Como são representadas as relações alimentares entre os organismos em um ecossistema?

Simplificadamente, teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema, interligadas. Assim, a teia alimentar representa melhor o que acontece na natureza.

Cadeia alimentaré a representação linear das relações alimentares que envolvem alguns seres vivos. Nela, há:

- O produtor, organismo autotrófico, que sintetiza seu alimento através de fontes não orgânicas. Geralmente se trata de um organismo fotossintetizante, tal como uma planta ou alga.

- O consumidor primário, geralmente herbívoro, que se alimenta do produtor;

- O consumidor secundário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor primário;

- O consumidor terciário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor secundário;

- Os decompositores, organismos heterotróficos que se nutrem de matéria morta, resíduos e excreções oriundos de todos os organismos que compõem a cadeia.

Cada um desses grupos, exceto o último, corresponde a um nível trófico. Os produtores pertencem ao primeiro nível trófico; os consumidores primários, ao segundo; os secundários, ao terceiro, e assim por diante.

Exemplo genérico de cadeia alimentar:

Vale lembrar que há como existir outros níveis de produtores além do terciário, como no exemplo acima, no qual temos também o consumidor quaternário – o gavião.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Isso porque um único organismo é capaz de ter mais de uma fonte alimentar e/ou pode ser alimento para mais de uma espécie de ser vivo; e não somente uma, tal como as cadeias alimentares sugerem.

Dessa forma, em um ecossistema, o que temos é o conjunto de várias cadeias alimentares, interligadas. A essa representação, damos o nome de rede ou teia alimentar. Ela é denominada assim provavelmente porque na sua representação gráfica as setas se entrelaçam, tais como teias de aranha.

Assim, dependendo do contexto em que se apresenta na teia alimentar, o mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes. O tucano, por exemplo, animal onívoro, pode ocupar o segundo nível trófico (consumidor primário), caso esteja se alimentando de vegetais; ou mesmo o terceiro, quarto ou quinto nível, se estiver se alimentando de tecidos animais.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se entrecruzam na natureza e extrapolam as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar.

Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores em um ecossistema.

Portanto, o que envolve as relações em uma teia alimentar são a origem energética a partir da autotrofia da planta, o fluxo de energia nas cadeias alimentares através dos seres consumidores e a reciclagem pela decomposição da matéria orgânica final por bactérias e fungos.

Exemplo de teia alimentar

Exemplo de teia alimentar terrestre

Note que vários seres ocupam diversos papéis na natureza. Sua posição em uma cadeia alimentar não o impede de pertencer a diferentes cadeias alimentares ou de possuir uma alimentação variada, resultando em múltiplas relações entre os organismos que compõem um ecossistema.

Em uma cadeia alimentar, o fluxo de energia é unidirecional, enquanto na teia alimentar podemos observar os diversos caminhos realizados a partir das relações alimentares.

Algumas das cadeias alimentares presentes na teia da imagem são:

plantas, flores, sementes, frutos → caititu → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → caititu → onça
plantas, flores, sementes, frutos → tartaruga → onça
plantas, flores, sementes, frutos → coelho → raposa
plantas, flores, sementes, frutos → gafanhoto → andorinha → gavião
plantas, flores, sementes, frutos → rato → sapo → serpente → gavião

Relações tróficas

A cadeia alimentar reúne as relações alimentares de modo simples e linear, enquanto a teia alimentar abrange uma rede com as diversas cadeias alimentares presentes em um ambiente.

O níveil trófico corresponde à posição ocupada por um ser na cadeia alimentar. Os três níveis tróficos fundamentais são: produtores, consumidores e decompositores.

Exemplo de cadeia alimentar

Assim, a cadeia alimentar é uma sequência hierárquica que alinha o percurso da energia entre:

  • Produtores: seres autotróficos capazes de produzir o seu próprio alimento.
  • Consumidores: seres heterotróficos que se alimentam de outros seres vivos para sobreviver.
  • Decompositores: microrganismos que decompõem a matéria orgânica dos seres mortos.

Na cadeia alimentar da imagem, temos as plantas como produtores, o gafanhoto como consumidor primário, o rato como consumidor secundário, a cobra como consumidor terciário e o gavião como consumidor quaternário. Os decompositores são representados por fungos e bactérias.

Leia também sobre as diferenças entre cadeias e teias alimentares.

Teia Alimentar e Intoxicação

Devido à complexidade nas relações existentes numa teia alimentar, a questão do envenenamento (principalmente por chumbo, mercúrio e inseticidas) torna-se muito importante.

Sabemos que uma pequena contaminação regional pode afetar diversas espécies de animais, pois, uma vez que tenha entrado na cadeia alimentar, a concentração do envenenamento irá aumenta em cada nível trófico, resultando em morte para os últimos consumidores da cadeia. Este processo é chamado de bioacumulação.

Veja também:

  • Pirâmides ecológicas
  • Ciclos biogeoquímicos
  • Exercícios sobre cadeia alimentar
  • Exercícios sobre cadeias e teias alimentares

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Como é as relações alimentares em um ecossistema?

Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.

Como é chamada a sequência de alimentação em um ecossistema?

A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros.

O que são as relações alimentares?

Em um ecossistema, as relações de alimentação entre os seres vivos são muito importante. Cada um se alimenta de uma forma. Há os que produzem o próprio alimento e os que se alimentam de outros seres vivos. A esse tipo de relação chamamos de cadeia alimentar.

Quais são as relações alimentares entre os seres vivos?

Tanto as cadeias alimentares como as teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles: Produtores: são o primeiro nível trófico a ser analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres vivos.

Toplist

Última postagem

Tag