Grupos olimpíadas 2022 futebol feminino

Grupos olimpíadas 2022 futebol feminino

Adriano Fontes/CBF

Tabela do Mundial Sub-17 de futebol feminino 2022

Mundial Sub-17 de futebol feminino – Grupo A

Mundial Sub-17 de futebol feminino – Grupo B

Mundial Sub-17 de futebol feminino – Grupo C

Mundial Sub-17 de futebol feminino – Grupo D

São 19 dias, 32 jogos e 336 jovens jogadoras com o mesmo sonho: erguer o troféu no Estádio DY Patil no próximo dia 30 de outubro. Esse é o resumo do Mundial Sub-17 de futebol feminino, um sonho que começa no dia 11 de outubro. Para muitas das jogadoras, será sua primeira experiência em um torneio do mais alto nível, enquanto a Índia recebe 16 seleções em três estádios diferentes ao longo deste mês, e a torcida tem tudo para curtir jogos da mais alta qualidade com as melhores jovens atletas do mundo.

+Seleção feminina bate a Itália e chega à décima vitória consecutiva

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

Os grupos do Mundial Sub-17 de futebol feminino

Grupo A: Índia, EUA, Marrocos, Brasil Grupo B: Alemanha, Nigéria, Chile, Nova Zelândia Grupo C: Espanha, Colômbia, México, China Grupo D: Japão, Tanzânia, Canadá, França

O torneio também tem como objetivo transmitir uma importante mensagem para meninas e mulheres de todo o mundo. Assim como o slogan “Que comece o sonho™”, o Mundial Sub-17 de futebol feminino tem uma mascote chamada “Ibha”, uma leoa asiática que simboliza trabalho em equipe, resiliência, amizade e, acima de tudo, “nari shakti”, ou “o poder das meninas”, com o objetivo de fortalecer o futebol feminino no país.

Programação

O Mundial Sub-17 de futebol feminino começa na terça-feira, 11 de outubro, às 16h30 (horário local), com o jogo entre Marrocos e Brasil. Na mesma noite, haverá a cerimônia de abertura, antes da partida entre o país anfitrião e os EUA. A final será disputada no domingo, 30 de outubro, às 20h (hora local) no Estádio DY Patil em Navi Mumbai.

A fase de grupos vai durar só uma semana, até o dia 18 de outubro, com quatro jogos acontecendo em dois dias consecutivos, seguidos por um dia de descanso a cada rodada. As quartas de final serão disputadas na sexta, 21 e no sábado, 22, enquanto as semifinais serão jogadas na quarta-feira seguinte, 26 de outubro.

Para fechar o Mundial Sub-17 de futebol feminino, a decisão do terceiro lugar e a final acontecerão no mesmo dia, o domingo, 30 – o jogo de consolação começa às 16h30 locais.

Os estádios

Estádio Kalinga, Bhubaneswar O Estádio Kalinga é uma arena multifuncional internacional construída em 1978 no coração da cidade de Bhubaneswar. Tem instalações para atletismo, futebol, hóquei, basquete, tênis, tênis de mesa, vôlei, escalada e natação.

Desde a sua inauguração, o estádio recebeu a Supercopa Indiana, um torneio de mata-mata anual entre times da primeira e da segunda divisões, além de sediar os jogos do Odisha, clube da elite do país. Durante o Mundial Sub-17 de futebol feminino, o estádio receberá as partidas dos Grupos A e B.

Estádio Pandit Jawaharlal Nehru, Goa O Estádio Pandit Jawaharlal Nehru, também conhecido como Estádio Fatorda, foi batizado em homenagem ao primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru, o primeiro a exercer o cargo, entre 1947 e 1964, e um dos políticos mais importantes do país no século 20.

O estádio abriu suas portas em 1989 e, desde então, recebeu vários jogos da seleção indiana, incluindo alguns pelas eliminatórias da Copa do Mundo FIFA e da Copa Asiática de Seleções. O Estádio PJN Fatorda terá partidas dos quatro grupos, além de duas quartas de final e as duas semifinais do Mundial Sub-17 de futebol feminino.

Estádio DY Patil, Navi Mumbai O Estádio DY Patil, localizado na cidade da zona metropolitana de Mumbai, foi construído em 2008 e é um dos estádios mais modernos do país. Suas instalações são comparáveis com as melhores do mundo e possibilitaram que a arena fosse palco da primeira final do campeonato nacional de críquete da história, assim como a primeira final da Supercopa Indiana de futebol.

Além de jogos de futebol, o estádio recebe regularmente jogos da seleção de críquete e shows de música. O Estádio DY Patil será sede dos Grupos C e D, de duas quartas de final, da decisão do terceiro lugar e da final do Mundial Sub-17 de futebol feminino.

As jogadoras

Como o torneio de 2020 foi cancelado pela pandemia de covid-19, a edição deste ano será ainda mais emocionante para as 336 jogadoras que irão para a Índia. Todas as 16 seleções já anunciaram suas listas com as 21 convocadas. Para as jovens nascidas em 2005 e 2006, esta será a última chance de participar da competição, mas também haverá algumas atletas nascidas em 2007. As duas jogadoras mais jovens do torneio, Yetunde Ayantosho e Mary Aderemi, defendem a Nigéria e coincidentemente fazem aniversário no mesmo dia.

Histórico do torneio

Esta será a sétima vez que jovens de todo mundo terão a oportunidade de exibir suas habilidades em um Mundial Sub-17 de futebol feminino. O torneio, normalmente realizado a cada dois anos, já serviu de trampolim para atletas como Rosie White e Mana Iwabuchi, destaques da primeira edição, disputada na Nova Zelândia em 2008. Até hoje, houve cinco campeões: a Coreia do Norte (em 2008 e 2016), a Coreia do Sul (2010), a França (2012), o Japão (2014) e a Espanha (2018).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Grupos olimpíadas 2022 futebol feminino