Considerando o estudo do petróleo é dos hidrocarbonetos julgue cada item como correto ou errado

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Petróleo e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética. Esse fato se deve à exploração das jazidas localizadas em vários pontos do território nacional. Nesse sentido, marque a alternativa que indica os maiores produtores de petróleo no Brasil.

a) Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo.

b) Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

c) Acre, Rondônia, Amapá e Pará.

d) São Paulo, Rio Grande do Norte e Bahia.

e) Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
 

Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro.

a) Bacia do Espírito Santo

b) Bacia Sedimentar Amazônica

c) Bacia de Campos

d) Bacia do Recôncavo Baiano

e) Bacias de Sergipe-Alagoas e do Rio Grande do Norte
 

Responsável pela exploração e produção de petróleo no território brasileiro, essa empresa é considerada a maior da América Latina. Foi criada em outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, cujo slogan era “o petróleo é nosso”. Marque a alternativa que corresponde à empresa que possui as características citadas.

a) Vale

b) Eletrobrás

c) Petrobras

d) Gerdau

De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.

(Mackenzie – SP)

O mapa mostra a localização de importante região produtora de: 

Considerando o estudo do petróleo é dos hidrocarbonetos julgue cada item como correto ou errado

a) Carvão mineral

b) Petróleo

c) Fosfato

d) Bauxita

e) Manganês

(UFC-CE)

As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação.

a) Escudos cristalinos.

b) Bacias sedimentares.

c) Dobramentos cenozoicos.

d) Placas tectônicas.

e) Aluviões quaternários.
 

Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.

b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.

c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.

d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.

e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
 

Existe uma organização mundial que é formada pelos principais países produtores de petróleo. Esse bloco é responsável por controlar a produção e venda do produto, com o objetivo de obter maior lucratividade. Marque a alternativa que indica a organização em questão.

a) União Europeia

b) Petrobras

c) Opep

d) Apec

No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Essa área é denominada:

a) Bacia de Campos

b) Pré-sal

c) Recôncavo Baiano

d) Campo de Lobato

(FUVEST-SP)

Justifique a distribuição geográfica das refinarias da Petrobrás. 

Considerando o estudo do petróleo é dos hidrocarbonetos julgue cada item como correto ou errado

respostas

Alternativa correta: letra “A”.

a) Verdadeiro – Essas quatro unidades federativas (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo) são as maiores produtores de petróleo no Brasil: o Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país; o Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de petróleo em terra; os estados do Espírito Santo e da Bahia destacam-se também como grandes produtores de petróleo em solo brasileiro. 

b) Falso – Esses estados, localizados na Região Centro-Oeste do Brasil, não são produtores de petróleo.

c) Falso – Essas quatro unidades federativas não são responsáveis pela grande produção de petróleo no Brasil.

d) Falso – Rio Grande do Norte e Bahia estão entre os principais estados brasileiros produtores de petróleo. No entanto, o estado de São Paulo não é grande produtor dessa fonte de energia.

e) Falso – Rio de Janeiro e Espírito Santo estão entre os maiores produtores de petróleo. Entretanto, São Paulo e Minas Gerais não são grandes produtores desse mineral.
 

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – Importante produtora de petróleo, a Bacia do Espírito Santo é responsável por 4% da produção nacional.

b) Falso – A Bacia sedimentar amazônica é responsável por aproximadamente 3% da produção nacional de petróleo.

c) Verdadeiro – Situada na costa norte do Rio de Janeiro e sul do estado do Espírito Santo, a Bacia de Campos é a mais importante reserva petrolífera do Brasil, sendo responsável por 80% da produção nacional de petróleo.

d) Falso – Em meados do século XX, a Bacia do Recôncavo Baiano era a principal produtora de petróleo no Brasil. Atualmente (2010), ela é responsável por cerca de 3% da produção nacional.

e) Falso – Atualmente (2010), essa Bacia é a segunda maior produtora de petróleo no Brasil.
 

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – A Vale é uma mineradora brasileira que atua na produção de minério de ferro, níquel, manganês, cobre, bauxita, entre outros. Essa empresa não é responsável por explorar o petróleo brasileiro.

b) Falso – A Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S/A) é a maior empresa do setor de energia elétrica da América Latina, atuando nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

c) Verdadeiro – A Petrobras (Petróleo Brasil S/A) foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. Essa empresa tem como área de atuação a exploração, produção refino, comercialização e transporte de petróleo e gás natural no Brasil. Nas últimas décadas, a Petrobrás passou a atuar também em outros países.

d) Falso – A Gerdau é uma das maiores empresas de aço do continente americano, não apresentando nenhuma relação com a exploração e produção de petróleo no Brasil.

Voltar a questão

O termo pré-sal é utilizado para caracterizar as reservas de hidrocarbonetos em um conjunto de rochas calcárias que estão localizadas nas porções marinhas do Brasil, apresentando grande potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural. Esse material está localizado abaixo das camadas de sal, podendo atingir mais de 7 quilômetros de profundidade.

A camada pré-sal tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura, compreendendo uma área que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santo Catarina. Conforme estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as reservas de petróleo e gás natural na camada pré-sal irão triplicar a produção nacional, passando para 50 bilhões de barris de petróleo. A produção em grande escala está prevista para 2013.
 

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – A região destacada no mapa não é grande produtora de carvão mineral.

b) Verdadeiro – A região destacada no mapa, no Rio de Janeiro, é a maior produtora nacional de petróleo, sendo responsável por aproximadamente 84% da produção nacional, com destaque para a Bacia de Campos.

c) Falso – O estado do Rio de Janeiro não abriga grandes reservas de fosfato.

d) Falso – A bauxita não é encontrada em abundância no estado fluminense. Esse minério é produzindo em Minas Gerais e, principalmente, no estado do Pará.

e) Falso – As maiores reservas de manganês no Brasil estão localizadas no Pará, em Mato Grosso, Minas Gerais e no Amapá.
 

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – Essa formação geológica se originou no período Pré-Cambriano. Nela, é possível extrair minerais como o ferro e o manganês.

b) Verdadeiro – São regiões que apresentam formações geológicas sedimentares. Nos terrenos formados durante a era Mesozoica é possível encontrar depósitos petrolíferos.

c) Falso – Essa formação geológica não contém petróleo.

d) Falso – Placas tectônicas são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da Terra. Esses blocos não possuem relação direta com a existência de petróleo.

e) Falso – Essa formação geológica não abriga campos petrolíferos. Nela é possível encontrar cascalho fino.
 

Voltar a questão

a) Falso – O petróleo é uma fonte energética não renovável, ou seja, irá se esgotar. Sua utilização é extremamente prejudicial ao meio ambiente, causando poluições atmosférica, hídrica, do solo, etc. Sua queima libera gases que agravam o efeito estufa.

b) Verdadeiro – O petróleo é formado através da decomposição de matérias orgânicas (vegetal ou animal). Esse processo leva milhões de anos para se concretizar.

c) Falso – A principal fonte energética da Primeira Revolução Industrial foi o carvão mineral. O uso do petróleo não sofreu redução e, desde a primeira metade do século XX, ele é a principal fonte energética do mundo.

d) Verdadeiro – O petróleo é utilizado na produção de gasolina, óleo diesel, plástico e até medicamentos.

e) Verdadeiro – Aproximadamente 65% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas no Oriente Médio, com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora do planeta.

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “C”.

a) Falso – A União Europeia (UE) é um bloco econômico formado por algumas nações da Europa.

b) Falso – A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) é uma empresa estatal de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil. Essa empresa é responsável pela exploração, refino, comercialização e transporte do petróleo brasileiro.

c) Verdadeiro – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é composta por países que apresentam grande produção de petróleo. Consiste numa organização intergovernamental que promove a valorização do petróleo, estabelecendo cotas de produção para diminuir a oferta, consequentemente, há elevação dos preços e maior lucratividade dos países produtores.

d) Falso – A Cooperação da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico cujo objetivo é a criação de uma grande área de livre comércio entre os países asiáticos, da Oceania e do continente americano. 

Voltar a questão

Alternativa correta: letra “B”.

a) Falso – Essa bacia petrolífera vem sendo explorada comercialmente desde 1977. Atualmente, a bacia de Campos é responsável por cerca de 80% da produção de petróleo no Brasil.

b) Verdadeiro – As reservas de petróleo situadas a 7 mil metros abaixo do nível do mar recebem o nome de Pré-sal. Conforme estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a exploração desse petróleo irá triplicar a produção brasileira, atingindo a marca de 50 bilhões de barris.

c) Falso – Essa é a mais antiga província petrolífera do Brasil, sendo a principal produtora de petróleo no país durante várias décadas, entretanto, sua participação na produção nacional foi de apenas 3% em 2007.

d) Falso – Essa reserva petrolífera foi descoberta em 1939, no Recôncavo Baiano.

Voltar a questão

A concentração de refinarias nessas regiões do território brasileiro é explicada pelo maior contingente populacional (consumidores), pelo maior desenvolvimento industrial desses locais e por estar próxima aos principais centros produtores de petróleo do país (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia). Essas refinarias são instaladas estrategicamente nesses locais para reduzir os gastos com transporte do centro produtor ao consumidor, obtendo, assim, maior lucratividade. 

Voltar a questão

Considerando o estudo do petróleo é dos hidrocarbonetos julgue cada item como correto ou errado

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas