Decoração de sala de jantar e estar juntas

Uma das soluções mais comuns para quem tem pouco espaço em casa é fazer a sala de estar e jantar juntas. Além de otimizar o espaço em si, também torna o ambiente mais aconchegante e com espaço para receber mais pessoas!

O desafio, porém, é decorar os dois espaços de forma integrada, sem perder a particularidade e a delimitação de cada cômodo. Vem conferir as dicas que a gente preparou para você se sair bem nesta tarefa!

1 – Delimitação do espaço

Apesar da integração ser uma solução incrível e proporcionar maior união entre as pessoas que estão nos ambientes, é importante delimitar o espaço. Isso porque, sem essa divisão, pode haver uma poluição visual resultante da mistura dos cômodos.

Aqui vão algumas dicas:

  • Estantes: estantes vazadas são uma opção prática e incrível, porque não separam totalmente os ambientes, mas os delimitam bem. Sem contar que elas são ótimas para levar os itens de decoração, não é?
Decoração de sala de jantar e estar juntas
Noce
  • Luminárias: as luminárias costumam dar um toque de imponência para o ambiente e ficam muito bem acima da mesa de jantar. Além de serem decorativas, diferenciam a iluminação de um dos cômodos e fazem essa marcação que os diferencia.
Decoração de sala de jantar e estar juntas
Decorando casas
  • Tapetes: além de ser econômico, é uma boa opção para delimitar o espaço, pois fica exatamente no local que corresponde a cada cômodo. Você pode usar tapetes iguais para os dois ambientes, usar tapetes diferentes ou até mesmo usar tapete em só um dos lados.
Decoração de sala de jantar e estar juntas
Pinterest
  • Parede revestida: a parede onde fica a televisão na sala de estar ou quem sabe a parede onde fica a mesa de jantar podem ser ótimas opções para receberem um revestimento. Além de dar um toque de estilo, traz uma personalidade diferenciada a um dos ambientes.
Decoração de sala de jantar e estar juntas
Jeito de casa

2 – Paleta de cores

Já que os ambientes estão integrados, é preciso que eles tenham harmonia visual. Para isso, a definição das cores são essenciais. Afinal, ninguém quer ficar tonto com tanta informação na sala de sua casa, não é?

Nossa dica é que você defina uma paleta de cores e explore os objetos de decoração, tintas da parede e estampas para almofadas/cortinas a partir daí. Tendo essa base para se orientar, fica muito mais fácil fazer escolhas certeiras! Olha esses exemplos:

Decoração de sala de jantar e estar juntas
Pinterest | Arquidicas

3 – Móveis em harmonia

Já parou para pensar que os móveis são os elementos que ditam o estilo do ambiente? É por isso que eles precisam estar em harmonia. Um rack de madeira rústica não ficaria bem com um conjunto de cadeiras de acrílico colorido, por exemplo.

Então pense conosco: você quer que o ambiente transmita algo mais moderno, colorido, sóbrio, rústico, clássico ou neutro? A partir daí defina os tipos de material e seus tons, sempre pensando no estilo.

Por exemplo

Se você escolher uma mesa com base de ferro, a melhor opção é combiná-la com cadeiras com a mesma base. Isso também vale para cadeiras com base em madeira, que combinam mais com mesas que tenham a madeira da mesma cor.

E lembre-se: já que os ambientes estão integrados, os cuidados na combinação valem para os móveis da sala de estar e da sala de jantar.

Descubra aqui: como escolher a melhor opção de mesa para a sala de jantar!

E então, pronto para decorar sua sala de estar e jantar juntas? Conte com a gente para escolher móveis de qualidade para encher o ambiente de estilo!

Decoração de sala de jantar e estar juntas

Como harmonizar sala de estar e jantar?

Integração da sala de estar e jantar pelas cores Para que os dois ambientes se conversem, a recomendação é seguir o mesmo estilo de cores em ambos. Cinza, branco e bege, por exemplo, são neutras e, por isso, mais fáceis de combinar e criar pontos de destaques com outras tonalidades mais vibrantes e intensas.

Como montar uma sala de jantar com sala de estar?

Uma dica para mesas redondas posicionadas próximo às paredes é dispor uma das cadeiras em direção à quina, aproveitando este espaço como recuo na hora de sentar. Além disso, a mesa redonda pode facilitar a inclusão de móveis como buffets ou aparadores na sala de jantar.

O que colocar na parede em cima da mesa de jantar?

Uma forma de uso muito comum e que ajuda a dar amplitude ao espaço é instalar o espelho na parede que fica atrás ou ao lado da mesa de jantar. Ele pode ocupar a parede toda ou a metade superior da superfície. Eles também podem ficar atrás de aparadores e buffets, móveis que comumente estão presentes no ambiente.

O que vem primeiro sala de estar ou sala de jantar?

Rocha Lança, via Comunidade CASA CLAUDIA. De fato, o ideal é ter a sala de estar mais próxima da entrada. Afinal, esse é o espaço que receberá e acomodará seus convidados. Mas nem sempre isso é possível.