Destaque as principais características das práticas corporais de aventura

Destaque as principais características das práticas corporais de aventura

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As práticas corporais de aventura tem como características superar os desafios de um ambiente desafiador com o máximo de controle dos riscos, gerando assim as sensações e emoções que classificam essas práticas como aventura.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Destaque as principais características das práticas corporais de aventura
Fonte: sme.goiania.go.gov.br

Questão 1

O que são práticas corporais de aventura? Quais são as principais características dessas práticas? Cite alguns exemplos.

Questão 2

Como são classificadas as práticas corporais de aventura? Cite 3 exemplos de cada.

Questão 3

Pratique diferentes práticas de aventura nas suas aulas de Educação Física e nos seus momentos de lazer. E enquanto estiver praticando observe o meio ambiente ao seu redor e reflita como podemos preservar e como estamos integrados ao meio ambiente natural e urbano do qual fazemos parte.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-5o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre como as práticas corporais de aventura são classificadas

Classificação das Práticas Corporais de Aventura

Canal Educação Física com o Professor Luciano “Classificação das Práticas Corporais de Aventura@Educação Física…”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2kZQBJm9h7U>. Acesso em: 02 mai 2022.
Componente curricular Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAEF0538) Reconhecer o que são práticas corporais de aventura.
(EAJAEF0540) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer
Referências BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.

Destaque as principais características das práticas corporais de aventura

Como surgiram as práticas corporais de aventura por que elas foram ganhando novos significados e objetivos?

Resposta. Resposta: surgiu na década de 1980 e no início de 1990; como sensação de bem-estar, aumento de força muscular, diminuem o risco de algumas doenças.

Quais os principais objetivos das práticas corporais de aventura?

As práticas corporais de aventura na natureza além de promoverem o bem estar físico e mental, devem ser um caminho para promoção de ações ambientais nas quais os alunos possam construir os conhecimentos necessários para a conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na preservação e ...

Onde e quando surgiram as práticas corporais de aventura?

Os esportes de aventura constituem um conjunto de práticas recreativas que surgiram nos países desenvolvidos na década de 1970, desenvolvendo-se e consolidando-se na década de 1990.

Quais as características das práticas corporais de aventura?

As práticas corporais de aventura consistem em práticas realizadas em ambientes desafiadores, são exemplos os esportes alternativos ou radicais. ... Essas práticas objetivam a superação de desafios propostos pelo ambiente e seus praticantes devem realizar um treinamento prévio e técnicas específicas.

Quais são as principais características e objetivos das práticas corporais de aventura na natureza?

Os esportes radicais diminuem os riscos de doenças, aumentam a flexibilidade, atenua os músculos, além de propiciar sentimentos de adrenalina, bem-estar, motivação, liberdade, importantes para o ser humano, sobretudo, a interação e sociabilidade com as modalidades exercidas em grupo.

Quais são as características das práticas corporais de aventura?

As práticas corporais de aventura na natureza têm como principal característica a conexão com os espaços naturais em sua imprevisibilidade, valendo-se das incertezas para conseguir as sensações de movimento e aventura.

Quais são as principais práticas corporais de aventura?

Quais são os esportes de aventura na natureza?.
Rafting. Se você procura um esporte para testar suas capacidades de força e concentração mesmo em momentos difíceis, então o rafting é a opção certa. ... .
Surfe. ... .
Hiking e trekking. ... .
Escalada e montanhismo. ... .
Balonismo. ... .
Paraquedismo. ... .
Asa delta e parapente..

Quais são as características das práticas corporais de aventura Brainly?

As atividades corporais de aventura são conhecidas por serem intensas e em meio à natureza. Elas envolvem alguns riscos para o praticante, que deve estar bem preparado e equipado de maneira correta.