Dor na costela abaixo da mama direita

Dor na costela abaixo da mama direita

A dor torácica é um sintoma que pode ser atribuído a diversas condições médicas. Neste artigo vamos explicar o que é dor torácica, quais suas causas atribuídas e tratamentos.

Dor na costela abaixo da mama direita

O que é Caixa Torácica

A caixa torácica é composta pelas costelas, osso esterno e a coluna torácica, com a função de proteger órgãos vitais localizados em seu interior (coração, pulmão, fígado, baço, parte superior dos rins).

Ou seja, toda essa região torácica é delimitada pelas escápulas (“asas”) localizadas após a cervical, indo até um pouco acima da lombar. A região torácica possui várias estruturas, musculares, articulares, ósseas, ligamentares e orgânicas. Ao todo, são doze vértebras por onde passa a medula em seu interior e nelas se articulam as costelas e as escápulas. Os nervos que se originam inervam o pulmão, coração, órgãos digestivos e rins, além dos músculos do tronco (anterior e posterior).

Causas comuns da dor torácica

Existem muitas doenças que costumam causar dor ou desconforto torácicos. Seja uma dor torácica ao respirar, dor torácica do lado direito ou esquerdo ou até uma dor no meio do tórax. No entanto, nem todos esses sintomas irão envolver doenças do coração. Ou seja, a dor torácica também pode ser causada por doenças do sistema digestivo, nos pulmões, doenças musculares, dos nervos ou nos ossos.

Agendar sua Avaliação

Além disso, pode ainda estar associada ao excesso de gases, crises de ansiedade ou apenas fadiga muscular, por exemplo. Por isso, dores no peito podem ser facilmente confundidas com inúmeras condições de saúde.

Dor torácica no centro do tórax (meio das costas)

A dor torácica no centro ou no meio do tórax ou na parte superior das costas pode resultar de distúrbios do esôfago, do coração ou da aorta, problemas nas vértebras ou musculares, sendo que todos os sintomas podem ser similares. Tudo vai depender da localização exata, do tipo de dor, da sua irradiação e sintomas associados.

Dor de origem muscular

A dor torácica de origem muscular da região pode causar tensão e inflamação, podendo desencadear sintomas de dor. São muitos os músculos que podem irradiar dores no “peito”, principalmente os que se inserem na região esternal, como o peitoral maior, intercostais, reto abdominal e os músculos posteriores do esterno chamados de transverso do tórax.

As alterações da tensão muscular causada por esforços excessivos (manobras de valsalva, tosse, espirro, levantar um peso) problemas ergonômicos, também podem aumentar o esforço muscular e gerar tensões e disfunções. Os principais músculos afetados pela dor torácica são o trapézio, músculos do intermédio e profundo, o serrátil anterior e o subescapular, que apesar de não estar localizado na região torácica também acaba irradiando dores torácicas. Além disso, durante situações de estresse ou medo, os músculos também podem ficar muito contraídos, resultando em inflamação e dor.

A dor torácica difusa pode restringir a mobilidade e dar sensação de queimação, que agravam com a contração, movimento e alongamento do tronco. A dor pode piorar ao respirar, tossir ou espirrar. Ao sinal desses sintomas é necessário fazer exames clínicos para determinar quais os músculos acometidos. E o tratamento busca “soltar” o músculo e realizar o controle tônico muscular.

Dor de origem vertebral

Dor na costela abaixo da mama direita

A dor na região torácica, entre as escápulas, também pode ser decorrente de bloqueios de mobilidade ou sensibilidade das articulações vertebrais proveniente de diversas causas. Como por exemplo, traumas, movimentos repetitivos, sobrecargas, alterações posturais disfuncionais, má ergonomia, tensões, etc. Assim, todas essas causas podem acarretar no estresse articular causando dores no tórax.

Normalmente, esses problemas vertebrais irão afetar as articulações facetárias, discais (discopatias), costotransversa e costovertebral (entre costelas e vértebras). Quando o problema acomete a articulação entre as vértebras e as costelas, ou seja, a articulação costovertebral, os sintomas podem estar associados à mecânica ventilatória (tosse, espirro e inspirações e expirações profundas). A dor torácica surge porque estes problemas articulares afetam diretamente o esterno, pois as costelas se articulam nas vértebras e depois diretamente no osso do peitoral. Assim, isso pode gerar maior sensibilidade dos nervos intercostais que aumentam os sintomas no esterno (tórax).

Os sintomas mais comuns são uma dor pontual em toda região torácica (meio das escápulas) que agrava em determinados movimentos (rotação, inclinação e extensão) ou durante as respirações profundas. Em caso de traumas é importante realizar o exame radiológico para excluir possíveis fraturas. O tratamento busca melhorar a mobilidade articular diminuindo as sobrecargas em determinados níveis vertebrais, a partir de técnicas específicas.

Tratamento da dor torácica

Independente das suas causas, os sintomas da dor torácica devem ser avaliados por um especialista. Embora nem todas as causas de dor torácica sejam graves, algumas podem representar muitos riscos.

O tratamento é feito com base no diagnóstico específico.

Prevenção da dor torácica

Como a dor torácica possui diversas causas não há um método de prevenção específico. No entanto, algumas atitudes podem evitar a dor e melhorar a qualidade de vida para que outras condições de saúde não venham agravar ou aparecer:

  • Evitar a ansiedade e estresse que levam às tensões e dores corporais;
  • Adotar um estilo de vida mais tranquilo;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Optar por uma alimentação balanceada.

Tratamento conservador do ITC Vertebral

O ITC Vertebral é uma clínica especializada em dores e lesões em toda a coluna vertebral. Oferecemos um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações.

O ITC Vertebral oferece um ambiente seguro e acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar qualquer problema na coluna. A partir do diagnóstico feito, o primeiro passo para o tratamento é sempre o conservador, ou seja, tratamos sem cirurgia.

A cirurgia é feita somente na minoria dos casos, e apenas se o tratamento conservador não apresentar resultados.

O ITC Vertebral utiliza abordagens que respeitam os sinais e sintomas do paciente para seguir com os critérios de tratamento.

O tratamento pode envolver:

  • Osteopatia – técnica de tratamento fisioterapêutico que se baseia no diagnóstico diferencial e tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo.

Dor na costela abaixo da mama direita

  • Fisioterapia manual – O objetivo das técnicas manuais é devolver a funcionalidade e a biomecânica das estruturas sem causar danos ao paciente, restaurando o movimento máximo e indolor do sistema musculoesquelético no equilíbrio postural

Dor na costela abaixo da mama direita

  • McKenzie: técnica que encontra a preferência de movimento do paciente. Ela analisa o quadro e ajuda a reconhecer os exercícios específicos que mais ajudam no alívio das dores. Isso acontece com a participação ativa do paciente, que aprende comportamentos para o dia a dia.

Dor na costela abaixo da mama direita

  • Mesa de Tração – quando indicada, possibilita uma descompressão com cargas controlada.

Dor na costela abaixo da mama direita

  • Mesa de Flexo-Descompressão – possibilita que o fisioterapeuta tenha total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, lateralização e rotação.

Dor na costela abaixo da mama direita

  • Técnicas de fortalecimento muscular: elaboramos um programa de fortalecimento muscular específico para cada tipo de sintoma e diagnóstico.

Dor na costela abaixo da mama direita

Nós oferecemos a você uma recuperação completa e segura, com tecnologia avançada para você alcançar mais qualidade de vida.

Agendar sua Avaliação

Por Helder Montenegro Revisão 05/out - 2022

O que pode ser dor na costela abaixo do seio?

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

O que pode ser dor debaixo da mama direita?

Na maior parte dos casos, a dor do lado direito do peito é um sintoma temporário que surge principalmente devido a situações pouco graves, como excesso de estresse, estiramento muscular ou refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Qual o órgão que fica embaixo da costela do lado direito?

A vesícula biliar é uma pequena bolsa que se localiza abaixo do fígado, do lado superior direito do abdômen, abaixo das costelas. Dentro da vesícula biliar está a bílis, produzida pela fígado. Ao se contrair, a vesícula “injeta” a bílis para dentro do intestino para atuar na digestão das gorduras.

Quando a dor na costela é preocupante?

A dor nas costelas também pode ser um sinal de condições em outras estruturas do corpo, como pulmões e coração. Portanto, é indicado procurar um médico sempre que o incômodo for intenso ou persistente, a fim de investigá-lo e tratá-lo antes que se agrave.