Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

O slideshow foi denunciado.

Seu SlideShare está sendo baixado. ×

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

professor na colégio salesiano santo antônio

Mais Conteúdo rRelacionado

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências
Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

  1. 1. Aluno (a): ________________________________________ n° _ Professor (a): WALDIR MONTENEGRO __9° ano/turma ___ . Data: _____/_____/____. ATIVIDADES DE FÍSICA QUESTÕES RASURADAS NÃO SERÃO VÁLIDAS PARA FINS DE CORREÇÃO “SALESIANO SANTO ANTÔNIO: EDUCANDO COM O CORAÇÃO” 1°)As principais partículas elementares constituintes do átomo são: a)prótons, elétrons e carga elétrica b) prótons, nêutrons e elétrons d) elétrons, nêutrons e átomo e) nêutrons, negativa e positiva 2°)Considere os seguintes materiais: 1) madeira seca 2) vidro comum 3) algodão 4) corpo humano 5) ouro 6) náilon 7) papel comum 8) alumínio Quais dos materiais citados acima são bons condutores de eletricidade? Marque a alternativa correta. a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 b) 4, 5 e 8 c) 5, 3, 7 e 1 d) 2, 4, 6 e 8 e) 1, 3, 5 e 7 3°) Uma pessoa penteia seus cabelos usando um pente de plástico. O que ocorre com o pente e com o cabelo? a) Ambos se eletrizam positivamente. b) Ambos se eletrizam negativamente. c) Apenas o pente fica eletrizado. d) Apenas o cabelo fica eletrizado. e) Um deles ficará positivo e o outro negativo 4°)Um corpo eletricamente neutro: a) não possui cargas negativas nem positivas. b) possui número diferente de cargas positivas e negativas. c) possui o mesmo número de cargas positivas e negativas. d) não existe, pois todos os corpos possuem cargas elétricas
  2. 2. 5°) "Série triboelétrica é um conjunto de substâncias ordenadas de tal forma que cada uma se eletriza negativamente quando atritada com qualquer uma que a antecede e positivamente quando atritada com qualquer uma que a sucede. Exemplo: vidro - mica - lã - seda - algodão - cobre." Baseado na informação acima, responda: a) Atrita-se um pano de lã numa barra de vidro, inicialmente neutros. Com que sinais se eletrizam? b) E se o pano de lã fosse atritado numa esfera de cobre, também inicialmente neutro? 6°)Responda as seguintes questões: a)O que significa dizer que um corpo está eletrizado? b)Em corpos eletricamente neutros, o que podemos dizer quanto ao número de prótons e de elétrons? c)O que ocorre quando um corpo está com menos elétrons que prótons? 7)Um bastão de borracha foi atritado com lã, adquirindo carga negativa. a)A lã ficou eletrizada? b)Qual o sinal da carga na lã? c)Qual dos dois corpos recebeu elétrons? 8°) Considere as seguintes afirmativas: I. Um corpo não eletrizado possui um número de prótons igual ao número de elétrons. II. Se um corpo não eletrizado perde elétrons, passa a estar positivamente eletrizado e, se ganha elétrons, negativamente eletrizado. III. Isolantes ou dielétricos são substâncias que não oferecem facilidade de movimento aos elétrons. Está(ão) correta(s) a) apenas I e II. b) apenas II. c) apenas III. “Tudo posso naquele que me fortalece!” d) apenas I e III. e) I, II e III.

Questão 1

(Udesc) Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às de campo magnético.

I. As linhas de força do campo elétrico se estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva e para dentro de uma carga pontual negativa.

II. As linhas de campo magnético não nascem nem morrem nos ímãs, apenas os atravessam, ao contrário do que ocorre com os corpos condutores eletrizados que originam os campos elétricos.

III. A concentração das linhas de força do campo elétrico ou das linhas de campo magnético indica, qualitativamente, onde a intensidade do respectivo campo é maior.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 2

(Unesp) Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 na situação descrita.

a)

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

b)

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

c)

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

d)

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

e)

Exercícios sobre eletricidade e magnetismo 9º ano ensino fundamental ciências

Questão 3

A respeito do desenvolvimento dos estudos relacionados com o magnetismo, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Os primeiros estudos realizados na área do magnetismo foram feitos por Aristóteles no século VI a.C. O filósofo analisou a atração entre pedras de um minério denominado de magnetita.

(  ) A utilização da bússola provavelmente foi a primeira aplicação prática do magnetismo.

(  ) A relação entre magnetismo e eletricidade só foi aceita no século XX com os estudos de Michael Faraday.

(  ) O experimento de Oersted, realizado no século XIX, abriu caminho para os estudos relacionados ao eletromagnetismo.

a) F, V, V, V

b) V, V, V, V

c) V, F, V, F

d) F, F, F, F

e) F, V, F, V

Questão 4

Indique a única afirmação incorreta:

a) A primeira aplicação prática do magnetismo foi desenvolvida pelos chineses: a bússola.

b) As denominações polo norte e polo sul foram dadas por Pierre Pelerin de Maricourt.

c) Os estudos sobre magnetismo iniciaram-se a partir da percepção de que materiais atritados poderiam atrair-se mutuamente.

d) O experimento de Oersted abriu caminho para os estudos referentes ao eletromagnetismo.

e) As bases teóricas sólidas entre a relação de campos magnéticos e campos elétricos foram feitas por Maxwell.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

Todas as afirmações são verdadeiras.

Resposta Questão 2

Letra C

As linhas de campo magnético saem do polo norte e entram no polo sul. Seguindo a orientação das linhas de norte para sul, podemos identificar o sentido do campo magnético em cada ponto indicado.

Resposta Questão 3

Letra E

Falsa – Os primeiros estudos realizados na área do magnetismo foram feitos por Tales de Mileto.

Verdadeira.

Falsa – A relação entre magnetismo e eletricidade foi comprovada ainda no século XIX a partir das contribuições de Oersted.

Verdadeira.

Resposta Questão 4

Letra C

Os estudos iniciados a partir da percepção da atração mútua que ocorre após o atrito de determinados materiais voltavam-se para as propriedades elétricas dos objetos. Os estudos do magnetismo iniciaram-se a partir da observação do comportamento da magnetita, minério de ferro que é um ímã natural.