Como se livrar de um cisto?

Como se livrar de um cisto?

Cisto pilonidal: consigo tratar em casa?

O cisto pilonidal é um tipo de cisto, uma lesão que aparece, geralmente, na região lombar, um pouco acima das nádegas. A palavra pilonidal  significa “ninho de pelos” e isso explica bem a doença, pois o acúmulo de pelos nessa região pode causar uma inflamação na pele ou no tecido subcutâneo e até formar um abcesso com pus. A região fica sensível e movimentos simples como sentar-se podem causar dor e desconforto.

Existem várias opções de tratamento: drenagem, cirurgia, tudo depende da gravidade do caso. Se o cisto estiver em uma fase inicial é possível tomar uma série de cuidados que melhoram e até resolvem o problema, sem necessidade de cirurgia.

Para fazer um tratamento caseiro comece cuidando da higiene: mantenha a região limpa e seca para não acumular suor e resíduos. A lavagem com água morna ajuda a retirar secreção, resíduos de pelos e melhora a circulação de sangue, o que facilita a cicatrização.

O segundo cuidado fundamental é a depilação porque a presença dos pelos não deixa o cisto melhorar. Vemos que a depilação mais indicada é a depilação a laser. O calor do laser impede que os pelos cresçam por um longo tempo. Além disso, a depilação ajuda também na limpeza do local.

Outra dica é melhorar a postura. Quem trabalha sentado precisa levantar de vez em quando,  dar uma volta para não ficar muito tempo sentado sobre o cisto.  Evite andar de bicicleta, andar de moto, pois o trauma será direto na região. Em muitos casos, só esses cuidados já permitem uma cicatrização do cisto. Mas se você sentir dor, incômodo ou febre, procure seu médico!

O cisto sebáceo, também conhecido como cisto epidérmico, é similar a um caroço e pode ter o aspecto da mesma cor da pele, esbranquiçado, amarelado ou avermelhado.  

O tamanho do cisto sebáceo varia, pode ser único ou múltiplos, pode ter uma textura dura, elástica ou com pus (neste caso há inflamação). 

É comum o aparecimento do cisto sebáceo nas regiões da face, pescoço e tronco, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. Ele é benigno e pode aparecer em pacientes de qualquer idade. 

Quais são as causas do cisto sebáceo?

O cisto sebáceo é formado por um canal da glândula sebácea. Quando esse canal fica obstruído, ele cria secreções que causam o cisto sebáceo, que pode aumentar com o acúmulo de secreções. 

O cisto sebáceo pode ocorrer por um corte ou uma ferida onde ficam as glândulas sebáceas, ou mesmo por uma acne que obstrui o canal da glândula. 

Quais são os sintomas do cisto sebáceo?

Os sintomas do cisto sebáceo são:

  • nódulo visível e palpável;
  • nódulo arredondado (pode aumentar de tamanho);  
  • nódulo pouco consistente (pode ser duro ou mole e se mover durante a palpação);
  • nódulo com um pequeno orifício (por onde as secreções podem ser eliminadas); 
  • dor e desconforto.

Como é o tratamento para o cisto sebáceo?

O cisto sebáceo tem cura e na maior parte dos casos não é grave, mas pode causar desconforto estético e é necessário um pequeno procedimento cirúrgico para retirá-lo e o uso de medicações após o tratamento. 

Para casos graves, o dermatologista aconselha não espremer o cisto, pois isso pode causar uma lesão em outros tecidos sem pus (é recomendado não espremer mesmo sem o pus). Compressas de água quente podem ajudar a dilatação do canal e a saída da secreção. O médico, após diagnosticar o cisto sebáceo, fará o tratamento adequado para cada tipo de cisto. 

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Marque uma consulta

Como fazer um cisto sumir?

O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.

Como remover cisto naturalmente?

Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual.

O que causa o cisto?

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)