Elementos da natureza educação infantil

Elementos da natureza educação infantil

Elementos da natureza educação infantil
Legenda: criança brincando com folhas. Disponível em https://criancaenatureza.org.br/

O contato com a natureza permite as crianças a possibilidade de construir conceitos e conhecimentos sobre o mundo em que vivem. Ao explorar os elementos que compõe a natureza, como terra, areia, árvores, pedras, graveto as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente. Ao Brincar de fazer bonecos de barro, construir castelos de areia, cozinhadinhos com folhas e frutas que caem pelo chão, descobrem novas formas de brincar com elementos da natureza, essas ações possibilitam muitas aprendizagens na infância.


E sabendo dessas possibilidades de aprendizagens que os elementos da natureza podem oferecer às crianças, a professora Sandra Dornela do CMEI Setor União, apresenta uma proposta de brincadeira muito conhecida: – o jogo da velha, utilizando elementos na natureza! Clique na imagem abaixo e veja como a professora fez:

Fonte: Canal do Youtube – Portal conexão-escola

Que tal convidar eu filho (a) para construir um jogo da velha utilizando elementos naturais?


Essa proposta foi tema do Programa Conexão Escola – A natureza e suas possibilidades transmitido pelas TV Sagres (Canal 26) e TV UFG (Canal 15.1 UHF | 21 NET). Quer assistir na íntegra? Acesse os links abaixo!


Proponentes/Curadoria NEC
Professor(a) convidado(a) Sandra Dornela (CMEI Setor União)
Parceiros/Autorizações Canal Grupo Taquitá/ Canal Grupo Pa-tum-pá/Canal Luiza Rabello

Educação Infantil – crianças pequenas

Brincar na natureza é maravilhoso e tem benefícios para adultos e para crianças. Por isso, lançamos um vídeo nesta semana com o tema Os benefícios de brincar NA NATUREZA – com dicas de BRINCADEIRAS!, e também trouxemos este conteúdo para o nosso site com o post de hoje: 10 brincadeiras com elementos da natureza.

Vamos primeiro ao vídeo e depois temos as 10 brincadeiras! Simples, divertidas e surpreendentes.

 01 – Caça aos elementos na natureza

No Brasil, 21 de setembro é o Dia da Árvore. Então, que tal celebrar a data levando as crianças para brincar ao ar livre? Neste post aqui, a Patricia Marinho ensina como fazer uma caçada diferente, É a caça aos elementos na natureza. É muito simples! Vá com as crianças ao parque ou a pracinha e brinquem de caçar a maior folha, a menor folha, a folha mais diferente, uma flor amarela e por aí vai.  Ah! Nada de arrancar, só vale pegar o que já caiu das árvores.

Para facilitar, você pode clicar aqui e receber gratuitamente uma lista do que pode levar para Caçar os elementos na natureza. Nossa lista tem os elementos escritos e os desenhos dos elementos. Assim, crianças menores, que ainda não sabem ler, podem brincar também.

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Um banner anunciando que o Tempojunto tem um material gratuito com uma lista de elementos para as crianças caçarem na natureza. A foto que ilustra o banner mostra algumas páginas do material e uma criança branca, no parque, com cabelo preso, segurando uma lupa.

02 – Brincar livre

Isso mesmo, deixar as crianças brincarem livremente, explorando, sentindo o ventinho no rosto, olhando os bichinhos, sentindo os aromas, pisando ou escorregando na grama. Assim, como a Patricia Marinho explica neste post, seu filho conhecer novas texturas, cheiros e cores. Além disso, certamente também vão desfrutar do benefício de estar em movimento: subindo em árvore, andando em terrenos que não são planos, correndo no espaço livre. Dá uma olhada aqui nos post com as sugestões e benefícios que a Pati nos trouxe.

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Criança branca, com cabelos encaracolados, de vestido branco com manchinhas pretas e unhas pintadas de cor-de-rosa. A criança está olhando para suas mãos que estão unidas e cheias de folhas secas.

03 – Encontre o tesouro

Essa brincadeira é muito simples e as crianças podem fazer na praia usado a areia ou em outro lugar usando terra. Não vamos dar spoiler, não! A nossa oitava brincadeira entre as 10 brincadeiras com elementos da natureza é muito simples e divertida e você pode ver como brincar clicando aqui.

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Uma criança branca, sorridente, vestindo um biquíni colorido e boné cor-de-rosa, brinca na areia da praia usando uma pequena pá vermelha e um concha de plástico verde. Ela está usando a pá e a concha para cavar em um monte de areia.

04 – Colagem com elementos da natureza

Neste post aqui, a Patricia Marinho mostra uma brincadeira que ela fez com a sua filha mais nova, a Gabi, combinando natureza e imaginação. Usando elementos que elas encontraram no quintal da casa de uns amigos, elas montaram um bracelete de super poderes da natureza. Clique aqui para ver como fazer essa brincadeira divertida e simples com elementos da natureza.

Elementos da natureza educação infantil
*Descrição da foto: Mão de uma mulher branca segurando um bracelete feito com rolo de papel higiênico. No bracelete estão coladas uma pétala vermelha, uma pétala cor-de-rosa, uma pequena flor também cor-de-rosa e folhas verdes. 

05 – Pintar com pincel de galhos e plantas

A Patricia Marinho passou as férias de julho da família na casa da sua mãe, que mora no Rio de Janeiro. Uma casa com um quintal enorme e cheio de árvores. Ela fez várias brincadeiras com as filhas e sobrinhos, mas o simples fato de sair coletando diferentes materiais do chão rendeu uma brincadeira de arte muito criativa. Dá uma olhada aqui neste post e divirta-se com as crianças usando pincéis diferentes!

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Uma menina branca, sentada no chão de um quintal, pintando com pincéis criados com elementos da natureza com galhos e folhas. Na imagem, a menina pinta em uma folha branca de papel e tem pequenos copos plásticos com água na sua frente, para limpar os pincéis.Além dos copos, um pote com vários tipos de pincéis.

06 – Castelos de terra e água ou areia e água

Seja na praia ou na pracinha, brincar em ambientes diferentes é muito bom para as crianças. E a areia é bem legal, pois a maioria das crianças ama aquela textura diferente e divertida!

Dá para brincar simplesmente mexendo na areia ou usando brinquedinhos e montando castelos ou casinhas. A terceira ideia entre as nossas 10 brincadeiras com elementos da natureza vem deste post aqui. Além do castelo, tem várias ideias de como brincar na areia. E se você tem aquele “medo de sujeira”, dá uma olhada no post e veja como as crianças estão se divertindo. Vale a pena!

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Criança branca de cabelos encaracolados brinca na areia do parquinho, segurando um copo plástico onde ela coloca a areia do chão.

07 – Pegar folhas no ar

Simples, assim. Brincando livre e usando as folhas secas caídas no chão para jogar para cima. Deixar as folhas caírem no cabelo e dar boas risadas com a “bagunça” que uma chuva de folhas pode fazer. Dá um a olhada na foto abaixo. Não dá vontade de correr para algum lugar ao ar livre e simplesmente brincar?

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Uma menina branca, de cabelos lisos, usando uma jaqueta jeans e camiseta branca brinca de pegar as folhas secas que foram jogadas para cima. A imagem mostra apenas a menina da cintura para cima, destacando o céu azul e com poucas nuvens.

08 – Fazer bichinhos com objetos da natureza

Sabe o quintal da casa da mãe da Patricia Marinho que mencionamos na ideia “04 – Pintar com pincel de galhos e plantas”? Então, foi nesse mesmo quintal que a Pati e a Gabi usaram novos elementos para se divertir e criar bichinhos. Dá uma olhada aqui em com elas fizeram e já planeje a brincadeira com seus filhos.

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: Uma menina branca, de cabelos encaracolados, sorrindo, vestindo uma camiseta cor-de-rosa e short preto com listras brancas, mostra os bichinhos que criou usando galhos, folhas, pinhas e pequenas frutas amarelas.

09 – Relógio de Sol

Usando apenas pedrinhas e um graveto, você pode brincar com seus filhos na natureza montando um relógio de sol. Em um primeiro momento você pode achar atá complicado, afinal é um relógio e como assim apenas com esses elementos? Bom, se você clicar vai ver um post em que a Carol, filha mais velha da Patricia Marinho monta o relógio na praia. Se quiser uma outra opção, neste post aqui tem a Carol criando uma bússola de sol!

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: A imagem é uma composição de quatro brincadeiras que foram feitas na areia da praia. Tem uma imagem com um círculo marcado na areia e uma pedra no centro. Outra imagem mostrando um relógio de sol feito com um círculo de pedras e um pequeno galho. A terceira imagem mostra um desenho feito na areais com uma carinha sorrindo e, por último, uma imagem com o contorno de seis quadrados feitos na areia. 

Isso mesmo! Com 12 pedrinhas e um graveto você pode fazer uma atividade super interessante, que permite uma recheada de curiosidades. O tempo todo você pode estimular seu filho perguntando coisas como: “Você sabe o que é um relógio de sol? Do que você vai precisar? Como faz? Como funciona?”. Eu fiz com a Carol e seu amigo Dudu e ele sabia tudo porque tinha visto num episódio de Once Upon a Time. A Carol ouviu tudo admirada a adorou fazer. O único detalhe que o Dudu não sabia era que as pedras precisam ser distribuídas de forma simétrica para funcionar direito!

10 – Explorando a natureza com os bebês

Nossa última ideia entre as 10 brincadeiras com elementos da natureza é para os bebês. Neste post, que a Patricia Marinho escreveu quando a Gabi ainda era uma bebezinha, ela mostra como explorar a natureza mesmo com os pequeninos. 

Elementos da natureza educação infantil

*Descrição da foto: A imagem mostra as mãos de um bebê tentando pegar uma folha em uma bacia com água. 

Para terminar, não esqueça de baixar o nosso material gratuita com a Caça aos Elementos na Natureza. Essa brincadeira, além de divertida, vai ensinar seus filhos a olhar a natureza com outros olhos, prestando atenção aos detalhes: Caça aos elementos na natureza. Os passeios no parque nunca mais serão os mesmos!

O que são elementos da natureza para educação infantil?

Os elementos da natureza ajudam as crianças a criarem um senso de autorregulação e gerenciamento de riscos, estimulam a prática de atividade física, combatendo a obesidade e outros problemas, assim como influencia positivamente a redução dos sintomas de condições comuns hoje em dia, como o Transtorno do Déficit de ...

Qual o objetivo de trabalhar natureza na Educação Infantil?

O contato com a natureza permite o desenvolvimento biopsicossocial da criança, que estabelece uma interação saudável entre ela e o meio em que vive, que inclui o meio ambiente enquanto parte integrante dos aspectos sociais, psicológicos e biológicos do indivíduo.

Faz de conta com elementos da natureza educação infantil?

5 brincadeiras com elementos da natureza.
Pincel com folhas secas. Tempojunto. ... .
Procurando as cores na natureza. Save. ... .
Quadro sensorial feito de objetos da natureza. Tempojunto. ... .
Colando natureza na janela com contact. O resultado dessa brincadeira é uma grande cortina feita com elementos naturais. ... .
Desenhando com pedras coletadas..

Como trabalhar os quatro elementos da natureza na educação infantil?

Um exemplo é a brincadeira de pular corda, que usa muitas expressões como “queimou” ou “foguinho”. Brincadeiras de sombra ou de fazer cinema, com lanternas ou velas, também são do elemento fogo. Os brinquedos deste elemento sugerem uma certa transgressão, como por exemplo, pegar fósforos escondido.