Em que consiste um relatório contábil?

A contabilidade dentro de uma empresa tem a importante função de subsidiar a gestão na tomada de decisão e gerar informações confiáveis ao controle dos gastos, redução dos tributos, ao estado da situação patrimonial e à rentabilidade e lucratividade do negócio.

Na falta de um bom planejamento, investimentos e melhorias acabam sendo inviabilizados. Por meio dos relatórios contábeis é possível analisar a situação da empresa como um todo, detectando problemas e desenvolvendo soluções.

Mas em que consiste esse relatório? Qual a sua importância para manter o controle da inadimplência do negócio? Essas e outras informações você terá neste post. Confira!

Afinal, o que são relatórios contábeis?

De forma simplificada, relatórios contábeis nada mais são que exposições detalhadas e consolidadas dos dados e informações colhidos pela contabilidade da empresa.

O principal objetivo deles é relatar os fatos financeiros e econômicos registrados em um determinado período. Em outras palavras, é uma forma mais prática e resumida de apresentar os dados de uma empresa.

Portanto, os relatórios contábeis garantem uma visão apurada da situação da empresa em relação ao seu patrimônio e às atividades desenvolvidas.

Quais os tipos de relatórios?

Existem apenas dois tipos de relatórios contábeis: os obrigatórios e os não obrigatórios. Vejamos, a seguir, com maiores detalhes cada um deles.

Relatórios obrigatórios

Também conhecidos como Demonstrações Financeiras, os relatórios obrigatórios são aqueles que devem ser apresentados obrigatoriamente por lei. Entre eles, podem ser citados:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) etc.

Dependendo do tipo de relatório contábil é necessário que haja a publicação deste instrumento em uma mídia escrita ou jornal de grande circulação.

Relatórios não obrigatórios

Os relatórios não obrigatórios são aqueles que não exigidos pela legislação. No entanto, mesmo com caráter facultativo, eles são extremamente importantes para a tomada de decisão dos gestores e empreendedores, por exemplo, para definir quais os melhores investimentos:

  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): com exceção às sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00, quando se torna obrigatório;
  • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA): exceto para as companhias abertas.

Há vantagens nos relatórios contábeis?

Muito além de serem relatórios contábeis, obrigatórios ou não, esses documentos podem ajudar uma empresa de várias formas. Confira!

Melhora a tomada de decisões

Os relatórios contábeis são importantes instrumentos de análise no processo de tomada de decisão. Com esse recurso o gestor passa a ter uma visão mais clara e precisa da atual situação da companhia.

Assim, é possível acompanhar seu progresso e identificar oportunidades de crescimento para o negócio, com base em informações reais e transparentes.

Prepara para o Imposto de Renda

As informações mantidas, organizadas e controladas regularmente possibilitam que à época da declaração do IR, tudo seja prestado de forma transparente e com maior segurança.

O empreendedor não chegará no dia de preencher o IR e se deparar com gavetas cheias de notas fiscais, recibos, relatórios, enfim, fazer relatórios contábeis regulares significa que o sistema de gestão também está atualizado.

Reduz a inadimplência

Muito além de manter maior pontualidade nos pagamentos — como contas a pagar — o gestor passa a controlar com mais eficiência os clientes que pagam em menor tempo. Além disso, os relatórios ajudam a certificar que os fornecedores serão remunerados a tempo.

Ainda, tais relatórios auxiliam na gestão de um melhor fluxo de caixa, dando a possibilidade de realizar investimentos com base na real situação do empreendimento.

Controlar o panorama econômico e financeiro de uma organização é, sem dúvidas, fundamental para assegurar sua longevidade no mercado. Portanto, os relatórios contábeis devem estar sempre na pauta dos gestores.

Gostou do post? Quer ficar sempre por dentro desse assunto? Então, siga nossas redes sociais e veja tudo em seu feed! Estamos no Facebook e Twitter.

Índice

  • 1 Saiba quais são e como fazer os relatórios financeiros
  • 2 Conheça os principais relatórios financeiros e como elaborá-los de forma segura e descomplicada
  • 3 Quais são os principais relatórios financeiros?
  • 4 Como fazer os relatórios financeiros?
  • 5 Assine nossa newsletter

Saiba quais são e como fazer os relatórios financeiros

Conheça os principais relatórios financeiros e como elaborá-los de forma segura e descomplicada

Seja para prestar contas à Receita ou para ajudar na gestão do negócio, os relatórios financeiros são fundamentais para a saúde financeira de uma empresa, devendo fazer parte de sua contabilidade.

Trata-se de documentos utilizados para o registro, acompanhamento e divulgação de todas as informações financeiras de uma empresa, apresentando uma visão detalhada do seu desempenho.

Mas você sabe quais são os principais relatórios financeiros? Sabe como elaborá-los?

No artigo de hoje, vamos trazer a resposta para as suas perguntas. 

Confira!

Mas antes, leia também:

  • Desvende o poder contido nos relatórios contábeis e afaste o seu negócio da crise!
  • Como fazer o balanço patrimonial do seu restaurante sem complicações;
  • DRE para bares e restaurantes: o que é?

Quais são os principais relatórios financeiros?

Balanço Patrimonial: consiste em um relatório sobre as áreas contábeis, econômicas e financeiras da empresa. Ele deve conter todos os ativos, passivos e o patrimônio líquido.

DRE – Demonstrativo de Resultado de Exercício: trata-se de uma obrigação para empresas constituídas por sociedades por ações, devendo ser divulgado todos os anos. O DRE possui como principal objetivo apresentar os resultados líquidos obtidos no período, bem como identificar os possíveis lucros e prejuízos obtidos.

DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa: trata-se de um relatório muito importante por apresentar todas as movimentações financeiras realizadas na empresa durante o período determinado. O seu acompanhamento pode ajudar os gestores a evitar prejuízos financeiros, identificar suas principais fontes de receitas e de custos.

Relatório de contas a pagar e a receber: consiste em uma ferramenta importante para o controle financeiro do negócio, por apresentar as movimentações financeiras que irão ocorrer na empresa.

Como fazer os relatórios financeiros?

É importante destacar que, por se tratar de uma atividade que demanda o conhecimento contábil e, alguns deles, o registro de contador, os relatórios financeiros devem ser elaborados por profissionais contábeis devidamente registrados.

Assim, você evita erros e problemas com a elaboração desses documentos extremamente importantes para a sua empresa.

Entretanto, podemos dizer que o primeiro passo para elaborar seus relatórios financeiros é entender os indicadores que serão analisados e o que o relatório deverá registrar, como inadimplência, custo de aquisição de clientes, rentabilidade, lucratividade, entre outros.

Em seguida, é necessário reunir todos os dados relevantes sobre a saúde financeira da empresa. 

De forma bem resumida, podemos entender que, para elaboração desses documentos, é necessário:

  • Contar com um profissional contábil
  • Centralizar e padronizar as informações;
  • Utilizar um software de gestão;
  • Simplificar as informações;
  • Revisar as informações preenchidas.
  • Conte com a C.A. Nova Contábil para a elaboração correta dos seus relatórios financeiros

Nós, da C.A. Nova Contábil, somos especialistas em gestão de serviços contábeis, o que inclui a elaboração e análise de relatórios financeiros, conciliação bancária, demonstrações de resultados, controle de Fluxo de Caixa, e muito mais.

Portanto, se você deseja manter a sua empresa organizada, saudável e segura, entre em contato conosco hoje mesmo.

Estamos à sua disposição!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM O NOSSO SUPORTE ESPECIALIZADO!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da C.A. Nova Contábil.

Contamos com uma equipe de colaboradores e de especialistas altamente capacitada para atender aos mais diversos aspectos da legislação tributária, legal, trabalhista e previdenciária brasileira; atuamos, nesse sentido, com regularidade e conformidade fiscal também.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Summary

Em que consiste um relatório contábil?

Article Name

Relatórios financeiros: quais são e como fazê-los?

Description

Conheça neste artigo os principais relatórios financeiros e como elaborá-los de forma segura e descomplicada.

Author

marketing@canova

Publisher Name

C.A Nova Contábil

Publisher Logo

Em que consiste um relatório contábil?

O que é um relatório contábil?

De forma resumida, relatórios contábeis são documentos que trazem informações apuradas pelo setor de contabilidade de uma empresa. Ele compreende dados como despesas, recebimentos, registros como custos, e impostos diversos.

Qual o objetivo do relatório contábil?

O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao ...

Quais são os relatórios contábeis?

Quais são os principais relatórios contábeis?.
Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ... .
Balanço Patrimonial (BP) ... .
Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) ... .
Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).