Fandangos é um alimento energético construtor ou regulador por quê

Você já ouviu falar nos alimentos energéticos, construtores e reguladores? O nome pode até não ser usual, mas esses três grupos alimentares com certeza fazem parte do seu dia a dia! Nós estamos falando de nada mais, nada menos do que toda a composição da pirâmide alimentar. Já sabe o que isso significa né? Todos os carboidratos, proteínas, vitaminas, vegetais e sais minerais estão incluídos. Mas cada um desses elementos pertence a um grupo específico. Quer entender mais sobre o assunto? Então dá uma olhada na matéria!

Alimentos energéticos compõem a base da pirâmide alimentar

Sabe aquele desenho gráfico em formato de pirâmide, cheio de alimentos e divisões nutricionais? Então! Na verdade, ele é uma espécie de "guia da boa alimentação". Criado pelo Ministério da Saúde em 1999, cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Ou seja, os elementos presentes na parte mais larga do gráfico devem ser consumidos em maior quantidade. E os que preenchem o topo, em menor quantidade.

O primeiro nível da pirâmide, que forma a base, é formado por eles: os alimentos energéticos! Eles ocupam essa posição justamente por serem os grandes fornecedores da nossa dose diária de energia. Sem eles não poderíamos realizar atividades físicas comuns, praticar exercícios ou exercer uma série de ações inerentes ao bem-estar do organismo.

No processo da digestão, por exemplo, os energéticos são os que se transformam em glicose (e, por isso, fornecem energia) rapidamente. Portanto, ao contrário do que dizem por aí, eles não são os vilões da sua dieta! O grupo é composto por carboidratos - alimentos à base de farinha, (como pães, bolos, massas e biscoitos), cereais, tubérculos e raízes (como batatas, inhame, aipim, mandioca e afins). Todos estes são essenciais para que você tenha uma boa qualidade de vida.

Alimentos reguladores são fontes de nutrientes fundamentais

Os alimentos reguladores fazem parte do segundo nível da pirâmide e devem ser consumidos em menor quantidade se relacionados aos energéticos, mas em grandes porções se comparados aos seus benefícios. Afinal, de uma forma geral são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K, fibras e sais minerais.

Os reguladores (como o próprio nome indica) são responsáveis por regular todas as funções do nosso organismo. Eles nos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, trabalham para a manutenção das nossas funções mais orgânicas, e nos fornecem mais disposição, ânimo e energia para o dia a dia - além de serem fontes de nutrientes superimportantes.

O grupo é composto por alimentos de origem vegetal, como frutas (banana, laranja, maçã, uva, pera, mamão, limão e mais), verduras e hortaliças (como rúcula, alface, couve, repolho) e legumes (cenoura, quiabo, vagem, beterraba etc.). E se você deseja ter uma alimentação saudável, nutricionalmente rica e com vários benefícios ao organismo, não pode deixá-los de lado na sua dieta. A escassez desses alimentos pode acarretar falta de memória, enfraquecimento de unhas e cabelos e problemas semelhantes.

Alimentos construtores fazem parte da estrutura do corpo humano

No terceiro e quase último nível da pirâmide (fica apenas abaixo do topo) temos os alimentos construtores! Esse grupo se destaca pela responsabilidade de manter o organismo funcionamento corretamente, por fortalecer e regenerar os tecidos musculares, cuidar do sistema imunológico, ajudar a cicatrizar ferimentos e muito mais.

Os construtores fazem parte da estrutura do nosso corpo. Pense na composição das nossas células, dos tecidos, da musculatura... Em todos os lugares eles estão presentes. São indispensáveis aos que desejam realizar uma dieta saudável, rica em nutrientes, e, sobretudo, aos que querem desenvolver a musculatura.

O grupo é composto principalmente por proteínas, e dentre a imensa lista de alimentos que as representam podemos citar carnes, peixes, frango, tofu, ovos, leite e seus derivados - como iogurtes e queijos -, e todas as leguminosas, como soja, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Bônus: Alimentos extra energéticos

Açúcares, doces, gorduras, óleos e lipídios em geral: esses são os alimentos que compõem o topo da pirâmide e devem ser consumidos com bastante parcimônia. Conhecidos também como extra energéticos, esses alimentos possuem grande quantidade de calorias e participam do processo de oferta e armazenamento energético do organismo. Embora também seja muito importantes para o bem-estar do organismo, eles devem estar presentes em menores quantidades na sua dieta diária. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista para manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes importantes.

Quais são os alimentos reguladores e construtores?

Reguladores. São os alimentos compostos por vitaminas e sais minerais, responsáveis pela regulação do organismo. Eles dão suporte aos alimentos construtores e no sistema imunológico. Ricos em fibras, são encontrados facilmente em frutas, verduras e legumes.

O que são alimentos reguladores exemplos?

Os alimentos reguladores são principalmente frutas, verduras e legumes, como cenoura, laranja, banana e couve, por exemplo, sendo importante serem incluídos na alimentação do dia-a-dia.

O que e um alimento regulador construtor ou energético?

Alimentos reguladores são fontes de nutrientes fundamentais Eles nos ajudam a manter o corpo em equilíbrio, trabalham para a manutenção das nossas funções mais orgânicas, e nos fornecem mais disposição, ânimo e energia para o dia a dia - além de serem fontes de nutrientes superimportantes.

E um alimento regulador?

Os chamados alimentos reguladores são aqueles responsáveis por regular as diferentes funções do organismo, como digestão e circulação sanguínea. Assim, eles costumam ser ricos em vitaminas, fibras e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.