Como uma árvore pode ajudar a minimizar o problema do aquecimento global e quais as consequências desse efeito para o meio ambiente?

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre no planeta Terra. Nesse fenômeno, a energia do Sol, que atravessa a atmosfera, é absorvida pela Terra e convertida em calor na superfície. Esse calor é irradiado de volta na forma de radiação infravermelha para a atmosfera, que contém, além dos gases atmosféricos, vapor de água, gás carbônico, dióxido de nitrogênio, e metano, gases cujas moléculas têm a propriedade de absorver calor, mantendo a superfície terrestre aquecida. É através do efeito estufa que o nosso planeta consegue manter sua temperatura constante, dando condições para a existência de todas as formas de vida que conhecemos hoje.

Dessa forma, podemos dizer que a atmosfera é fundamental para a biosfera, pois além de conter gases essenciais já citados, ainda impede que a Terra perca calor, atuando como uma estufa. Sabendo da grande importância da atmosfera para a vida no planeta, podemos imaginar o que alterações em sua composição podem acarretar para a vida na Terra.

Para muitos cientistas, o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera terrestre, decorrente da queima de combustíveis fósseis, provoca um aumento na temperatura da Terra, acentuando o efeito estufa. O aumento de 1°C nas médias de temperatura já é suficiente para causar efeitos desastrosos.

Como esse tema envolve questões meteorológicas, culturais, biológicas, econômicas e diplomáticas, há uma crescente conscientização de toda a população sobre o assunto e o desejo de se fazer alguma coisa para amenizar esse problema. Mas o que nós podemos fazer em nossa casa para que esse problema seja amenizado? É a partir dessa dúvida que o professor pode perguntar aos alunos sobre quais atitudes eles estão tendo frente a esse problema e quais ações eles podem ter para que ele seja amenizado.

Pequenas mudanças de atitude podem ser significativas e o professor pode dar algumas dicas aos seus alunos sobre essas atitudes. Abaixo listaremos algumas dicas importantes de ações individuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Economizar energia elétrica. Não deixe luzes acesas sem necessidade; troque as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes que poupam 68 Kg de CO2 por ano. É importante lembrar aos alunos que um quilowatt de energia produzida no Brasil gera 36 Kg de CO2.
  • Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel.
  • Dê preferência a carros a álcool. Um litro de gasolina lança 2,74 kg de CO2 na atmosfera. Agora faça os cálculos: se alguém que dirige 20 mil quilômetros em um ano reduzir 10% desse valor, seja utilizando transporte coletivo, bicicleta ou fazendo pequenos trajetos a pé, contribuirá com a redução de pelo menos 500 kg de CO2 por ano.
  • Coma menos carne suína e bovina, pois esses animais emitem grande quantidade de metano em seus dejetos e ruminação.
  • Recicle o lixo e tenha mais cuidado ao consumir embalagens. Reutilizando ou reciclando o lixo evita-se a utilização de novos recursos naturais não renováveis, além de diminuir a quantidade de lixo jogado nos aterros sanitários e reduzir a quantidade de metano.
  • Se você tiver um quintal em sua casa, plante árvores, de preferência nativas de sua região, pois dessa forma você estará contribuindo para a manutenção da fauna e também para a redução do aquecimento global.

É importante que o professor deixe bem explicado que o efeito estufa é um fenômeno natural do qual a vida na Terra depende, mas que, em razão da queima de combustíveis fósseis, esse fenômeno vem se acentuando, causando prejuízos ao planeta em que vivemos e, consequentemente, a toda forma de vida na Terra.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

O aquecimento global, fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta, por fatores naturais ou antrópicos, já tem desencadeado vários desastres ambientais. As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.

Uma das consequências mais notáveis é o degelo. As regiões mais afetadas são o Ártico, a Antártida, a Groelândia e várias cordilheiras. Pesquisas apontam que a camada de gelo do Ártico tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de cerca de 15%. A Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão. A Groelândia também tem sofrido com o aquecimento global, fato preocupante, visto que seu derretimento pode provocar um aumento no nível dos oceanos de até 7 metros.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Aquecimento Global

Mapa Mental: Aquecimento Global

Como uma árvore pode ajudar a minimizar o problema do aquecimento global e quais as consequências desse efeito para o meio ambiente?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

O derretimento dessas geleiras gera transtornos ambientais e sociais. Esse fenômeno altera a temperatura dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental e atingindo principalmente as espécies marinhas. A elevação do nível dos oceanos obriga que a população residente em áreas costeiras migre para outras localidades – estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetados pelo aumento do nível dos oceanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outras consequências do aquecimento global são a desertificação, alteração do regime das chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, abundância de chuvas em algumas localidades, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade, perda de áreas férteis para a agricultura, além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela.

Portanto, o aquecimento global tem consequências extremamente negativas para a vida de todas as espécies do planeta. Sendo assim, são necessárias medidas para amenizar o processo de alteração climática, como, por exemplo, a redução da emissão de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa, garantindo, assim, uma relação harmoniosa entre homem e natureza.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Como a árvore pode ajudar a minimizar o problema do aquecimento global e quais as consequências desse efeito para o meio ambiente?

O plantio de árvores absorve o gás carbônico (CO2), que é um dos gases de efeito estufa, e libera oxigênio (O2), essencial para a vida humana. Fábio explica que a necessidade de redução dos produtos de base fóssil no mundo vai aumentar a demanda por energias renováveis nos próximos anos.

Como uma árvore pode ajudar a minimizar o problema do aquecimento global?

A fotossíntese feita pelas árvores retira dióxido de carbono da atmosfera, fixando-o em seus troncos e raízes. Durante a noite, as árvores respiram, liberando CO2. Uma floresta adulta em equilíbrio emite a mesma quantidade de CO2 que captura.

Qual a importância das árvores no aquecimento global?

As atividades de reflorestamento promovem o seqüestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa.

Quais são as consequências do aquecimento global para o meio ambiente?

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.