscientização através de discussões sobre preconceito, ampliar o repertório cultural e lexical dos alunos, trabalhar com os gêneros música e relatos pessoais.
Gêneros textuais trabalhados: Música, Videoclipe, vídeo de BookTuber
Conteúdos curriculares vinculados à atividade (BNCC): EF15AR13, EF69LP21, EF69LP44, EF69LP46, EF69LP49, EF89LP24, EF89LP25, EM13LP06.
Essa atividade busca desenvolver a capacidade de interpretação da música e do clipe, articulando-os com temas da atualidade, trabalhando a importância da leitura e incentivando sua prática.
Pedro Pedreiro, de Chico Buarque
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade trabalha a interpretação de texto de uma música e a percepção do ritmo e de outros elementos linguísticos.
Plaquê de 100, de Mc Guime
Gêneros textuais trabalhados: Músicas, Imagens, Vídeos
Essa atividade tem o objetivo de promover uma reflexão acerca do funk ostentação e do consumismo, usando para isto músicas de MC Guimê, Valesca Popozuda e Edu Krieger.
Quadros em Exposição, de Mussorgsky
Gêneros textuais trabalhados: Música, Obras de arte
Essa atividade pode ser desenvolvida em diversas disciplinas já que, o seu objetivo é produzir uma galeria de arte em sala de aula, com base nas músicas de Mussorgsky, e ao final, expor o resultado para toda escola.
Que Tiro Foi Esse?, de Gabriel, O Pensador
Gêneros textuais trabalhados: Música
A atividade enfatiza a compreensão sobre as estratégias argumentativas, o contexto de produção e o suporte do texto; a reflexão acerca de problemas sociais, como violência e corrupção; e a proposição de possíveis soluções para problemas sociais, desenvolvendo textos verbais e/ou visuais a serem divulgados nas redes sociais.
Riacho do Navio, de Luiz Gonzaga
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade trabalha a interpretação da letra de uma música de Luiz Gonzaga e o uso do programa online Thinklink para construção de hipertextos em imagens e vídeos.
Rodo Cotidiano, da banda O Rappa
Gêneros textuais trabalhados: Música
Essa atividade objetiva acionar conhecimentos necessários para construir sentidos para o texto e trabalha a interpretação de expressões com sentido figurado e construção de uma interpretação para um poema/letra de música.
Rosa, de Otávio de Souza e Pixinguinha
Gêneros textuais trabalhados: Música
Entre os objetivos dessa atividade estão refletir e discutir questões sobre a idealização da mulher, repensando padrões de beleza e estereótipos impostos às mulheres e apresentar e relacionar características de algumas Escolas Literárias, como o Trovadorismo, o Romantismo e o Parnasianismo. Como proposta de produção, sugerimos criar novas versões, atualizadas, da mesma canção.
Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa
Gêneros textuais trabalhados: Música, Notícia
Essa atividade propõe a interpretação da letra do famoso samba de Adorinan Barbosa e a reflexão sobre o que é variação linguística.
Tin Tin Por Tin Tin, de João Gilberto
Gêneros textuais trabalhados: Música, Carta
Essa atividade trabalha com a interpretação da letra da música "Tin Tin Por Tin Tin", de João Gilberto, e a produção de um texto no gênero carta.
Veja Bem, Meu Bem, da banda Los Hermanos
Gêneros textuais trabalhados: Música
O objetivo dessa atividade é levar o aluno a inferir, a partir das escolhas lexicais do autor, a situação discursiva da música da banda Los Hermanos, percebendo as metáforas presentes no discurso.
Você Partiu Meu Coração, de Nego do Borel com Anitta e Wesley Safadão
Gêneros textuais trabalhados: Música, Poema
A atividade tem como objetivos: trabalhar o Trovadorismo (cantiga de amor) contrastando as reações do eu lírico a experiências amorosas em diferentes épocas, relacionando-as a processos históricos que proporcionaram essas mudanças; produzir uma versão da cantiga de amor trabalhada, a fim de representar o ponto de vista da mulher, muitas vezes silenciado.
Zé do Caroço, de Leci Brandão
Gêneros textuais trabalhados: Música, Programa de rádio
Conteúdos curriculares vinculados à atividade (BNCC): EM13LGG201, EM13LGG703, EF02LP12, EF02LP23, EF01LP23, EF35LP05, EF35LP10, EF35LP11, EF69LP10, EF69LP37.
Conhecer um pouco sobre o samba, a sambista Leci Brandão e a vida nas favelas do Rio de Janeiro; compreender a música ‘’Zé do Caroço’’, sua origem e o seu papel como retrato de uma realidade brasileira; conhecer sobre a atuação/papel das rádios e líderes comunitários; comparar duas versões da música; e desenvolver no aluno a parte de criação de conteúdo oral.