Floema é uma estrutura responsável por conduzir compostos orgânicos

O xilema e floema são dois tecidos de condução encontrados em grande parte dos grupos de plantas. Marque a alternativa que indica corretamente um grupo avascular, ou seja, que não possui vasos condutores.

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas.

O xilema é considerado um tecido complexo, pois é formado por diferentes tipos celulares. São tipos celulares exclusivos desse tecido:

a) fibras e células parenquimáticas.

b) traqueides e elementos do tubo crivado.

c) traqueides e elementos de vaso.

d) elementos do tubo crivado e células crivadas.

e) células crivadas e traqueides.

Algumas características permitem-nos diferenciar um caule de uma monocotiledônea de uma eudicotiledônea, entre elas a disposição dos tecidos vasculares. Em uma monocotiledônea típica, como o milho (Zea mays), os feixes vasculares (unidades condutoras formadas por xilema e floema):

a) apresentam-se organizados em um único círculo, separado por parênquima.

b) apresentam-se organizados em um cilindro contínuo.

c) apresentam-se organizados ao redor de uma medula.

d) apresentam-se dispostos desordenadamente pelo parênquima.

(Fuvest- SP) O xilema ou lenho é responsável:

a) pela absorção de água e sais minerais.

b) pela condução de substâncias orgânicas liberadas pelo órgão de reserva.

c) pelo transporte e pela distribuição de água e nutrientes minerais.

d) pelo transporte e pela distribuição de alimentos orgânicos.

e) pelo transporte de água e alimentos orgânicos sintetizados na folha.

(UFJF-2000) Alguns insetos sugadores alimentam-se de seiva elaborada pelas plantas, introduzindo seu aparelho bucal nas nervuras das folhas. Para a obtenção dessas substâncias, o tecido vegetal que deve ser atingido pelo aparelho bucal desses insetos é o:

a) parênquima.

b) colênquima.

c) xilema.

d) floema.

Alternativa “a”. As briófitas são avasculares e, portanto, não apresentam tecidos vasculares (xilema e floema).

Alternativa “c”. As traqueides e elementos de vaso são os elementos condutores do xilema. Caracterizam-se por serem células mortas na maturidade e por apresentarem paredes secundárias lignificadas.

Alternativa “d”. Nas monocotiledôneas, não ocorre a formação de um cilindro vascular. Os diversos feixes distribuem-se aleatoriamente pelo parênquima caulinar.

Alternativa “c”. O xilema é o tecido responsável por transportar água e sais minerais (seiva bruta ou seiva mineral). É importante frisar que esse tecido exerce também a função de sustentação e, em alguns casos, de armazenamento de substâncias.

Alternativa “d”. O floema é o tecido responsável por transportar seiva orgânica, também chamada de seiva elaborada. Nesse tecido também passam hormônios, vitaminas, entre outras substâncias.

Questão 1

O floema é um tecido de condução, assim como o xilema. Entretanto, o floema diferencia-se do xilema por:

a) apresentar células vivas na maturidade.

b) ser um tecido simples, e o xilema, um tecido complexo.

c) originar-se exclusivamente do procâmbio.

d) não apresentar áreas de comunicação entre as células.

e) não apresentar células companheiras.

Questão 4

(IFSudeste-MG) Xilema e floema são os tecidos responsáveis pelo transporte de substâncias nos vegetais. Analise as afirmações sobre esses tecidos e assinale a alternativa correta.

a) Insetos que parasitam folhas sugam alimento diretamente do xilema.

b) Plantas hemiparasitas sugam seiva elaborada do xilema.

c) Xilema é o tecido responsável pelo transporte de seiva elaborada da folha até a raiz.

d) Floema é o tecido responsável pelo transporte de seiva bruta da folha até a raiz.

e) Plantas holoparasitas sugam seiva elaborada do floema.

Questão 5

(UFBA) Os pulgões têm seu aparelho bucal formado por delicadíssimos estiletes, os quais penetram nos tecidos das plantas e lhes sugam o alimento. (…..) periodicamente eles excretam pequenas gotas de um líquido açucarado, o qual é avidamente procurado por certas formigas. Aliás, estas chegam mesmo a cuidar dos afídeos, protegendo-os de seus predadores naturais (…..) ou transportando-os do chão para cima dos ramos das plantas.

O tecido vegetal de onde os pulgões retiram seu alimento é:

a) a epiderme.

b) o floema.

c) o xilema.

d) o colênquima.

e) o esclerênquima.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. O floema é um tecido que garante o transporte de seiva elaborada. Ele é um tecido complexo e suas células estão vivas na maturidade.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. As células companheiras estão presentes no floema e estão intimamente relacionadas com os elementos do tubo crivado. Essas duas células possuem grande interdependência.

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O floema secundário é originado a partir do câmbio vascular.

Resposta Questão 4

Alternativa “e”. As plantas holoparasitas retiram todos os nutrientes da planta hospedeira, uma vez que não possuem clorofila. Para garantir esses nutrientes, a planta necessita, portanto, de seiva elaborada, que circula no floema.

Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Do floema os pulmões retiram a seiva elaborada, a qual é rica em materiais orgânicos.

Qual é a principal função do floema?

O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.

O que é transportado através do floema?

O floema tem função importante no transporte de elementos minerais e da água à regiões meristemáticas, aonde inexiste um adequada corrente transpiratória para suprir via o xilema os minerais e a quantidade de água necessários, ou mesmo devido à ausência de conexões destes tecidos com o xilema.

Qual a função do xilema e do floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Qual a estrutura do floema?

Ele é formado de elementos crivados, células companheiras, células parenquimáticas, fibras e esclereides. O floema é um tecido condutor especializado no transporte da chamada seiva elaborada. Pelo floema circulam água, carboidratos, aminoácidos, lipídios, hormônios, vitaminas, entre outras substâncias.