Diferença entre balança comercial e balança de pagamentos

O Fundo Monetário Internacional define a balança de pagamentos como “um estado estatístico que resume as transações entre residentes e não residentes durante um determinado período. Inclui a conta de bens e serviços, a conta de receitas primárias, a conta de receitas secundárias, a conta de capital e a conta financeira”.

O que é a balança de pagamentos?

A Balança de Pagamentos (BP) é um indicador macroeconómico na forma de um documento contabilístico. Este documento regista as operações monetárias (comerciais, de serviços ou de movimentos de capitais) de um país com o exterior. Este registo, que deve ser realizado pelo Banco Central de cada país, compreende, geralmente, todas as transações internacionais realizadas num ano.

É importante assinalar que a balança de pagamentos não abrange pagamentos, mas transações entre residentes e não residentes de um país. Entre outras, estão a aquisição de um direito ou de uma obrigação, mas não o momento em que ocorre a cobrança ou o pagamento.

Balança de Pagamentos (BP): a rubrica dupla

À semelhança de qualquer outro documento contabilístico, é utilizada a fórmula “rubrica dupla” na balança de pagamentos. Afinal, qualquer intercâmbio entre um país e o resto do mundo envolve dois fluxos de valor que têm de ser registados. E são incluídos na balança de pagamentos.

Através da técnica de rubrica dupla, cada transação realizada produz um crédito e um débito pela mesma quantidade, de modo que o resultado do documento deve ser igual a zero (despesas = receitas; saídas = entradas). Ou seja, não pode haver excedente nem défice.

As operações incluídas nas “Despesas” devem ter uma contrapartida contabilística nas “Receitas” e vice-versa.

Estrutura da Balança de Pagamentos

A BP está dividida em várias contas, de acordo com a natureza das operações compiladas: corrente, de capital e financeira.

  1. Balança de transações correntes

Este documento contabilístico é o mais importante na estrutura da balança de pagamentos. Discrimina, de forma exata, a forma como um país interage com o exterior. Divide-se, por sua vez, em quatro subcontas:

A balança corrente espelha as importações e exportações de bens e serviços, para além dos rendimentos e transferências.

  • Comercial

Inclui exportações e importações. Se as exportações excederem as importações, considera-se que o país está numa situação comercial excedentária. Em contrapartida, se as importações ultrapassarem as exportações estaremos numa situação de défice.

  • De serviços

Esta subdivisão abrange as operações de intangíveis com outras empresas (serviços de viagens, seguros, etc.).

  • De rendimentos

Compila todas as receitas e pagamentos gerados pelos fatores produtivos de um país. Estes são:

– Os rendimentos do trabalho: saldo entre os rendimentos pagos pelo país estrangeiro a residentes nacionais e os rendimentos pagos pelo próprio país a residentes estrangeiros. Um bom exemplo é a remuneração dos trabalhadores sazonais.

– Os rendimentos de capital: Trata-se dos rendimentos e pagamentos derivados de dividendos e juros. Tal inclui, por exemplo, os juros ou os lucros gerados por um investimento direto.

  • De transferências correntes

Esta sub-balança regista as transações correntes que não exigem contrapartida, como as doações e ajudas.

  1. Balança de capital

O FMI define a balança de capital como a amostra de “lançamentos de crédito e de débito de ativos não financeiros e não produzidos e transferências de capital entre residentes e não residentes”. Em suma, trata-se de registar o movimento de ajudas que chegam do estrangeiro, bem como capitais não financeiros. Por exemplo:

  • Aquisições e acordos relativos a ativos não financeiros: é o caso da venda de terrenos a embaixadas ou um contrato de arrendamento e licença.
  • Transferências de capital: trata-se do fornecimento de recursos para fins de capital por uma parte sem receber diretamente qualquer valor económico em troca.

A balança de capital é muito útil para verificar se um país é credor ou devedor.

  1. Balança financeira

A conta financeira mostra a aquisição e alienação líquidas de ativos e passivos financeiros. Espelha dois tipos de movimentos: por um lado, os pagamentos externos pela aquisição de ativos a países estrangeiros que, logicamente, são assinalados com um sinal negativo; por outro lado, as receitas externas, que serão registadas com um sinal positivo.

O FMI observa que “o saldo global da conta financeira é denominado empréstimo líquido/endividamento líquido”.

  • Empréstimo líquido: em termos líquidos, a economia proporciona financiamento ao resto do mundo, tendo em conta a aquisição e os ativos e passivos financeiros e a emissão e reembolso de passivos. Representa o excedente.
  • Endividamento líquido: é o oposto do empréstimo líquido. Mostra o défice da economia de um país em relação ao resto do mundo.

A balança de transações financeiras inclui, em geral, os empréstimos de um país para outro, bem como os investimentos no estrangeiro.

Menção especial à rubrica de erros e omissões

Sim, a natureza da balança de pagamentos é o equilíbrio. No entanto, dada a dificuldade de calcular com precisão o total das exportações e importações de um país, é comum que ocorram desequilíbrios que deem origem a erros e omissões. Estes são geralmente o resultado de imperfeições nos dados de origem e na compilação.

Em suma, a balança de pagamentos é o instrumento que identifica a situação económica de um país em relação aos restantes, e deve estar sempre em equilíbrio, depois de incluídos todos os pagamentos. Por exemplo, se houver um défice na balança corrente, este será compensado por um excedente na balança de capital.

Partilhar

  • Compartilhar no Twitter (abre nova janela)
  • Compartilhar no LinkedIn (abre nova janela)
  • Compartilhar no WhatsApp (abre nova janela)

Próxima leitura recomendada

Diferença entre balança comercial e balança de pagamentos

Setembro 14, 2022

Economia circular e economia verde são a mesma coisa?

Receba a newsletter Sage Advice

Inscreva-se para receber o boletim do Sage Advice e receba os conselhos mais recentes diretamente no seu e-mail.

Qual a diferença da balança comercial e Balança de Pagamentos?

A Balança Comercial se resume a uma declaração que aponta as importações e exportações do Brasil com os outros países. Já a Balança de Pagamentos capta e declara todas as transações financeirasnacionais com o mundo todo.

O que é a Balança de Pagamentos?

Registro de todas as transações econômico-financeiras realizadas por um país com os demais países. Engloba as contas de transações correntes e de movimento de capitais.

O que é a balança comercial?

A Balança Comercial, nada mais é, do que a união das contas importação e exportação do país sendo um importante indicador econômico que representa muito sobre a situação da região analisada, esse indicador é tão importante quanto o PIB.

Como é composta a Balança de Pagamentos?

É composto por duas contas principais, que são: conta corrente ou transações correntes, que é composta pelo saldo da balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais.