Eu vim ou eu vir

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,17,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,84,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,23,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,91,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,

As duas formas estão corretas e existem na língua portuguesa. Neste artigo, vamos mostrar quando usar vim e vir. Vejamos!

Quando usar “vim”?

A palavra vim representa a conjugação do verbo vir na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Vamos conferir alguns exemplos do uso desse termo:

  • Eu vim aqui ontem à noite para comprar uma panela.
  • Hoje eu vim trabalhar de ônibus, porque meu carro estragou.
  • No dia em que eu vim, você não estava.

Vale ressaltar que o pretérito perfeito é utilizado para indicar uma ação eventual ou momentânea ocorrida e finalizada em algum momento do passado.

Quando usar “vir”?

Já o termo vir pode ser usado em duas situações, com sentidos bem distintos. Vamos conferir cada uma delas.

1) Infinitivo

Vir é a primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo impessoal. O termo é usado, em geral, em locuções verbais (quer vir, vai vir, pode vir) e quando o verbo tiver regência de uma preposição (tem de vir, é para vir, etc.). Vejamos alguns casos de uso desse vocábulo:

  • João quer vir aqui hoje à noite.
  • O advogado vai vir amanhã de manhã.
  • Você tem de vir aqui em casa para colocarmos a conversa em dia.

É importante acrescentar que o infinitivo nesses casos é utilizado para indicar uma ação futura.

2) Verbo ver

Vir também pode indicar a primeira e a terceira pessoa do singular, do futuro do subjuntivo, do verbo ver.

  • Se ele vir você conversando com essa pessoa, vai ficar muito irritado.
  • Quando eu vir a Joana, eu aviso que você passou por aqui.
  • Só vou ser feliz, quando eu vir todos os meus filhos formados.

Para finalizar, destacamos que o modo subjuntivo é utilizado para indicar uma possibilidade ou uma dúvida.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.

Quando se usa o vim?

A palavra “vim” se refere à primeira pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo, do verbo “vir”. Portanto, está relacionada ao pronome pessoal “eu” e indica uma ação ocorrida no passado: Quando vim do interior, esperava ser feliz nesta grande cidade de Belo Horizonte.

Pode vir ou Vim aqui?

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

É correto dizer vai vir?

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

Pode vim ou pode vir 2022?

A dúvida é: quando utilizar vim e quando utilizar vir? Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu vim). Vir é a forma do verbo no infinitivo (pode vir, vai vir, deve vir, quer vir).