Conceitos básicos da Bioenergética e as formas de avaliação do gasto energético

How to cite

A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

  • ABNT

    MELO, Camila Maria de e TIRAPEGUI, Júlio e RIBEIRO, Sandra Maria Lima. Gasto energético corporal: conceitos, formas de avaliação e sua relação com a obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 52, n. 3, p. 452-464, 2008Tradução . . Acesso em: 24 nov. 2022.

  • APA

    Melo, C. M. de, Tirapegui, J., & Ribeiro, S. M. L. (2008). Gasto energético corporal: conceitos, formas de avaliação e sua relação com a obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 52( 3), 452-464. doi:10.1590/s0004-27302008000300005

  • NLM

    Melo CM de, Tirapegui J, Ribeiro SML. Gasto energético corporal: conceitos, formas de avaliação e sua relação com a obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. 2008 ;52( 3): 452-464.[citado 2022 nov. 24 ]

  • Vancouver

    Melo CM de, Tirapegui J, Ribeiro SML. Gasto energético corporal: conceitos, formas de avaliação e sua relação com a obesidade. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. 2008 ;52( 3): 452-464.[citado 2022 nov. 24 ]

BX- a quantidade mínima de energia necessária para assegurar uma vida normal em condições de relativo descanso físico e mental. Essa energia é gasta nos processos de metabolismo celular, circulação sanguínea, respiração, excreção, manutenção da temperatura corporal, funcionamento dos centros nervosos vitais do cérebro e secreção constante das glândulas endócrinas.

O fígado consome 27% da energia metabólica basal;

Cérebro - 19%;

Músculos - 18%;

Rins - 10%;

Coração - 7%;

Outros órgãos e tecidos - 19%.

Qualquer trabalho- físico ou mental, assim como a ingestão de alimentos, flutuações na temperatura ambiente e outros fatores externos ou internos que alteram o nível dos processos metabólicos, acarretam um aumento nos custos energéticos.

O metabolismo basal é determinado sob condições estritamente controladas e criadas artificialmente:

de manhã, com o estômago vazio (12-14 horas após a última refeição);

em decúbito dorsal, com relaxamento completo dos músculos, em estado de vigília calma;

em condições de conforto térmico (18–20 °С);

3 dias antes do estudo, os alimentos proteicos são excluídos do corpo;

O metabolismo basal é expresso como a quantidade de consumo de energia à taxa de 1 kcal por 1 kg de peso corporal por hora

Fatores que afetam o valor da bolsa principal:

· era;

· massa corporal;

gênero da pessoa.

O metabolismo basal mais intenso é observado em crianças (em recém-nascidos - 53 kcal / kg por dia, em crianças do primeiro ano de vida - 42 kcal / kg por dia).
A taxa metabólica basal média em homens adultos saudáveis ​​é de 1300-1600 kcal/dia, nas mulheres esses valores são 10% menores. Isso se deve ao fato de as mulheres terem menos massa e superfície corporal.
Com a idade, a taxa metabólica basal diminui constantemente. A taxa metabólica basal média em uma pessoa saudável é de aproximadamente 1 kcal/(kg×h).

Lei de superfície de Rubner.
Os custos de energia de um organismo de sangue quente são proporcionais à área de superfície do corpo.
A dependência da intensidade do metabolismo basal na área de superfície corporal foi demonstrada pelo fisiologista alemão Rubner para vários animais. De acordo com essa regra, a intensidade do metabolismo basal está intimamente relacionada ao tamanho da superfície corporal:

Em organismos de sangue quente com tamanhos corporais diferentes, a mesma quantidade de calor é dissipada a partir de 1 m 2 da superfície.

Então vamos resumir. O metabolismo basal é o consumo de energia do corpo em estado de repouso completo, proporcionando as funções de todos os órgãos e sistemas e mantendo a temperatura corporal. A necessidade diária de energia de uma pessoa depende do gasto energético diário, que consiste no consumo de energia para: 1) metabolismo basal; 2) digestão dos alimentos; 3) atividade física (neuromuscular). Quer saber o seu gasto diário de energia? Então considere:

Cálculo do gasto energético diário (equação de Harris-Benedict):

· Para mulheres = 655 + + –

· Para homens = 65 + + –

Câmbio bruto: métodos de avaliação, fatores que afetam o câmbio bruto; significado clínico.

Metabolismo bruto (total) de matéria e energia. As leis de conservação de matéria e energia serviram de base teórica para o desenvolvimento do método mais importante para estudar o metabolismo e a energia - estabelecer equilíbrios, ou seja, determinar a quantidade de energia e substâncias que entram no corpo e saem na forma de calor e produtos finais do metabolismo. Para determinar o equilíbrio de substâncias, são necessários métodos químicos suficientemente precisos e conhecimento das maneiras pelas quais várias substâncias são excretadas do corpo. Sabe-se que os principais nutrientes são proteínas, lipídios e carboidratos. Como regra, para avaliar o conteúdo de proteínas nos alimentos e nos produtos de decomposição, é suficiente determinar a quantidade de nitrogênio, porque. quase todo o nitrogênio alimentar é encontrado em proteínas, incl. em nucleoproteínas; uma quantidade insignificante de nitrogênio, que faz parte de alguns lipídios e carboidratos, pode ser desprezada em experimentos para determinar o balanço de nitrogênio. A determinação de lipídios e carboidratos em produtos alimentícios requer métodos específicos, mas quanto aos produtos finais do metabolismo de lipídios e carboidratos, trata-se quase exclusivamente de CO2 e água.

Ao analisar os produtos finais do metabolismo, é necessário levar em consideração as formas de sua excreção do corpo. O nitrogênio é excretado principalmente na urina, mas também nas fezes e em pequenas quantidades através da pele, cabelos, unhas (ver Metabolismo do nitrogênio). O carbono é excretado quase exclusivamente na forma de CO2 pelos pulmões, mas parte é excretada na urina e nas fezes. O hidrogênio é excretado como H2O principalmente na urina e pelos pulmões (vapor de água), mas também pela pele e fezes.

O balanço energético é determinado com base no conteúdo calórico dos nutrientes de entrada e na quantidade de calor liberada, que pode ser medida ou calculada. Ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração que o valor calórico obtido pela queima de substâncias em uma bomba calorimétrica pode diferir do valor calórico fisiológico, uma vez que algumas substâncias no corpo não se queimam completamente, mas formam produtos finais do metabolismo capazes de oxidação adicional. Em primeiro lugar, isso se aplica às proteínas, cujo nitrogênio é excretado do corpo principalmente na forma de uréia, que retém um certo suprimento potencial de calorias. Um valor importante que caracteriza as características do metabolismo de substâncias individuais é o coeficiente respiratório (RC), que é numericamente igual à razão entre o volume de CO2 exalado e o volume de O2 absorvido. O valor calórico, DC e a quantidade de geração de calor calculada por 1 litro de O2 consumido são diferentes para diferentes substâncias. O valor calórico fisiológico (em kcal/g) para carboidratos é 4,1; lipídios - 9,3; proteínas - 4,1; o valor da geração de calor (em kcal por 1 litro de O2 consumido) para carboidratos - 5,05; lipídios - 4,69; proteínas - 4,49.

BX.

Conceitos básicos e definições da fisiologia do metabolismo e da energia.

Valor energético das substâncias alimentares.

O valor energético dos nutrientes é estimado usando dispositivos especiais - oxicalorímetros. Foi estabelecido que com a oxidação completa de 1 g de carboidratos, 4,1 kcal são liberados (1 kcal = 4187 J.), 1 g de gordura - 9,45 kcal, 1 g de proteína - 5,65 kcal. Deve-se acrescentar que parte dos nutrientes que entram no corpo não é absorvida. Por exemplo, em média, cerca de 2% dos carboidratos, 5% das gorduras e até 8% das proteínas não são digeridos. Além disso, nem todos os nutrientes do corpo são decompostos em produtos finais - dióxido de carbono (dióxido de carbono) e água. Por exemplo, parte dos produtos da quebra incompleta de proteínas na forma de uréia é excretada na urina.

Diante do exposto, pode-se notar que o valor energético real dos nutrientes é um pouco inferior ao estabelecido em condições experimentais. O valor energético real de 1 g de carboidratos é 4,0 kcal, 1 g de gordura - 9,0 kcal, 1 g de proteína - 4,0 kcal.

A característica integral (geral) do metabolismo energético do corpo humano é o gasto energético total ou gasto energético bruto.

Gasto energético bruto do corpo- o gasto total de energia do corpo durante o dia nas condições de sua existência normal (natural). O gasto energético bruto inclui três componentes: metabolismo basal, ação dinâmica específica dos alimentos e ganho de trabalho. O gasto energético bruto é estimado em kJ/kg/dia ou kcal/kg/dia (1 kJ=0,239 kcal).

O estudo do metabolismo basal começou com o trabalho de Bidder e Schmidt, cientistas da Universidade de Tartu (Bidder e Schmidt, 1852).

BX- o nível mínimo de gasto energético necessário para manter a atividade vital do corpo.

O conceito de metabolismo basal como nível mínimo de gasto energético do organismo também impõe uma série de exigências sobre as condições em que esse indicador deve ser avaliado.

Condições sob as quais o metabolismo basal deve ser avaliado:

1) estado de repouso físico e mental completo (de preferência em decúbito ventral);

2) temperatura ambiente de conforto (18-20 graus Celsius);

3) 10 - 12 horas após a última refeição, para evitar o aumento do metabolismo energético associado à ingestão alimentar.

O metabolismo basal depende da idade, altura, peso corporal e sexo.

Influência era para a troca principal.

O câmbio básico mais alto em termos de 1 kg. Peso corporal em recém-nascidos (50-54 kcal/kg/dia), o menor em idosos (após 70 anos, o metabolismo principal é em média 30 kcal/kg/dia). O metabolismo basal atinge um nível constante na puberdade por volta dos 12-14 anos e permanece estável até os 30-35 anos (cerca de 40 kcal/kg/dia).

Influência altura e peso corpo para o metabolismo basal.

Existe uma relação quase linear e direta entre o peso corporal e o metabolismo basal - quanto maior o peso corporal, maior o nível do metabolismo basal. No entanto, essa dependência não é absoluta. Com o aumento do peso corporal devido ao tecido muscular, essa dependência é quase linear, porém, se o aumento do peso corporal estiver associado ao aumento da quantidade de tecido adiposo, essa dependência torna-se não linear.

Como o peso corporal, ceteris paribus, depende do crescimento (quanto maior o crescimento, maior o peso corporal), existe uma relação direta entre crescimento e metabolismo basal - quanto maior o crescimento, maior o metabolismo basal.

Dado que a altura e o peso corporal afetam a área corporal total, M. Rubner formulou a lei segundo a qual o metabolismo basal depende da área corporal: quanto maior a área corporal, maior o metabolismo basal. No entanto, esta lei praticamente deixa de funcionar em condições em que a temperatura ambiente é igual à temperatura do corpo. Além disso, a pilosidade irregular da pele altera significativamente a troca de calor entre o corpo e o ambiente e, portanto, a lei de Rubner também tem limitações nessas condições.

Influência Gênero sexual ao nível basal.

Nos homens, a taxa metabólica basal é 5-6% maior do que nas mulheres. Isso se deve à diferente proporção de tecido adiposo e muscular por 1 kg de peso corporal, bem como diferentes níveis de metabolismo devido a diferenças na estrutura química dos hormônios sexuais e seus efeitos fisiológicos.

BX

Metabolismo basal - a quantidade mínima de energia necessária para garantir uma vida normal em condições de repouso físico e mental relativo. Essa energia é gasta nos processos de metabolismo celular, circulação sanguínea, respiração, excreção, manutenção da temperatura corporal, funcionamento dos centros nervosos vitais do cérebro e secreção constante das glândulas endócrinas.

O fígado consome 27% da energia metabólica basal, o cérebro - 19%, os músculos - 18%, os rins - 10%, o coração - 7%, todos os outros órgãos e tecidos - 19%.

Qualquer trabalho - físico ou mental, bem como a ingestão de alimentos, flutuações na temperatura ambiente e outros fatores externos e internos que alteram o nível dos processos metabólicos, acarretam um aumento nos custos de energia.

Portanto, o metabolismo principal é determinado em condições estritamente controladas, criadas artificialmente: de manhã, com o estômago vazio (12-14 horas após a última refeição), em decúbito dorsal, com relaxamento muscular completo, em estado de vigília calma , em condições de conforto térmico (18-20 °C). 3 dias antes do estudo, os alimentos proteicos são excluídos da dieta. A principal troca da quantidade de consumo de energia é expressa à taxa de 1 kcal por 1 kg de peso corporal por hora.

Fatores que determinam a quantidade de metabolismo basal. O metabolismo básico depende da idade, altura, peso corporal, sexo da pessoa. O metabolismo basal mais intenso por 1 kg de peso corporal é observado em crianças (em recém-nascidos - 53 kcal / kg por dia, em crianças do primeiro ano de vida - 42 kcal / kg). A taxa metabólica basal média em homens adultos saudáveis ​​é de 1300-1600 kcal/dia; nas mulheres, esses valores são 10% menores. Isso se deve ao fato de as mulheres terem menos massa e superfície corporal.

Lei da superfície corporal de Rubner. A dependência da intensidade do metabolismo principal na área de superfície do corpo foi mostrada pelo fisiologista alemão Rubner para vários animais (curva "rato-elefante"; Fig. 13.2). De acordo com essa regra, a intensidade do metabolismo basal está intimamente relacionada ao tamanho da superfície corporal: em organismos de sangue quente com tamanhos corporais diferentes, a mesma quantidade de calor é dissipada a partir de 1 m2 da superfície.

Assim, a lei da superfície do corpo afirma: os custos de energia de um organismo de sangue quente são proporcionais à área de superfície do corpo.

Com a idade, a taxa metabólica basal diminui constantemente. A taxa metabólica basal média em uma pessoa saudável é de aproximadamente 1 kcal/(kg-h).

Métodos para determinar a troca principal

Cálculo do câmbio principal mas tabelas. Tabelas especiais permitem determinar o nível médio do metabolismo basal de uma pessoa por altura, idade e peso corporal. Ao comparar esses valores com os resultados obtidos no estudo de troca de trabalho com o auxílio de instrumentos, é possível calcular a diferença equivalente aos custos de energia para realizar o trabalho.

Cálculo do metabolismo basal por parâmetros hemodinâmicos (fórmula de Reed). O cálculo baseia-se na relação entre a pressão arterial, a pulsação e a produção de calor corporal. A fórmula permite calcular o desvio percentual da taxa metabólica basal da norma. Um desvio de ± 10% é considerado aceitável,

LIGADO = 0,75 (HR + PD 0,74) - 72,

onde PO é o percentual de desvios; FC - frequência cardíaca (pulso); PD - pressão de pulso.

Para determinar a conformidade da troca principal com dados normativos sobre parâmetros hemodinâmicos, existem nomogramas especiais.

O consumo de energia em repouso por diferentes tecidos do corpo não é o mesmo. Os órgãos internos consomem energia mais ativamente, o tecido muscular menos ativamente. A intensidade do metabolismo basal no tecido adiposo é 3 vezes menor do que no resto da massa celular do corpo. Pessoas com baixo peso corporal produzem mais calor por 1 kg de peso corporal do que aquelas com alto peso corporal. Se calcularmos a liberação de energia por 1 m2 da superfície do corpo, essa diferença quase desaparece. De acordo com outra regra de Rubner, o metabolismo basal é aproximadamente proporcional à superfície do corpo para diferentes espécies de animais e humanos.

As flutuações sazonais no valor do metabolismo basal foram observadas - seu aumento na primavera e diminuição no inverno. A magnitude do metabolismo basal é influenciada pelo trabalho muscular anterior, o estado das glândulas endócrinas.

A troca de trabalho é a energia que o corpo gasta na realização de atividades físicas e mentais durante o dia.

Justifique os princípios básicos das rações alimentares. Analisar a nutrição como base para compensar as necessidades energéticas e plásticas. Descreva o valor plástico e energético dos nutrientes.

Princípios de rações alimentares

A nutrição deve atender exatamente às necessidades do corpo em substâncias plásticas e energéticas, sais minerais, vitaminas e água, garantir uma vida normal, boa saúde, alto desempenho, resistência a infecções, crescimento e desenvolvimento do corpo. Ao compilar uma dieta (ou seja, a quantidade e a composição dos alimentos que uma pessoa precisa por dia), vários princípios devem ser observados.

1. O conteúdo calórico da dieta deve corresponder aos custos energéticos do corpo, que são determinados pelo tipo de atividade laboral.

2. O valor calórico dos nutrientes é levado em consideração, para isso são utilizadas tabelas especiais, que indicam a porcentagem de proteínas, gorduras e carboidratos nos produtos e o teor calórico de 100 g do produto.

3. Utiliza-se a lei da isodinâmica dos nutrientes, ou seja, a intercambialidade de proteínas, gorduras e carboidratos, com base em seu valor energético. Por exemplo, 1 g de gordura (9,3 kcal) pode ser substituído por 2,3 g de proteína ou carboidratos. No entanto, tal substituição é possível apenas por um curto período de tempo, uma vez que os nutrientes desempenham não apenas uma função energética, mas também plástica.

4. A dieta deve conter a quantidade ideal de proteínas, gorduras e carboidratos para este grupo de trabalhadores, por exemplo, para trabalhadores do 1º grupo, a dieta diária deve conter 80-120 g de proteína, 80-100 g de gordura, 400-600 g de carboidratos.

5. A proporção de proteínas, gorduras e carboidratos na dieta deve ser 1:1,2:4.

6. A dieta deve satisfazer plenamente as necessidades de vitaminas, sais minerais e água do organismo, além de conter todos os aminoácidos essenciais (proteínas completas).

7. Pelo menos um terço da ingestão diária de proteínas e gorduras deve ser ingerida na forma de produtos de origem animal.

8. É necessário levar em consideração a distribuição correta do conteúdo calórico da dieta para as refeições individuais. O primeiro café da manhã deve conter aproximadamente 25 - 30% do total da dieta diária, o segundo café da manhã - 10 -15%, almoço 40 -45% e jantar - 15 - 20%.

A matéria-prima para a criação de tecidos vivos e sua constante renovação, bem como a única fonte de energia para humanos e animais, é o alimento. Portanto, a nutrição racional é o fator mais importante para garantir a saúde humana. Nutrição é o processo de ingestão, digestão, absorção e assimilação de nutrientes (nutrientes) no corpo. Para manter os processos vitais, a nutrição deve suprir todas as necessidades plásticas e energéticas do corpo. Com a alimentação, o corpo recebe as substâncias necessárias para a biossíntese, renovação das estruturas biológicas. A energia dos nutrientes que entram no corpo é convertida e usada para sintetizar os componentes das membranas celulares e organelas celulares, para realizar trabalho mecânico, químico, osmótico e elétrico. O valor biológico e energético dos produtos alimentícios é determinado pelo conteúdo de nutrientes neles: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos, água, substâncias aromáticas e aromatizantes. Propriedades importantes dos nutrientes, como sua digestibilidade e assimilação.

A necessidade do corpo por substâncias plásticas pode ser satisfeita pelo nível mínimo de sua ingestão com alimentos, o que equilibrará a perda de proteínas estruturais, lipídios e carboidratos, mantendo o equilíbrio energético. Essas necessidades são individuais e dependem de fatores como idade da pessoa, estado de saúde, intensidade e tipo de trabalho.

As proteínas são usadas no corpo principalmente como materiais plásticos. A necessidade de proteína é determinada pela quantidade mínima que irá equilibrar sua perda pelo organismo. As proteínas estão em um estado de troca e renovação contínuas.

Os lipídios desempenham um papel energético e plástico no corpo. Devido à oxidação das gorduras, cerca de 50% das necessidades energéticas de um organismo adulto são supridas. As gorduras servem como reserva de nutrição para o corpo, suas reservas em humanos são em média 10-20% do peso corporal.

Os carboidratos são a principal fonte de energia e também desempenham funções plásticas no corpo; durante a oxidação da glicose, são formados produtos intermediários - pentoses, que fazem parte de nucleotídeos e ácidos nucleicos.

Componentes do gasto energético diário do corpo:

O gasto energético diário humano inclui 3 componentes: metabolismo basal, ação dinâmica específica dos nutrientes (SDA) e gasto energético para diversas atividades.

O consumo de energia para o metabolismo básico e o efeito dinâmico específico dos alimentos devem ser atribuídos aos gastos de energia que não são regulados pela vontade humana, e o consumo de energia no processo de trabalho, comportamento doméstico e doméstico, esportes e outras atividades devem ser classificados como regulados consumo de energia.
Debaixo troca principal deve-se compreender a troca de energia necessária para manter as funções fisiológicas (músculos respiratórios, coração, fígado, rins, etc.) influências exógenas (com o estômago vazio ou após 12-16 horas após uma refeição, a uma temperatura do ar confortável de 18-20 ° C).

Ação dinâmica específica dos alimentos(efeito termogênico) é chamado de aumento do metabolismo energético ao comer. Essa energia é gasta pelo organismo nos processos de digestão, absorção, transporte, metabolismo e armazenamento dos alimentos digeridos. Distingue-se um fraco efeito dinâmico específico dos alimentos (aumento do metabolismo energético em 10%), suficiente (aumento de 10% a 20%) e bem pronunciado (mais de 20%). As proteínas têm o DDS mais alto (em média 26,8%), os carboidratos têm o mais baixo (2,8%) e as gorduras (8,9%) estão no meio. Ao tomar uma refeição mista, o SDD é 10-15% do metabolismo basal.

Câmbio bruto- a quantidade total de gasto de energia do corpo por dia.

câmbio bruto = OO + RP + SDDP.

Metabolismo básico, fatores que determinam o valor de RO:

OO- o nível mínimo de gasto de energia do corpo na condição física. e paz emocional.

Estado TOE: manhã, com o estômago vazio, deitado de costas, um estado de vigília calma, t no quarto 18-22.

Fatores que determinam OO Palavras-chave: genótipo, idade, sexo, peso, altura, características nutricionais, estado de saúde. e sistema endócrino.

Regra da superfície do corpo: o nível de gasto de energia é diretamente proporcional à área de superfície do corpo.

Esta regra é válida para calcular OO.

Ação Dinâmica Específica de Alimentos (SPDA) 6

Ação dinâmica específica dos alimentos- um aumento na intensidade do metabolismo sob a influência da ingestão de alimentos e um aumento nos custos energéticos do corpo em relação aos níveis de metabolismo e custos energéticos que ocorreram antes da refeição.

O efeito dinâmico específico dos alimentos é devido ao gasto de energia em:

1. Digestão de alimentos,

2. Absorção de nutrientes do trato gastrointestinal no sangue e linfa,

3. Ressíntese de proteínas, lipídios complexos e outras moléculas;

4. Influência no metabolismo de substâncias biologicamente ativas que entram no corpo como parte dos alimentos (especialmente proteínas) e são formadas durante a digestão

Metabolismo energético Selichin em cinco principais. grupos profissionais de pessoas:

Intercâmbio de trabalho (RO)- o valor da energia. custos para um determinado tipo de atividade de trabalho.

Aumento de trabalho. RP=RO-OO.

1) trabalho mental - 2500-2800

2) física totalmente mecanizada. mão de obra - 2800-3500

3) mão de obra parcialmente mecanizada - 3500-4000

4) mão de obra não mecanizada - 4000-5000

5) muito pesado. fisica trabalho - 5000-7000.

Métodos para estudar o metabolismo energético em humanos:

2. Calorimetria indireta: fechada (no aparelho Regnault-Shaternikov, segundo Krogh), aberta (bolsa Douglas-Haldane).

Fundamentos de calorimetria direta e indireta:

A calorimetria direta baseia-se em levar em conta nos biocalorímetros a quantidade de calor liberada pelo corpo. Biocalorímetro: câmara selada e isolada termicamente. A água circula através de tubos na câmara. O calor gerado por uma pessoa aquece a água. A quantidade de calor liberada pelo corpo é calculada a partir da quantidade de água corrente e da mudança em sua temperatura.

Calorimetria indireta: determinação da geração de calor no corpo por suas trocas gasosas - contabilizando a quantidade de O2 consumida e CO2 liberada, seguida do cálculo da produção de calor do corpo.

Para estudos de troca gasosa de longo prazo, são usadas câmaras respiratórias especiais (métodos fechados de calorimetria indireta). A determinação de curto prazo das trocas gasosas é realizada por métodos mais simples (métodos abertos de calorimetria).

O mais comum é o método Douglas-Haldane, no qual o ar expirado é coletado em uma bolsa Douglas. Quando a bolsa está cheia, é medido o volume de ar exalado, no qual é determinada a quantidade de O2 e CO2.

O equivalente calórico do oxigênio é a quantidade de calor liberada após o corpo consumir 1 litro de O2.

Quociente respiratório (RC) e sua importância no estudo do metabolismo e energia:

Coeficiente respiratório (RC) - a razão entre o volume de dióxido de carbono liberado pelos pulmões e o volume de oxigênio absorvido durante o mesmo tempo; O valor de D. na estadia do pesquisado em paz depende de um tipo das substâncias de comida oxidadas em um organismo.

DC para carboidratos=1, para proteínas=0,8, para gorduras=0,7.

DC média = 0,85.

A quantidade de oxigênio consumida pelo corpo é determinada usando vários espirógrafos.

DC aumenta durante a operação e na maioria dos casos aproxima-se da unidade. Isso ocorre porque a principal fonte de energia durante a atividade muscular extenuante é a oxidação de carboidratos.

Regulação do metabolismo energético:

O nível do metabolismo energético depende da atividade física, do estresse emocional, da natureza da nutrição, do grau de intensidade da termorregulação e de vários outros fatores.

O consumo de O2 e o metabolismo energético podem alterar o reflexo condicionado. Qualquer estímulo associado ao tempo com a atividade muscular pode servir de sinal para aumentar o metabolismo e a energia (em um atleta antes da largada)

O hipotálamo desempenha um papel especial na regulação do metabolismo energético. As influências reguladoras são formadas aqui, que são realizadas pelos nervos autônomos ou pela ligação humoral, aumentando a secreção de várias glândulas endócrinas. Os hormônios da tireoide - tiroxina e triiodotironina, e o hormônio da medula adrenal adrenalina aumentam especialmente a troca de energia.

Metabolismo Basal (RO) é o número de calorias que o corpo precisa por dia para manter a atividade mínima da vida - respiração e batimentos cardíacos (estresse físico e mental não são levados em consideração). Em outras palavras, essa é a quantidade de energia que o corpo gastará se você deitar na cama e não pensar em nada.

O metabolismo básico é um dos fatores mais importantes que determinam a intensidade do metabolismo em geral. Este indicador nos diz quantas calorias o corpo precisa para manter o peso, perdê-lo ou ganhá-lo. A taxa metabólica basal é determinada por uma combinação de fatores genéticos (internos) e externos, como:

Genética. Algumas pessoas nascem com um metabolismo mais rápido, outras com um mais lento.

Piso. Os homens têm mais massa muscular e menos gordura corporal. Isso significa que eles têm uma taxa metabólica basal mais alta.

Era.À medida que envelhecemos, nosso metabolismo basal diminui. Após os 20 anos, a cada dez anos esse número diminui em média 2%.

O peso. Quanto maior o peso de uma pessoa, maior o RO.

área de superfície corporal. Esta é a sua relação peso/altura. Quanto maior a área total da superfície do seu corpo, maior será o seu RH. Se compararmos uma pessoa alta e baixa de mesmo peso, que consomem a mesma quantidade de calorias para manter o peso, podemos notar que após um ano o peso de uma pessoa mais alta permanecerá o mesmo, mas o peso de uma pessoa mais baixa pode aumentar em cerca de 7 kg.

Porcentagem de gordura corporal. Quanto menor, mais OP. É a menor porcentagem de gordura corporal nos homens que é a razão pela qual a intensidade de seu metabolismo basal é maior que a das mulheres.

Dieta. A fome ou uma redução drástica no número de calorias consumidas pode reduzir a taxa metabólica basal em 30%. Uma dieta de baixa caloria para perda de peso pode levar a uma redução de 20% no ROI.

Temperatura corporal. Com um aumento na temperatura interna do corpo em meio grau, a RO aumenta em cerca de 7%. Quanto maior a temperatura do corpo, mais rápidas as reações químicas no corpo. Portanto, o RR de um paciente com temperatura de 42°C aumentará em aproximadamente 50%.

Temperatura exterior. A temperatura ambiente também afeta o metabolismo basal. A exposição a temperaturas frias leva a um aumento da FC, pois o corpo precisa liberar mais calor para manter a temperatura corporal interna necessária. Uma curta exposição a altas temperaturas tem pouco efeito sobre o metabolismo, pois a temperatura é compensada pelo aumento da transferência de calor. Mas a exposição prolongada ao calor também pode aumentar o RO.

Hormônios. A tiroxina (produzida na glândula tireóide) é um dos principais reguladores da RO. Acelera a atividade metabólica do corpo. Quanto mais tiroxina é produzida, maior a RO. Se o corpo produzir muito disso (esta condição é conhecida como tireotoxicose), o ROI pode dobrar. Se for muito pequeno (mixedema), o RO pode diminuir em 30-40% em relação ao normal. Assim como a tiroxina, a epinefrina também aumenta a RO, mas em menor grau.

Exercícios. O exercício não só afeta o peso queimando calorias, mas também ajuda a aumentar a taxa metabólica basal, aumentando a massa muscular.

Quais os principais métodos para avaliação do gasto energético?

MÉTODOS PARA A DETERMINAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO Vários são os métodos para determinar o GE, entre os quais estudos dietéticos, calorimetria direta, calorimetria indireta, métodos não restritivos tais como frequência cardíaca, diário de atividades e a técnica de isótopos estáveis (água duplamente marcada).

Quais são os fatores que influenciam no gasto energético?

Fatores que influenciam o gasto energético diário: Energia consumida durante o exercício. Energia consumida em repouso. Energia consumida em atividades do dia a dia que não são exercícios físicos. Energia queimada pelo metabolismo dos alimentos.

Quais as técnicas que podemos utilizar para mensurar o gasto energético de um indivíduo a partir do padrão respiratório?

O calorímetro é composto por uma mistura de coletor de gases que adapta no paciente um sistema de volume e concentração de O2 e CO2. O paciente inspira o ar com composição conhecida e, através de válvula unidirecional, colhem-se amostras de ar expirado para quantificar o volume e a concentração de O2 e CO2.

Qual método é considerado padrão ouro do gasto energético?

A calorimetria indireta (CI) é um método padrão ouro, que afere o GER de 24 horas, e permite a prescrição dietoterápica mais acurada quanto ao aporte calórico necessário para a terapia nutricional.