Crescimento econômico e preservação ambiental isso é possível resumo

Em vez de ler que tal ouvir o artigo? Experimente no player acima

A relação entre o meio ambiente e a economia é complicada, porém extremamente necessária. Para suprir a infinita demanda dos seres humanos é preciso utilizar recursos naturais, que estão cada vez mais limitados.

Para entender melhor como funciona essa relação, é necessário saber os conceitos de cada um desses setores.

O meio ambiente, por definição, é o ambiente em que os seres estão inseridos, em conjunto com suas condições ambientais, biológicas, físicas e químicas.

Sendo assim, o uso dos recursos naturais para suprir as nossas necessidades humanas depende, em sua totalidade, direta ou indiretamente, do meio ambiente.

Por isso, é de extrema importância a conservação ambiental e o uso sustentável desses recursos

Somente com um equilíbrio, entre o uso e a conservação dos recursos naturais, é possível prorrogar a existência dos elementos naturais.

Economia

O conceito de economia indica um conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Para isso, é necessária a exploração dos recursos naturais.

Sendo assim, com o crescimento econômico também há aumento na demanda por bens e serviços e, consequentemente, a exploração desses recursos é intensificada.

Com isso, é possível perceber que o crescimento econômico causa cada vez mais impacto ao meio ambiente.

Crescimento econômico e preservação ambiental isso é possível resumo

Impactos da Economia no Meio Ambiente

Como vimos, a exploração dos recursos naturais aumenta a cada dia, devido à demanda crescente por bens e serviços. Ocorre uma intensificação principalmente de atividades e efeitos como:

  • Mineração;
  • Extração e queima de combustíveis fósseis;
  • Poluição e o desperdício dos recursos hídricos;
  • E a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Um outro exemplo de atividade econômica que causa impacto no meio ambiente é a agropecuária. Isso se deve ao tamanho das áreas utilizadas e à grande quantidade de recursos ambientais necessários para a produção.

Esses fatores contribuem para o aquecimento global, e apontam um desafio para toda a sociedade, que é gerar riquezas e se desenvolver sem que haja excesso no consumo dos recursos naturais.

Como minimizar esses impactos?

A redução dos impactos, em relação à produção agrícola, é baseada na melhoria da produtividade através de tecnologias e manejos adequados, permitindo a redução da área cultivada. Assim, essas práticas e tecnologias permitem o uso racional dos recursos naturais.

Nesse caso, o desafio está associado ao custo do produto final, que deve ser acessível a todos, a fim de reduzir a desnutrição e garantir a dignidade dos cidadãos.

Em suma, o equilíbrio da relação entre o meio ambiente e a economia depende de práticas sustentáveis nas atividades que exploram os recursos naturais.

Sustentabilidade Econômica

A sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

Para isso, é essencial o apoio do Estado, fornecendo medidas de fomento que incentivem e possibilitem iniciativas sustentáveis em todos os setores da economia

Ou seja, com o apoio do Estado é possível mudar a cultura das empresas, tornando suas atividades sustentáveis.

Para o país, alcançar o desenvolvimento econômico de maneira sustentável possibilita a independência de recursos e da concessão de outros países ou blocos econômicos.

Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável se define como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem interferir na capacidade de atender as demandas das futuras gerações.

Enquanto o crescimento econômico necessita de cada vez mais recursos para alcançar seu objetivo, levando ao esgotamento, o desenvolvimento sugere qualidade ao invés de quantidade. 

Em outras palavras, no desenvolvimento sustentável existe uma redução do uso de matérias-primas e produtos, e um aumento da reutilização e da reciclagem.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em busca de alcançar o desenvolvimento sustentável, os objetivos apresentam-se como um apelo global por ações que visam o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima, e a garantia de que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

As Nações Unidas estão contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável para que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

A Relação entre o Meio Ambiente e a Economia Atualmente

Até aqui, vimos a economia como uma vilã nessa relação, utilizando muito mais recursos do que o ideal, e trazendo impactos negativos ao meio ambiente. Contudo, atualmente são apresentadas orientações às empresas, a fim de garantir o seu crescimento e desenvolvimento econômico de maneira sustentável.

Para isso, a empresa deve apresentar ações eficientes de preservação do meio ambiente no seu planejamento estratégico. Ou seja, as ações de todas as instituições devem levar em conta os impactos de seus processos no meio ambiente e nas comunidades ao redor.

Caso haja algum tipo de dano ambiental a empresa precisa ter a humildade de reconhecer o erro e, imediatamente, tomar providências para corrigir o impacto antes que desastres aconteçam. 

Por isso, é essencial a realização de atividade de prevenção de danos e impactos ao meio ambiente, pois o recurso natural comprometido pode não ser recuperado a sua forma original após uma simples correção.

  • Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Estudo de Impacto Ambiental
Crescimento econômico e preservação ambiental isso é possível resumo

Crescimento econômico e preservação ambiental isso é possível resumo

Engenheira Agrônoma, redatora e mestranda em Agronomia. Minhas experiências mais recentes estão relacionadas com pesquisa em nutrição e adubação de plantas, e também com a avaliação de propriedade rural, buscando suas potencialidades e limitações para sugerir melhorias. Sou apaixonada pela minha profissão, e pelo contato com a natureza que ela proporciona. Gosto de estar sempre me aperfeiçoando, e vejo a pesquisa como algo fascinante e revolucionário. Observo a sustentabilidade como um tema muito relevante nos dias atuais, e fico sempre atenta às novidades. Valores como a humildade nos tornam mais fortes, a oportunidade de aprender e ensinar levam ao crescimento do indivíduo.

Comments

comments

É possível crescimento econômico e preservação ambiental?

O crescimento sustentável é possível: temos exemplos aqui. É possível e desejável termos simultaneamente crescimento econômico e preservação ambiental, como sugeriu o Presidente em Davos. Isso, aliás, é a essência da Economia, pois seu papel é equacionar nossas necessidades ilimitadas com a finitude dos recursos.

Qual a importância da preservação ambiental para o desenvolvimento econômico?

O crescimento econômico sustentável traz aumento de renda, melhoras na sua distribuição e a sociedade toda se beneficia do processo. “Mas esse processo vai muito além, ele diz respeito às gerações atuais e também a gerações futuras”, enfatiza.

Como preservar o meio ambiente e manter o desenvolvimento econômico resumo?

Além da economia circular Coleta seletiva de lixo ainda é muito inexpressiva no Brasil, correspondendo apenas a 2% do lixo produzido o que é uma situação grave para o meio ambiente. Simplesmente o fato de reciclar o lixo evitando que o mesmo seja enviado para lixões e aterros uma parte do problema já será solucionada.

Qual a relação entre preservação ambiental e economia?

A relação entre o meio ambiente e a economia é complicada, porém extremamente necessária. Para suprir a infinita demanda dos seres humanos é preciso utilizar recursos naturais, que estão cada vez mais limitados. Para entender melhor como funciona essa relação, é necessário saber os conceitos de cada um desses setores.