Exerciciosporque por que porquê por quê

996 palavras 4 páginas

Exercícios com gabarito sobre o uso dos porquês
Preencha as lacunas, usando o seguinte código:
a) por que
b) por quê
c) porquê
d) porque
01) ( b ) Quer dizer que você não vai mesmo conosco,___________?
02) ( c ) Não entendo o____________de suas atitudes.
03) ( a ) Você sabe___________ela não passou no concurso.
04) ( d ) Não fuja,___________toda fuga é fraqueza.
05) ( a ) Os maus momentos_________passaste serão inesquecíveis
06) ( c ) Os amigos, não sei_________, foram sumindo um a um.
07) ( a ) Agora entendo______votaste no “homem”…
08) ( c ) Menina apaixonada chora sem saber___________
09) ( d ) ____não tinha sono, fiquei na sala assistindo ao jogo
10) ( a ) Qual seria a razão_______concordaram tão facilmente?
11) Assinale a alternativa incorreta:
a) Não quero mais saber por que motivo não me amas b*) Se não me amas, quero saber porquê
c) Se não me amas, quero saber o porquê
d) Não me amas porque não te amo?
12) Qual é a incorreta?
a) Quero saber o porquê desta briga.
b) Ainda saberás porque saí do país c*) Estudamos sem saber por quê
d) Rápida foi a crise por que passou
13) Assinale a alternativa correta: a*) A criança sempre indaga o porquê das coisas
b) Conheço o livro porque te orientaste
c) Sei porquê você faltou às aulas
d) Chegaste só agora, por que?
14) Há uma alternativa incorreta, assinale-a:
a) Aquela foi a razão por que tive o pesadelo
b) Faça os exercícios, porque só assim se aprende c*) Não sei porque não ficas mais um pouquinho.
d) Porque você fez tudo errado, não o considero eficiente
15) Escolha a alternativa que complete corretamente as lacunas:
Descobri o motivo________ele não veio. Não veio______teve problemas lá.
a) porquê – por quê
b) porque – porque
c) por que – por quê d*) por que – porque
16) Idem ao anterior:
Se você me disser o__________disso,

Relacionados

  • Uso porque, por que, porquê e por quê

    305 palavras | 2 páginas

    Por que Porque Por quê Porque 1. Utilizamos POR QUE (separado) quando:  a frase encerrar uma pergunta. Por que você faltou ontem à aula? Você faltou ontem à aula. Por quê? Se a expressão estiver no início da oração, o que não será acentuado;  Se estiver no fim da oração, ele será acentuado.  2. Quando a expressão puder ser substituída por pelo qual e flexões (pelas quais, pelos quais).  Não me esqueci do vexame por que passei. pelo qual  Quando for interrogativa….

  • Uso dos porquês

    407 palavras | 2 páginas

    Uso dos porquês 1- Complete as lacunas, usando: por que, porque, porquê ou por quê: a) Você não foi à escola ........................... ? b) Ele chega atrasado ................................ acorda tarde. c) Não entendo o ............................... de tanto atraso. d) Não sei ................................... ele chega atrasado. e) ................................. não me disse a verdade? f) Este ....................... é um substantivo. g) É uma conjunção ...................….

  • Uso das porques

    281 palavras | 2 páginas

    PLANO DE AULA CONTEÚDO(S): A escrita das palavras por que/ por quê/ porquê/ porque. Leitura, produção oral e escrita OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura. • Participar de situações de uso da linguagem oral. • Identificar e compreender o uso dos porquês na oração. • Revisar textos do ponto de vista ortográfico. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO Dialogar com os alunos….

  • uso dos porques

    467 palavras | 2 páginas

    USO DOS “PORQUÊS” FORMA EMPREGO EXEMPLOS PORQUE É conjunção causal ou explicativa; famoso porque explicativo e facilmente substituído por “pois”. Ele viajou, porque foi chamado para assinar contrato. Ele não foi, porque estava doente. Abra a janela porque o calor está insuportável. Ele deve estar em casa porque a luz está acesa. PORQUÊ É a forma substantivada (=antecedida de determinativo: artigos “o”, “um” ou pronomes “este”, aquele” …) Quero saber o porquê da sua decisão. A….

  • Uso dos porquês

    292 palavras | 2 páginas

    língua portuguesa existem 4 porquês , cada um com sua utilização especifica. * O por que (separado e sem acento)- pode ser utilizado tanto no inicio,meio ou fim. O intuito dele é apenas fazer perguntas. É possível ter uma noção do uso do mesmo, pois ele pode ser substituído, por: por qual razão, pelos quais, pela qual, pelas quais e por qual. Ex: Por que você faltou na aula hoje? Gostaria muito de saber por que você faltou na aula hoje? * Porque (junto e sem acento) – não….

  • Uso dos porques

    262 palavras | 2 páginas

    Uso dos “porquês” Na língua portuguesa, existem quatro tipos de “porquês”. Eles são utilizados em ocasiões diferentes, mas é muito fácil se enganar em uma redação. Veja a diferença entre eles: Por que (separado sem acento) Usa-se esta forma para iniciar perguntas: - Por que fizeste isso? Podemos trocar o “por que” por “pelo qual motivo”, sem alterar o sentido: - Pelo qual motivo fizeste isso? Por que -> pelo qual motivo Por que você não foi à festa? (por qual razão) Não sei por….

  • Uso dos porquês

    391 palavras | 2 páginas

    VEZ''? O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto. Por quê = Em final de frase. Equivale a por qual razão / por qual motivo. EX: VOCÊ GOSTA DE LER ROMANCES. POR QUÊ? Porque = Quando equivale a pois, uma vez que, já que, porquanto, pelo fato de que. EX: ELE PARECIA O ROBIN HOOD PORQUE USAVA SAPATOS DE PONTA E BONÉ Porquê = Quando funciona….

  • Uso dos porquês

    352 palavras | 2 páginas

    Uso dos porquês 1. Usa-se por que: A- Nas interrogativas diretas e indiretas: Por que você demorou tanto? (interrogativa direta) Quero saber por que meu dinheiro está valendo menos. (interrogativa indireta) a. Sempre que estiverem expressas ou subentendidas as palavras motivo, razão: Não sei por que ele se ofendeu. Eis por que não lhe escrevi antes. b. Quando a expressão puder ser substituída por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais: A estrada….

  • o uso dos "porque"

    485 palavras | 2 páginas

    Sobre os usos dos porquês! 07) Assinale a alternativa incorreta: a) Não quero mais saber por que motivo não me amas b) Se não me amas, quero saber porquê c) Se não me amas, quero saber o porquê d) Não me amas porque não te amo? 08) Qual é a incorreta? a) Quero saber o porquê desta briga. b) Ainda saberás porque saí do país c) Estudamos sem saber por quê d) Rápida foi a crise por que passou 09) Assinale a alternativa correta: a) A criança sempre indaga o porquê….

  • Usos dos porques

    881 palavras | 4 páginas

    Dúvidas recorrentes na produção dos textos: Caso 1 - USOS DOS PORQUÊS TODAS AS FRASES ABAIXO ESTÃO CORRETAS?  Ele não disse porque rejeitou a proposta de emprego.  Você foi embora cedo ontem, por quê?  Existem quatro tipos de porques.  Pare de falar, porque sua voz é irritante.  Não sei porque faltaste ontem. Assinale com V os itens verdadeiros e com F os incorretos: ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) Não entendo o porquê de suas atitudes. Alguns chateiam por que gostam. Diga-me: por….

Outros Trabalhos Populares

Porque por quê porque Por que atividade?

Por quê: usado no fim de perguntas diretas. Porque: usado em respostas; explicações. Porquê: embora possa ser precedido de um pronome ou de um numeral, costuma ser usado depois do artigo "o" e do artigo "um", e é sinônimo de "motivo".

Por que os 4 tipos de porquês?

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Por que por causa de quê?

Porque (junto e sem acento) é utilizado em respostas para indicar uma causa ou uma explicação. É uma conjunção subordinativa causal ou explicativa que une duas orações. Porque é sinônimo de: pois, uma vez que, visto que, dado que, por causa de, pelo motivo de.

Porque exemplo?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.