Diferença semi joias e bijuterias

 Quando falamos sobre as diferenças entre joia, semijoia e bijuteria nos referimos principalmente à qualidade do material utilizado em cada uma. Porém, não é só isso. Há outros fatores a se considerar na hora de optar por uma ou outra. Saiba mais sobre o assunto neste post.

Como são feitas as Joias?

 As joias nada mais são do que peças feitas de metal nobre, como ouro, prata, titânio ou platina. Grande parte das vezes, são produzidas por designers e tem um caráter mais exclusivo, além de alta durabilidade.

 Elas costumam durar por muitos anos, conservando suas características originais. Porém, para que haja essa durabilidade, é preciso que haja um cuidado adequado, de acordo com o material, além de um armazenamento apropriado.

 A pedras e pérolas utilizadas nas joias, geralmente, são de ótima qualidade e naturais, como ônix, turquesa, esmeralda, entre outras que deixam as peças ainda mais lindas e cheias de brilho.

Diante de todas essas características, essas são as peças que custam mais caras, porém são um ótimo investimento. Geralmente são peças clássicas como alianças, colares e solitários que podem ser usados no dia a dia e em qualquer ocasião..

Como são feitas as Semijoias?

  As semijoias são peças visualmente muito parecidas com as joias, com ótimo acabamento em material nobre, como ouro e prata. A grande diferença é o material utilizado em sua base. Os mais comuns são o latão, o estanho ou o bronze.

  As peças recebem um banho de material nobre como ouro, prata ou ródio e, quanto maior for a camada de banho, maior será a sua durabilidade. Algumas peças, as mais caras, recebem camadas consideráveis, geralmente de 3 a 10 milésimos de cobertura, dependendo do tipo da peça e do vendedor que você está adquirindo, ou seja, se você está comprando de uma marca que trabalha com semi joias de alto padrão de qualidade, isso com certeza irá influenciar no preço e no tempo de garantia. 

 Todo esse processo deixa o aspecto das peças muito parecido com jóias verdadeiras, e a durabilidade pode ser por anos, dependendo dos cuidados que você terá com elas.

 Além disso, você pode ousar nos looks com as semijoias, desde as peças mais clássicas às tendências que estão em alta, criando vários mix dentro do seu estilo, com um produto de alta qualidade, a um custo muito mais baixo que a joia .

  As pedras que compõe as semijoias, geralmente são sintéticas - zircônia é a mais comum - extremamente brilhante, resistente e é muito parecida com o diamante.

 Importante mencionar, que para a semijoia ter durabilidade, é colocado um verniz no acabamento final da peça. Existem verniz de variadas qualidades e alto custo, portanto, semijoias de alto padrão levam os melhores verniz, que darão o brilho mais intenso e maior reistencia da peça.


Peças antialérgica

 Existem as semi jóias antialérgicas, que são isentas de Cádmio - elemento químico de símbolo Cd de número atômico 48 e de massa atómica igual a 112,4 u - que geralmente é o maior causador de alergia.

 O Níquel é um metal condutor de energia, que eletroquimicamente falando facilita que as micropartículas de ouro depositadas na peça para que o banho aconteça, que também é um causador de alergia.

 Semijoias com “níquel free” são peças que não levam níquel em seu processo de fabricação. Com isso, elas são consideradas antialérgicas, pois o fabricante retirou da composição do produto o principal causador de irritações na pele.

Semijoias Lle Veux

Atualmente, as semijoias da Le Veux levam de 5 a 10 milésimos de ouro, dependendo da peça, além disso trabalhamos com o melhor verniz do mercado no quesito brilho e resistência.

Nossas peças são antialérgica, isentas de Cadmio e Níquel Free.

E as Bijuterias?

 As bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. São feitas de metais não nobres e, normalmente, não recebem camadas de materiais nobres.

 O mais comum é a bijuteria ganhar um verniz de tinta dourada imitando ouro e, por essa razão, acaba oxidando facilmente e não durando muito.  Como a produção de bijuterias envolve materiais inferiores como o níquel, elas acabam gerando alergias e irritações, o que dificilmente acontece com as joias e semijoias.

 Além de tudo, o design dessas peças não é exclusivo, sendo muito comum a mesma peça ser encontrada em diversas lojas diferentes. Por todos esses motivos, as bijuterias têm o menor custo de todos os grupos.


Dicas:

Para saber a diferença de semijoia e bijuteria pergunte ao vendedor quantos milésimos de ouro ou prata vai na peça e qual o tempo de garantia.

Se o tempo de garantia for de 6 meses a 1 ano significa que é uma semijoia de qualidade, quanto maior a garantida, maior a qualidade do produto.

As semijoias da Lle Veux possuem garantia de 1 ano, pois elas recebem alta aplicação de ouro e verniz de qualidade, e podem durar muito mais tempo. Já as joias possuem garantia vitalícia, e as bijuterias não possuem garantias.

Quer conhecer as peças da Lle Veux? Clique aqui. 

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e compartilhe!

Qual a diferença entre semi joias e bijuterias?

Geralmente, as semijoias são banhadas com um metal nobre, o que não ocorre com as bijuterias. Ou seja: as joias são feitas com metais preciosos, garantindo alta qualidade e durabilidade, já as bases das semijoias e bijus são metais inferiores, o que faz com que se desgastem mais rápido.

Qual a diferença de joias e semijoias?

Composição. A joia é composta totalmente por um metal nobre, como o ouro ou a prata. Já a semijoia tem sua estrutura feita de um metal não nobre que recebe um banho de um composto nobre ― por exemplo, uma semijoia de Ouro costuma ter o corpo feito de latão.

Qual a diferença entre Semi Joias e folheados?

Quando uma peça é folheada, ela recebe camadas de metal precioso (ouro, prata ou ródio) e essas camadas definem a qualidade e a durabilidade da peça. Essa é a maior característica das SEMIJÓIAS e não existe semijóia que não possua algum tipo de metal precioso em sua composição, portanto, folheados são semijóias.

O que é considerado bijuteria?

Muitas vezes importadas do exterior em lotes, as bijuterias são as peças mais simples entre as três categorias. São produzidas com materiais de qualidade inferior e raramente são banhadas em prata ou ouro. O acabamento das peças pode ser feito com tinta dourada ou prateada, com a função de envernizar a peça.