De que maneira os microrganismos benéficos podem auxiliar as plantas?

Todo ecossistema necessita do equilíbrio entre os seres. De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, na agricultura, seja ela orgânica ou convencional, essa necessidade não é diferente, por isso é tão importante falar sobre os microrganismos que compõem o solo.

- Publicidade -

A saúde do solo, essencial para um bom cultivo, depende diretamente da quantidade de microrganismos ali presentes. É através desses pequenos seres vivos que a terra ganha suas propriedades produtoras, deixando de ser um composto de rocha para se tornar o solo fértil que poderá ser utilizado.

Qualidade do Solo

Os microrganismos sempre estiveram presentes e são, em sua maioria, seres que vivem em contato direto com a terra e que, por fazerem daquele ambiente seu habitat, acabam influenciando de maneira positiva na qualidade do solo daquele espaço.

Os diferentes tipos de microrganismos no solo

- Publicidade -

Os microrganismos podem ser divididos entre diversos seres vivos, desde bactérias e fungos, até algas. Cada solo possui suas principais características e a forte presença dos microrganismos faz com que o uso de produtos químicos seja facilmente dispensável, uma vez que o equilíbrio do solo é atingido de forma natural.

Fixação de microrganismos no solo

Alguns microrganismos auxiliam na prevenção de pragas e doenças, como é o caso do Azotobacter,  que age como um antibiótico orgânico, protegendo as plantas de fungos prejudiciais. Já outros microrganismos têm como função melhorar a fixação de micronutrientes no solo, em especial o Zinco, tanto o Bacillus subtilis como o Thiobacillus thioxidans são ótimos biofertilizantes, protegendo as plantas e mantendo a saúde do solo.

- Publicidade -

Flora equilibrada

Cada microrganismo tem uma função específica no solo, logo, as ausências podem causar graves deficiências no cultivo. Sendo assim, é importante observar constantemente as plantações para ter certeza de que sua flora microbiana está devidamente equilibrada. Quanto mais abundante e diversificada for a flora microbiana, melhor será a qualidade do solo.

Qual é a função dos microrganismos?

Em geral, os microrganismos são os seres que dão vida ao solo, realizando decomposições de matéria orgânica e transformando essa matéria em compostos inorgânicos, que poderão ser utilizados pelas plantas. Além disso, os microrganismos também agem como biofertilizantes, auxiliando na adubação orgânica e dispensando o uso de defensivos químicos.

Planta saudável

A presença de microrganismos no solo proporciona uma maior saúde às plantas ali cultivadas e também garante a manutenção constante dos nutrientes, uma vez que, o desgaste do solo é inevitável devido à utilização agrícola, mesmo sendo feita de forma consciente e orgânica.

Vantagens para o produtor orgânico

Os microrganismos oferecem diversas vantagens para o produtor orgânico urbano e rural. A presença de uma flora microbiana no solo previne o aumento de fungos prejudiciais e também garante o fornecimento de antibióticos orgânicos ao solo. Na produção de húmus, os microrganismos são responsáveis por realizar parte da compostagem e principalmente, por eliminar o forte odor dos materiais orgânicos.

Capacidade fotossintética das plantas

Os microrganismos aumentam a capacidade fotossintética das plantas, funcionando como adubo orgânico para a plantação e ajudando a decompor as matérias orgânicas depositadas na camada superior do solo.

Microrganismos e a agricultura orgânica

Na plantação orgânica a presença dos microrganismos é essencial, pois propiciam um equilíbrio de forma natural ao solo, sem a intervenção humana. Sua existência é fundamental para que a produção orgânica cresça com saúde, da mesma forma que a presença de microrganismos é fundamental para que um floresta tenha árvores fortes e saudáveis.

A sociedade vem demonstrando anseios cada vez maiores em relação à produção de alimentos com baixo impacto ambiental. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), essa tendência terá um impacto importante na agricultura, que precisará encontrar novos meios de produzir atendendo às demandas. Nesse sentido, o uso de bioinsumos ou insumos biológicos pode ser a saída.

O que são microrganismos na agricultura?

Os bioinsumos são criados a partir de microrganismos, extratos vegetais ou outros componentes orgânicos e têm diversas aplicações: desde pesticidas naturais até estimulantes de crescimento. Segundo o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, o Brasil tem potencial para despontar nesse novo mercado, já que temos a maior diversidade biológica do Planeta.

Pesquisas e testes garantem mais segurança no uso de microrganismos

Antes de chegar ao mercado, os microrganismos fazem um caminho longo em laboratórios, em pesquisas que geralmente seguem três etapas. Na primeira, os pesquisadores identificam e isolam organismos que ajudam as plantas em determinados ambientes; depois são realizados testes para definir a capacidade de sobrevivência no ambiente natural, e aqueles que demonstram boa possibilidade de uso agrícola são produzidos em maior escala por fermentação e são aplicados em sementes das culturas escolhidas. A última etapa consiste em testes de campo para a análise dos benefícios para a resistência e saúde da planta.

De que maneira os microrganismos benéficos podem auxiliar as plantas?
Microorganismos (Fonte: Pixabay

4 usos de microrganismos na agricultura

1. Regeneração do solo

Apesar do tamanho, microrganismos como bactérias, fungos e leveduras são de enorme importância para a saúde do solo. Sem esses seres, a terra não passa de um composto infértil de rochas, uma vez que eles são os responsáveis por decompor a matéria orgânica que oferece um ambiente rico em nutrientes e fértil para o crescimento de plantas.

Na pesquisa feita pela Embrapa foram usados fungos e bactérias para recuperar solos com alto grau de degradação. Segundo o pesquisador Eduardo Campello, os microrganismos ajudam as plantas a criar maior resistência em situações de estresse ambiental.

2. Auxílio na produção de mudas de hortaliças

Um dos maiores desafios da agricultura orgânica é criar mudas mais resistentes sem o uso de agrotóxicos e outros insumos químicos. Na busca por uma solução para essa questão, os pesquisadores utilizam bactérias do gênero pseudomonas. De acordo com os resultados do estudo, esses microrganismos são capazes de produzir um tipo de hormônio do crescimento nas mudas, ajudam a planta a absorver fosfato e inibem a ação de agentes causadores de doenças.

3. Redução do estresse hídrico em milho, soja e trigo

Três dos principais produtos do agronegócio brasileiro também podem contar com microrganismos benéficos. Pesquisadores da Embrapa, inspirados no mecanismo de plantas adaptadas a climas desérticos, vêm estudando a simbiose entre o vegetal e microrganismos aos quais esse tipo de planta se associa. Pensando nas mudanças climáticas que podem abalar a agricultura, os especialistas estão buscando em rizobactérias a solução para o problema. Segundo um dos cientistas que participaram do estudo, Itamar Melo, essas bactérias colonizam o sistema radicular das plantas e são capazes de produzir substâncias que hidratam as suas raízes.

De que maneira os microrganismos benéficos podem auxiliar as plantas?
(Fonte: Thiago Orgânico/Reprodução)

4. Estímulo ao crescimento do arroz

Os fungos dark septate (DSEF) se mostraram eficientes nas culturas de arroz. Estudos do pesquisador Jerri Zilli, da Embrapa, apontaram que, na presença do fungo, as plantas apresentaram crescimento 30% maior na parte aérea e nas raízes e 50% de novos ramos, o que facilita a absorção de nutrientes e, consequentemente, proporciona maior produção de grãos.

Utilização de microrganismos na agricultura no Brasil

O que fica claro nas iniciativas da Embrapa e de outras instituições do setor agrícola é que o Brasil tem um potencial imenso de produção de microrganismos benéficos para a agricultura. É evidente que hoje ainda não é possível produzir em grande escala contando apenas com o uso desse tipo de defensivo e insumo, porém, dados os avanços e incentivos que vêm sendo criados, este se mostra um mercado promissor.

Aliados às tecnologias cada vez mais presentes no campo, os microrganismos podem se tornar uma alternativa eficiente, já que o que se desenha para o futuro são regulações cada vez mais severas em relação aos defensivos tradicionais. E, ao que tudo indica, o Brasil sairá na frente nesse mercado que garantirá uma agricultura cada vez mais consciente do seu papel.

Como os microrganismos ajudam as plantas?

Cientistas demonstraram que os microrganismos ajudam a controlar o fluxo hídrico da planta e, portanto, a tolerância à seca. Plantas inoculadas com microrganismos selecionados apresentaram temperatura das folhas reduzida em até 4°C, por otimizar o fluxo hídrico e a transpiração foliar.

Como os microrganismos benéficos podem contribuir para o desenvolvimento da agricultura?

De acordo com os resultados do estudo, esses microrganismos são capazes de produzir um tipo de hormônio do crescimento nas mudas, ajudam a planta a absorver fosfato e inibem a ação de agentes causadores de doenças.

Como os microrganismos podem auxiliar as defesas da planta?

Os cientistas explicaram que os microrganismos desempenham importantes papéis para a manutenção do ecossistema, e têm capacidade de promover o crescimento de plantas, seja pela produção de hormônios vegetais, disponibilização de nutrientes e até mesmo inibição de fitopatógenos, os agentes causadores de doenças em ...

Como as bactérias podem beneficiar as plantas?

Além da função de fixar o nitrogênio do ar nas raízes, algumas bactérias selecionadas têm a capacidade de tornar solúvel o fósforo presente no solo e disponibilizá-lo para o vegetal.