Leia o texto sobre a vida nas comunidades rurais antes da industrialização

Globalização é um tema cada vez mais cobrado no ENEM e vestibulares de todo país.

Por isso, selecionamos algumas questões do ENEM e vestibulares que tratam do assunto através dos aspectos politico, econômico, social e ambiental.Também preparamos alguns exercícios exclusivos para te ajudar.

Bom estudo!

Questão 1

(Enem-2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:

a) criação de uniões aduaneiras.
b) difusão de padrões culturais.
c) melhoria na infraestrutura de transportes.
d) supressão das barreiras para comercialização.
e) organização de regras nas relações internacionais.

Ver Resposta

Alternativa c) Melhoria na infraestrutura de transportes.

Ao criar uma rede de transportes eficiente, os custos para exportação diminuem e tornam o princípio da globalização realidade. Por isso, a alternativa C está coerente com o que foi perguntado na questão.

Questão 2

(Enem-2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Ver Resposta

Alternativa e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

O texto faz menção aos "avanços da ciência" ocorridos com a Segunda Revolução Industrial (final do século XX). Estes avanços sempre significaram eficiência na produção, mais demissões e diminuição de emprego porque a máquina substitui a força de trabalho do ser humano.

Questão 3

(Enem-2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação.

Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.

CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:

a) monitoramento da produção.
b) valorização do preço da terra.
c) correção dos fatores climáticos.
d) divisão de tarefas na propriedade.
e) estabilização da fertilidade do solo.

Ver Resposta

Alternativa a) Monitoramento da produção

Ao descrever a utilização das tecnologias dentro do processo produtivo, o texto faz uma ponte entre as necessidades específicas do solo e o auxílio que podemos obter da ciência e das máquinas para melhorar o aproveitamento da terra.

Questão 4

(Enem-2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:

a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

Ver Resposta

Alternativa d) Organização em rede e tecnologia de informação.

O texto descreve uma cadeia produtiva que se desenvolveu em distintas partes o globo e que só é possível existir graças ao avanço de meios de comunicação modernos e velozes.

Questão 5

(UFRN) - No contexto da globalização, uma tendência crescente é a formação de blocos econômicos regionais. Esses blocos apresentam diferentes níveis de integração. Um desses níveis é a zona de livre comércio que se caracteriza pela:

a) criação de uma moeda única a ser adotada pelos países membros.
b) livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.
c) unificação de políticas de relações internacionais entre os países membros.
d) livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países membros.

Ver Resposta

Alternativa b) Livre circulação de mercadorias provenientes dos países membros.

Uma zona de comércio prevê somente a circulação de bens entre os sócios, excluindo a livre circulação de pessoas.

Questão 6

(UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros

Ver Resposta

Alternativa e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.

Analisemos cada uma das alternativas:

a) A ALCA seria um bloco formado por todos os países do continente americano, mas nunca chegou a ser concretizado.

b) O Mercosul não reúne TODOS os países da América Latina e sim Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela que, atualmente, se encontra suspensa.

c) A CEI, por sua parte, NÃO é liderada pela Inglaterra.

d) A União Europeia não está formada por todos os países do continente europeu. A Suíça e a Noruega, por exemplo, não fazem parte da UE.

Questão 7

(UECE) A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem:

a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
b) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
d) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.

Ver Resposta

Alternativa a) Na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.

A alternativa A é a mais genérica porque afirma, com muito acerto, que os problemas ambientais são fruto da ação do ser humano sobre a natureza. Isso é verdade, pois ao interferir na natureza de forma predatória, a população humana acaba rompendo o equilíbrio ecológico.

Questão 8

(UFAL) Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:

a) Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.
b) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
d) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
e) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.

Ver Resposta

Alternativa c) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.

A resposta está incorreta porque a globalização das comunicações aumentou e não diminuiu, como afirma a frase, a universalização do acesso a meios de comunicação.

Questão 9

(UFRN) A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária.

Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo o qual:

a) embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.
b) embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas.
c) eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo.
d) reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.

Ver Resposta

Alternativa a) Embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.

O processo de globalização não traz os mesmos benefícios para todos e por isso ela é seletiva. Apesar da abertura de fronteiras e da circulação de bens de consumo e culturais, o fato é que as periferias do mundo continuam excluídas do processo e assim, a globalização é excludente.

Questão 10

(UEPB) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado.

As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização.Podemos identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais.

Estão corretas apenas as alternativas:

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e III

Ver Resposta

Alternativa a) I, II e III

As três primeiras frases estão corretas porque refletem exatamente o que vem a ser a globalização. Um processo de automação e comunicação em escala global cujo objetivo é produzir a baixo custo, pagando menos e vendendo caro, a fim de aumentar os lucros.

Questão 11

A globalização foi um processo iniciado nos anos 90. Para a indústria, uma das principais consequências foi:

a) reorganização do mercado de trabalho, com a diminuição dos direitos trabalhistas somente nos países desenvolvidos.
b) desconcentração espacial da indústria e da tecnologia que pode estar em qualquer parte do globo.
c) melhora das condições de trabalho nos países asiáticos, em geral e na China, em particular.
d) fim do trabalho escravo registrado nos países da periferia do capitalismo.

Ver Resposta

Alternativa b) desconcentração espacial da indústria e da tecnologia que pode estar em qualquer parte do globo.

A partir dos anos 90, a indústria passou a se dispersar, não só no território nacional, mas em todo globo. Assim é muito fabricar peças de máquinas em várias partes do mundo.

As demais opções não ocorreram no processo que denominamos Globalização.

Questão 12

Entre as características da Globalização podemos citar:

a) reorganização produtiva baseada no Toyotismo.
b) surgimento de novas empresas baseadas no capital estatal
c) ampliação de políticas sociais aliada à incorporação de novas tecnologias.
e) expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.

Ver Resposta

Alternativa correta: e) expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.

A Globalização privilegia os serviços financeiro (bancos, seguros, dívidas nacionais) em detrimentos de atividades como a agricultura e a indústria. Por sua vez, os blocos econômicos são a possibilidade de abrir o mercado para os vizinhos de um mesmo continente ou região.

Questão 13

Sobre a Globalização, NÃO podemos afirmar

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países desenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.
c) O Estado deixa de intervir na economia através de suas empresas estatais, limitando-se ao papel de regulador.
e) Os blocos econômicos regionais foram constituídos visando fortalecer os mercados dos vizinhos continentais.

Ver Resposta

Alternativa b) O avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.

Os avanços das telecomunicações estão entre o fenômeno que mais causou impacto nas últimas décadas. Não só no mundo do trabalho, mas das relações privadas e públicas.

Questão 14

Ao analisar o avanço tecnológico ocorrido durante o processo de Globalização é correto afirmar:

a) Os avanços tecnológicos aconteceram de maneira simultânea em todo o planeta.
b) O setor de serviço perdeu espaço no mundo globalizado, enquanto a indústria “verde” ganhou terreno devido à pressão do movimento ecologista.
c) Observa-se uma tendência dos monopólios dos meios de comunicação asiáticos em detrimento das empresas americanas que dominavam o mercado.
d) Os fluxos de informações e capitais estão em crescente aumento, obedecendo a nova tendência tecnológica.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento tornou-se uma realidade, pois agora o saber é difundido democraticamente através da internet.

Ver Resposta

Alternativa d) Os fluxos de informações e capitais estão em crescente aumento, obedecendo a nova tendência tecnológica.

Cada vez mais, o mundo está conectado e novas tecnologias e produtos são criados cada dia a fim de aperfeiçoar as comunicações.

Questão 15

A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar:

a) na popularização do idioma inglês, em todos os âmbitos sociais.
b) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural
c) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização
d) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.

Ver Resposta

Alternativa a) na popularização do idioma inglês, sobretudo no continente asiático

Com a globalização, a língua inglesa se tornou o idioma principal dos negócios e das relações sociais. Isto ocorreu em todas as partes do mundo, onde a demanda por escolas e professores de inglês aumentou.

Leia nossos textos sobre o conteúdo:

  • Meios de Comunicação
  • Questões de História no Enem
  • Blocos econômicos
  • Globalização

Leia o texto sobre a vida nas comunidades rurais antes da industrialização

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual é a relação entre o fenômeno do êxodo rural e o processo de urbanização do nosso país?

O fenômeno do êxodo rural é classificado como uma emigração interna, visto que corresponde à saída da população do seu território de origem para outras regiões do país. Ele tem como causas importantes a modernização do campo, o processo de industrialização e a busca por melhores condições de vida.

O que é o êxodo rural resposta?

O significado de êxodo rural relaciona-se ao movimento migratório das populações que vivem no campo em direção aos grandes centros urbanos.

Porque a população deixou o campo para viver na cidade?

Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...

Por que o Brasil ocorreu um grande êxodo rural durante várias décadas?

O rápido deslocamento da população ocorreu em razão da industrialização do país, que se concretizou a partir da década de 1950, especialmente nos estados da Região Sudeste do Brasil. A expectativa de emprego atraiu grande volume de trabalhadores rurais de diversas partes do país em busca de melhores condições de vida.