Conta transitória para encerramento das contas de resultado

x

x

x

  • Produtos

    • Checkpoint
    • Decis�es
    • Comexdata
    • Setorial
    • ISS Total
    • RIR 2016
    • Projeto de Lei
    • Solu��es Com�rcio Exterior

  • Contatos
  • Institucional

    • Empresa
    • Imprensa
    • Artigos

  • Login Checkpoint
  • Login Biblioteca eLearning
  • Consultoria

Conta transitória para encerramento das contas de resultado

  • HOME
  • FEDERAL
  • ESTADUAL
  • MUNICIPAL
  • TRABALHISTA/PREVIDENCIÁRIA

Conta transitória para encerramento das contas de resultado
 11 4700-9050, op��o 1

BALAN�O PATRIMONIAL

Equipe Portal de Contabilidade

Balan�o Patrimonial � a demonstra��o cont�bil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posi��o patrimonial e financeira da Entidade.

No balan�o patrimonial, as contas dever�o ser classificadas segundo os elementos do patrim�nio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a an�lise da situa��o financeira da empresa.

De acordo com o � 1� do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstra��es de cada exerc�cio ser�o publicadas com a indica��o dos valores correspondentes das demonstra��es do exerc�cio anterior, para fins de compara��o.

COMPOSI��O

O Balan�o Patrimonial � constitu�do pelo:

 - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplica��es de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benef�cios econ�micos futuros, originados de eventos ocorridos.

 - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obriga��es para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigir�o ativos para a sua liquida��o.

 - Patrim�nio L�quido compreende os recursos pr�prios da Entidade, e seu valor � a diferen�a positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

AGRUPAMENTO

Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um d�cimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utiliza��o de t�tulos gen�ricos como "diversas contas" ou "contas correntes".

DEMONSTRATIVO GR�FICO DO BALAN�O:

ATIVO

PASSIVO

CIRCULANTE

N�O CIRCULANTE

REALIZ�VEL A LONGO PRAZO

INVESTIMENTOS

IMOBILIZADO

INTANG�VEL

CIRCULANTE

N�O CIRCULANTE

PATRIM�NIO L�QUIDO

PROCEDIMENTOS PARA ELABORA��O DO BALAN�O

Ao t�rmino do exerc�cio, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verifica��o, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do raz�o e conferir sua exatid�o.

No balancete s�o relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus d�bitos, cr�ditos e saldos.

As contas do balancete, no fim do exerc�cio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrim�nio, naquela data, nem as varia��es patrimoniais do exerc�cio, porque os registros cont�beis n�o acompanham a din�mica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve.

Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais varia��es, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerc�cio, n�o correspondem realmente aos ingressos e ao custo do per�odo.

Da� a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balan�o, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrim�nio nessa data, bem como suas varia��es no exerc�cio.

CONCILIA��ES DOS SALDOS CONT�BEIS

A concilia��o consiste, basicamente, na compara��o do saldo de uma conta com uma informa��o externa � contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto � exatid�o do saldo em an�lise.

As fontes de informa��es mais usuais para verifica��o dos registros cont�beis s�o os livros fiscais, os extratos banc�rios, as posi��es de financiamentos e carteiras de cobran�as, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc.

AJUSTES E RECLASSIFICA��ES PATRIMONIAIS

Para elabora��o do balan�o devem ser efetuados v�rios ajustes e reclassifica��es nas contas patrimoniais, como estoques, empr�stimos, etc.

Calcula-se tamb�m a provis�o para o Imposto de Renda e a Contribui��o Social sobre o Lucro L�quido, de acordo com as normas tribut�rias vigentes, fazendo-se a respectiva contabiliza��o.

LAN�AMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERC�CIO

Para apura��o do resultado do exerc�cio, faz-se os lan�amentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transit�ria, chamada de �apura��o do resultado do exerc�cio�.

O inverso � efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta �Apura��o do Resultado do Exerc�cio� e creditando-se as contas de custos ou despesas.

O saldo da conta �Apura��o do Resultado do Exerc�cio� ser� ent�o transferida para a conta de �Resultados a Destinar�, sendo esta distribu�da para outras contas patrimoniais, conforme proposta da administra��o.

CLASSIFICA��O DAS CONTAS PATRIMONIAIS

Ap�s os ajustes pertinentes e lan�amentos de encerramento das contas de resultado, as contas remanescentes s�o apenas as contas patrimoniais, que devem ser separadas e classificadas em grupos para elabora��o do balan�o patrimonial, sendo que o saldo do ativo deve ser igual ao do passivo.

Para maiores detalhamentos, acesse o t�pico BALAN�O PATRIMONIAL, no Guia Cont�bil Online.

Recomendamos, tamb�m, a leitura da obra Fechamento do Balan�o.

Conta transitória para encerramento das contas de resultado

O que é uma conta transitória?

O que são contas transitórias? Contas transitórias são aquelas cumo saldo é zerado ao fim do período e o seu resultado transferido para contas patrimoniais. Receita, custos, despesas são as contas transitórias de uma entidade.

O que são contas transitórias apresente um exemplo?

Conta Transitória Isso ocorre geralmente quando a empresa deseja aguardar que o valor pago tenha sido compensado no banco (um cheque por exemplo) para transferir aquele saldo para a conta contábil referente ao banco.

Como fazer lançamentos de encerramento?

Como fazer o Encerramento do Exercício.
Indique na tela inicial do sistema o ano de trabalho a ser encerrado;.
Acesse o menu “Lançamento” e selecione “Encerramento do Exercício”;.
Informe o código da empresa e a data de encerramento, que geralmente é 31/12 do ano do exercício; e..
Clique no botão “Encerrar”..

O que acontece com as contas de resultado no final do exercício?

Contas de Resultado São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício.