Das alternativas a seguir O que não acontece durante a primeira Sprint

Das alternativas a seguir O que não acontece durante a primeira Sprint

Sprint: entenda como executar da forma correta

  • 24/9/2019
  • Robson Camargo

Quando existe um projeto muito grande e complexo, é interessante que as entregas sejam fracionadas para proporcionar mais valor ao cliente. É neste ponto que começa a história da Sprint no ciclo de vida de um projeto planejado pela metodologia ágil - Scrum.

Durante ciclos para entregas de produtos ou serviços, é possível alinhar melhor a equipe sobre as prioridades do trabalho, aumentar qualidade e produtividade, dividir melhor as tarefas e aprimorar o processo.

Vamos saber mais sobre Sprint, o que é, suas práticas e cerimônias.

O que é Sprint?

Uma Sprint - Scrum pode ser definida como um intervalo de tempo,  não superior a um mês, no qual um produto ou serviço é concluído, ou seja, uma entrega é realizada. No Scrum, quando termina uma sprint imediatamente é iniciada outra. Sprint, na tradução, quer dizer, arrancada. 

Durante uma sprint serão realizados esforços de desenvolvimento que serão apresentados em etapas, chamadas de cerimônias:

-       Planejamento da Sprint (Sprint Planning);

-       Daily meeting;

-       Revisão;

-       Retrospectiva.

Normalmente, a Sprint começa a partir do planejamento, mas algumas experiências das equipes ágeis já demonstraram que o ideal é fazer uma reunião anterior com o Product Owner e o Scrum Master, que são papéis essenciais na metodologia Scrum, para conhecer melhor as prioridades e entender se existe algum item da lista de pendências (Backlog do produto) que pode ser removido, para dar mais fluidez à próxima Sprint.

Essas reuniões podem e devem ser curtas, de cerca de 30 minutos, para esclarecer alguns pontos.

Essa preparação vai permitir que na Backlog do produto seja conhecida a priorização de cada item, incluir histórias de usuários formados pela equipe e ter uma estimativa melhor sobre cada item do trabalho.

É interessante saber também que durante uma Sprint nenhuma alteração que possa comprometer o andamento do ciclo será realizada, além de que o escopo do produto só poderá ser renegociado com o Product Owner e com a equipe de desenvolvimento à medida que houver mais aprendizado. Outro ponto importante a destacar é que durante a Sprint não  há diminuição de metas de qualidade.

Sprints permitem previsibilidade, inspeção e adaptação do progresso para atingir metas.

Sprint Planning

Todo o trabalho que será executado durante cada intervalo será definido na Sprint Planning. O Scrum Master é o responsável pela realização da reunião para que todos entendam o propósito da Backlog do produto.

Esse planejamento é realizado de forma colaborativamente pela equipe. Para uma Sprint de um mês, o Sprint Planning deve durar cerca de 8 horas, mas para intervalos mais curtos, também há redução no tempo da reunião de planejamento.

A cada semana de Sprint, a duração da reunião de planejamento deverá acrescentar duas horas. Portanto, para um Sprint de duas semanas, a reunião deverá ter 4 horas.

O principal foco dessa reunião é definir e concordar com as metas da Sprint. Com muito diálogo e esclarecimento de dúvidas, será criado uma Sprint Backlog que tenha todos os itens necessários para conclusão do trabalho, ou seja, para que a equipe conheça e entenda “o que vai ser entregue” e “como será realizado o trabalho”.

Esse processo é conhecido como Objetivo da Sprint, que deve ser um incremento de trabalho que pode ser entregue ao final da Sprint. Todos precisam estar de acordo com o que foi definido.

Depois de definir metas e selecionar itens da Backlog do produto, a equipe vai decidir como criar funcionalidade em um incremento de “Concluído” durante a Sprint.

Nas Sprint plans valem algumas dicas:

-       A cerimônia precisa ser colaborativa, portanto, incentive que o time esboce bugs, tarefas e qualquer item para formar uma visão globalizada do trabalho;

-       Lembre-se de feriados, folgas, férias e qualquer outro item para definir com precisão o total de trabalho que pode ser realizado na Sprint;

-       As histórias dos usuários podem ser divididas em tarefas menores e atribuídas durante o Sprint Planning;

-       Quando uma sprint é definida, não pode ser interrompida por um trabalho concorrente.

Daily Scrum

Daily Scrum são as reuniões diárias internas que ocorrem para comunicar o progresso individual, definir o plano de trabalho do dia e informar qualquer impedimento do Sprint Backlog.

Servem para o time de desenvolvimento entender como trabalhar em conjunto mas de forma auto-organizada.

Normalmente, são reuniões rápidas, realizadas com os membros da equipe em pé, que não devem passar de 15 minutos. Costumam ser realizadas no mesmo horário e local para reduzir as complexidades.

Quando for comunicado algum obstáculo para o processo do trabalho, o Scrum Master terá a função de eliminá-lo para dar prosseguimento no cronograma das tarefas.

A estrutura e a condução dessa reunião serão estabelecidas pela própria equipe de desenvolvimento, também podem variar entre perguntas a serem respondidas a discussões sobre as tarefas.

Realizar essas reuniões diárias promovem mais comunicação durante a realização do projeto, tomadas mais rápidas de decisão e melhoria do nível de conhecimento do time.

Revisão da Sprint

A Revisão da Sprint ocorre ao final de uma Sprint para mostrar o que foi realizado às partes interessadas.

Realizada no máximo por 4 horas uma vez por mês, onde os três papéis do Scrum deverão se fazer presentes (Scrum Master, Product Owner e time), essa reunião serve para inspecionar o incremento e adaptá-lo, se for necessário.

Durante o evento, o PO apresenta quais itens da backlog do produto estão concluídos e os que não foram concluídos.

Pode ser considerada uma reunião informal, não deve ter caráter de julgamento ou de defesa de trabalho, é preciso incentivar o feedback e a total colaboração entre os participantes para entender como o mercado ou uso potencial do mercado pode ter sido alterado para providenciar mudanças, ou seja, fique atento à experiência do usuário e valor comercial do produto.

Além disso, com essa reunião, é preciso fazer revisão de recursos potenciais, linha do tempo, orçamento e mercado para os próximos lançamentos. 

Retrospectiva da Sprint

Essa é a cerimônia final do Scrum para permitir que a equipe de desenvolvimento se inspecione e crie plano de melhorias para a próxima Sprint.

Na reunião da Revisão da Sprint, o trabalho foi apresentado e o time teve oportunidades de refletir sobre o resultado. É na reunião da Retrospectiva que essas mudanças, se necessárias, serão acrescentadas à próxima Sprint.

A Retrospectiva da Sprint dá oportunidade para que o time de desenvolvimento se concentre na inspeção e na adaptação, porque vai ter questões fixas como: “O que foi bem? “, “O que não funcionou?” e “O que pode ser feito diferente para melhorar?”.

Essas quatro cerimônias fazem do processo que será realizado sistematicamente, sprint a sprint, até que se chegue à sprint final quando o projeto estiver completamente concluído.

Se você entendeu o que significa Sprint, vai saber que esse é o verdadeiro coração do método Scrum, é onde todo o processo de análise e melhoria de um projeto pode ser desenvolvido e aplicado. 

Veja um vídeo sobre como fazer a migração para os métodos ágeis:

Sobre o autor:

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 12 anos.

 As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” RegisteredEducationProvaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Quais são as duas coisas que o Time Scrum deve fazer durante o primeiro Sprint?

Na primeira atividade, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento se reúnem para estabelecer o que será desenvolvido na Sprint corrente. Na segunda atividade, o Time de Desenvolvimento planeja como o que foi estabelecido será desenvolvido, geralmente por meio de tarefas de desenvolvimento.

Qual reunião é realizada no primeiro dia da Sprint?

1) Reunião de Planejamento da Sprint A Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning) é um evento que acontece antes de cada Sprint, tendo como objetivo definir: O que poderá ser entregue na próxima Sprint; e. Como será realizado o trabalho para produzir a entrega.

O que deve ser realizado antes da reunião de planejamento da Sprint?

Preparação para reunião de planejamento do sprint O proprietário do produto deve estar preparado, combinando lições da revisão do sprint anterior, feedback das partes interessadas e visão do produto, para que possa definir o cenário para o sprint.

Quando se inicia uma nova Sprint?

Normalmente, a Sprint começa a partir do planejamento, mas algumas experiências das equipes ágeis já demonstraram que o ideal é fazer uma reunião anterior com o Product Owner e o Scrum Master, que são papéis essenciais na metodologia Scrum, para conhecer melhor as prioridades e entender se existe algum item da lista de ...