Exercícios sobre período entre guerras 9 ano com gabarito

Exercícios sobre período entre guerras 9 ano com gabarito


1. (FGV/2008) Leia as afirmativas sobre o período do entreguerras.

I. Fundado no início dos anos 1920, o Partido Nacional Fascista torna-se rapidamente, na Itália, um forte movimento de massas ao defender o liberalismo político e os direitos individuais.

II. Mussolini e Hitler chegam ao poder na mesma época e da mesma forma: por meio de golpe de Estado.

III. No livro Mein Kampf (Minha Luta), Hitler pregava uma nova ordem mundial baseada no nacionalismo e no racismo, assim como defendia o fim da decadente civilização liberal e do comunismo.

IV. A Guerra Civil Espanhola (1936) opôs franquistas, que contaram com o apoio da Alemanha nazista e da Itália fascista, e os republicanos, apoiados pelas brigadas internacionais.

V. A Ação Integralista Brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi, no Brasil, o partido político que mais se aproximou das ideais totalitárias dos anos 1930 e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.

São corretas as afirmativas

a) I, II e III, apenas.

b) I, III e IV, apenas.

c) II, III, V, apenas.

d) III, IV e V, apenas.

e) I, II, III, IV e V.

2. (UDESC SC/2011) Mesmo que vitoriosas na Primeira Guerra Mundial, as chamadas democracias liberais não puderam evitar a crise generalizada diante da desorganização econômica europeia, das ameaças dos comunistas motivados pela revolução russa de 1917 e da insatisfação de alguns países, a exemplo da Alemanha, com o que foi resolvido nos acordos de paz. Assim, no período conhecido por entreguerras pode-se observar a emergência de fenômenos como o totalitarismo.

Sobre o período citado e o totalitarismo, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

(__) Nesse período o fascismo italiano e o nazismo alemão foram apoiados por grande parte da população desses países.

(__) Na Itália, o Duce, Mussolini, implantou regime de exceção, dissolveu partidos políticos, fechou jornais e criou um Estado interventor e autoritário.

(__) Hitler, na Alemanha, teve uma ação mais discreta, evitando a propaganda e investindo fortemente na política de boa vizinhança, seguida pelos norte-americanos na década de 40.

(__) Em Portugal, Salazar, na condição de chefe de governo ainda em 1932, não mediu esforços para evitar que o totalitarismo e a ditadura chegassem a Portugal.

(__) Semelhante ao fascismo italiano, na Espanha foram criadas corporações de trabalho e partido único em 1924.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – F – F

b) V – F – V – V – F

c) F – F – V – F – V

d) F – V – F – V – V

e) V – V – F – F – V

3. (UERJ/2001) Os turbulentos jovens nazistas da Alemanha são os guardiães da Europa contra o perigo comunista (...). O escoamento das reservas de energia da Alemanha para a Rússia poderia ajudar o povo russo a restaurar uma existência civilizada, e talvez inverter a tendência do comércio mundial, em favor da prosperidade.

(Rothermer. Daily Mail. 28/11/1933)

De acordo com a visão da imprensa dos países capitalistas, explicitadas no texto acima, a Grande ameaça que pairava no mundo no momento do “entreguerras” era:

a) o perigo dos governos de feição autoritária, como aqueles implantados na Itália e no Japão.

b) a possibilidade de uma guerra entre os nazistas e as potências ocidentais, como Grã-Bretanha e França.

c) a expansão do nazismo para o leste europeu, ameaçando as relações de comércio entre área e a Europa ocidental.

d) a propagação do comunismo em direção ao ocidente, o que poderia ser evitado através de uma guerra entre Hitler e Stalin.

4. (UNIRIO RJ/1996) O período “entreguerras”, compreendido entre 1919 e 1939, caracterizou-se pela eclosão de crises que atingiram a Europa.

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre esse período.

a) Na Alemanha, a nomeação de Hitler para a chancelaria, em 1933, consolidou o Partido Nazista, que, baseando-se em uma ação política totalitarista, implementou a expansão do Estado alemão e alterou a ordem política internacional.

b) Na França, a crise econômica da década de 30 foi superada com a anexação de ricos territórios alemães, como a Alsácia-Lorena e o Rhur, como reparação pelas perdas francesas na Primeira Guerra Mundial.

c) Na Itália, a vitória do Partido Fascista nas eleições de 1922 permitiu uma aliança político-partidária de comunistas, fascistas e socialistas, que proclamaram uma República Parlamentar, derrubando a monarquia italiana.

d) Na União Soviética, a ascensão de Stálin, a partir de 1924, determinou a substituição dos planos quinquenais de economia, idealizados por Lênin, pela NEP (Nova Política Econômica)

e) Na Tchecoslováquia, o Grande número de colonos alemães favoreceu as alianças com o III Reich alemão, o que permitiu que os Tchecos invadissem as regiões de Dantzig e da Prússia Oriental, em 1939.

5. (ACAFE SC/1999) “Nada deve haver fora do Estado, acima do Estado e contra o Estado”. Esta frase de Benito Mussolini ilustra o período chamado Entreguerras (1919-1939), que se destacou pela ascensão de regimes totalitários.

Sobre estes regimes, a alternativa FALSAé:

a) Os países totalitários apoiavam-se em regimes de partido único. Nazistas e fascistas não toleravam oposição organizada e democrática.

b) O racismo, inerente às pregações nazistas, apoiava-se na ideia de superioridade de um povo e supunha ser esta compreensão de caráter científico.

c) Na Alemanha, Hitler chegou ao poder através de eleições, apoiado por uma ampla coalizão de partidos, que incluía liberais e socialistas.

d) A ascensão de regimes totalitários foi encarada por amplos setores da burguesia como um mal menor em comparação com a ameaça comunista.

e) O controle do Estado sobre os sindicatos era extremamente forte, impedindo conflitos ou greves.

6. (UNIFOR CE/1998) No período Entreguerras, surgiu na Europa o fascismo, tendo como uma de suas características

a) o apoio da classe trabalhadora à política econômica dos governos totalitários, em troca da autonomia sindical.

b) a defesa dos princípios liberais e democráticos como base da organização política e do fortalecimento do Estado.

c) o intervencionismo estatal na economia, objetivando garantir os ganhos da classe empresarial em meio à crise da sociedade capitalista.

d) a valorização da pessoa como o bem maior da sociedade, o que exigia do Estado qualquer sacrifício para bem do indivíduo.

e) a coletivização dos meios de produção, objetivando garantir a presença do Estado na mediação dos conflitos entre capital e trabalho.

7. (PUC RJ/2006) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi uma das experiências que, nas suas particularidades, representou grande parte das contradições políticas do cenário europeu, durante o entreguerras (1919-1939). Sobre esse acontecimento, podemos afirmar que:

I. na década de 1930, a sociedade espanhola foi palco de crescente polarização, no tocante à promoção de determinadas reformas sociais, entre os nacionais-socialistas, agrupados na Falange, e diversas facções políticas de esquerda, reunidas na Frente Popular.

II. com a vitória da Frente Popular, nas eleições de 1936, militares conservadores e nacionalistas, sob o comando do General Francisco Franco, iniciaram a guerra civil que culminou com a vitória dos grupos franquistas, em 1939, e a implantação de regime ditatorial, em vigor até 1975.

III. o bombardeio da vila de Guernica, em 1937, pela aviação alemã, em apoio à ofensiva das tropas de Franco, tornou-se, na tela pintada por Pablo Picasso, um dos episódios símbolo das atrocidades que caracterizaram a Guerra Civil Espanhola.

IV. o governo republicano da Frente Popular, a despeito dos apelos realizados, pouca ajuda recebeu de governos e/ou voluntários estrangeiros, não oferecendo resistência ostensiva ao golpe militar franquista.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

b) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

8. (UNESP SP/1996) “A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular.”

(Eric Hobsbawn – Era dos extremos)

Identifique a “direita radical” que ascendia no período Entreguerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários.

a) Bolchevista

b) Liberal

c) Menchevista

d) Nazifascista

e) Anarcosindicalista

GABARITO

Exercícios sobre período entre guerras 9 ano com gabarito

Exercícios sobre período entre guerras 9 ano com gabarito

Quais os principais acontecimentos do Período Entreguerras?

Politicamente, a época coincidiu com a ascensão do comunismo, começando na Rússia com a Revolução de Outubro e a Guerra Civil Russa, no final da Primeira Guerra Mundial, e terminando com a ascensão do fascismo, particularmente na Alemanha e na Itália.

O que aconteceu entre 1918 e 1939?

Os anos entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial é conhecido como Período entre Guerras. O período Entre Guerras foi uma fase da História do século XX que vai do final da Primeira Guerra Mundial até o início da Segunda Guerra Mundial, ou seja, entre 1918 a 1939.

Quais foram os períodos da guerra?

A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).

Porque o Período Entreguerras foi caracterizado como um momento histórico de intensa crise?

O crescimento econômico dos anos 1920 foi bruscamente interrompido pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, dando início a uma longa crise mundial. Nessa época configurou-se a sociedade de massas e surgiram novas formas de lazer.