Importância das telecomunicações nos dias de hoje

Anualmente em 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Comunicação e Telecomunicações, data de cunho mundial onde são realizados diversos eventos, fóruns e ações tratando dos mais diferentes aspectos ligados ao tema.

No entanto, em 2020 o mundo atravessa uma pandemia devido à Covid-19, que está modificando a maioria das esferas da vida cotidiana, incluindo aquelas ligadas à comunicação. 

Tratando especificamente do campo empresarial, as organizações são desafiadas a todo momento, sendo necessário que se mobilizem, inventem soluções criativas e deem respostas rápidas quase que diariamente, implicando em um sério compromisso com a flexibilidade e adaptabilidade.

Foi por esse motivo que nós, da RM Telecom, elaboramos este artigo. Nele, será discutido os impactos dessas transformações na comunicação e como as telecomunicações podem ser importantes aliadas para reverter, ou ao menos amenizar, os efeitos da crise, sentidos de maneira acentuada por empreendedores de micro  e pequenos negócios.

Papel das empresas provedoras de serviços de telecomunicação

Em 20 de março, de 2020, foi publicado pelo governo brasileiro o decreto 10.282, lista com os serviços considerados essenciais para o enfrentamento da pandemia. Dentre esses serviços, figuram telecomunicações, processamento de dados, internet e tecnologia da informação.

São considerados essenciais pois além de atenderem necessidades vitais de todos, caso não sejam atendidos “colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”, como consta no texto do próprio decreto.

Diante disso, empresas provedoras de serviços de telecomunicações assumem um papel vital no enfrentamento da pandemia, garantindo a viabilização de serviços essenciais. É justamente esse o compromisso que a RM Telecom em conjunto com a Vivo Empresas assume com seus clientes e interessados: o provimento de serviços de internet e telefonia fixa e móvel, bem como soluções de TI de excelência, garantindo a continuidade dos negócios.

Viabilização de serviços essenciais

Mesmo que o isolamento social seja uma medida vital para conter a pandemia da Covid-19, é necessário manter a sociedade e seus serviços essenciais funcionando, afinal o desempenho econômico é essencial para a garantia da sobrevivência de todos.

É neste ponto que reside o primeiro motivo da importância das telecomunicações: é ela quem viabiliza os serviços essenciais, fazendo com que Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UTI), afirmasse: “Nunca antes as redes de telecomunicações foram tão vitais para nossa saúde e segurança e para manter nossa economia e sociedade funcionando, como durante a crise de COVID-19 em que vivemos hoje”.

Tal afirmação se justifica pois é por meio de aplicativos que podemos pedir e receber no conforto de nossas casas e empresas produtos essenciais, como alimentos e itens de higiene básica. É através da internet e ferramentas de webconferência que podemos trabalhar remotamente, sem perder nada em termos de produtividade e comunicação com os demais membros da equipe, dentre outras tarefas essenciais.

Aumento das oportunidades de negócio

Enxergar oportunidades em tempos difíceis é um dos poucos aspectos positivos das crises. É nesse sentido que se pode afirmar que, em termos mercadológicos, a atual crise que atravessamos serviu para impulsionar novas oportunidades de negócio.

Negócios tradicionalmente presenciais, como a venda de roupas e de produtos alimentícios artesanais, que exigem a prova por parte dos interessados antes da compra, estão gradativamente sendo virtualizados, não sendo mais necessária a presença física dos clientes e interessados.

Instituições financeiras, indústrias e empresas de médio e grande porte são capazes de virtualizar uma série de tarefas cotidianas por meio da internet e aplicativos de comunicação, reduzindo a necessidade de trabalho presencial somente para postos específicos.

Nesta equação, soma-se os novos métodos de pagamento não presenciais, que apesar de não serem uma novidade, facilitam em muito o processo de compra e venda, tornando-se cada vez mais populares.

Apesar de todos os empresários e gestores ainda estarem em fase de adaptação frente a essa nova realidade, é inegável que a economia não pode parar e que a sobrevivência dos trabalhadores por meio de uma fonte de renda confiável deve ser garantida. 

Tal tarefa é de responsabilidade de todos, e a RM Telecom está desempenhando um importante papel à medida em que fornece serviços de comunicação e tecnologia da comunicação a todos seus clientes, com a qualidade e confiança que somente uma empresa de credibilidade e com mais de 16 anos de atuação no mercado pode oferecer.

O setor de Telecom é responsável pela comunicação e transmissão de dados do país, sendo assim, ele é de fundamental importância.⠀

Importância das telecomunicações nos dias de hoje

⠀ Em períodos de crise, este serviço se torna ainda mais indispensável! Tratando especificamente das empresas, as organizações são desafiadas diariamente, sendo necessário que se mobilizem, inventem soluções criativas e deem respostas rápidas, implicando em um sério compromisso com a flexibilidade e adaptabilidade.⠀

⠀ Estando bem aparado com serviços de telecomunicação de qualidade, você ganha um aumento nas oportunidades de negócio e proporciona uma experiência ainda mais incrível para seus clientes.⠀

⠀ Consulte-nos!

COMUNICAÇÃO PARA BONS NEGÓCIOS! 

Qual a importância de telecomunicação nos tempos atuais?

O setor de telecomunicação é responsável pela comunicação e transmissão de dados de um país, sendo assim ele é de fundamental importância. Para um país com as dimensões do Brasil, as telecomunicações são de fundamental importância.

Qual a importância das telecomunicações no mundo globalizado?

Na economia globalizada, telecomunicações e os transportes funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento do fluxo das trocas de mercadorias pelo globo. O fluxo de mercadorias pelo mundo tem registrado aumento nos últimos anos.

Qual o principal objetivo das telecomunicações?

A principal finalidade das telecomunicações é suprir a necessidade humana de se comunicar à distância.

Qual é a importância das telecomunicações para as atividades econômicas do mundo atual?

o sistema de telecomunicações é de grande importância para o atual desenvolvimento econômico , uma vez que viabilizou o desenvolvimento econômico encurtando a distância é facilitando a vida das pessoas.