Como que compra uma caixa de som?

Como que compra uma caixa de som?

Cada vez menores e mais potentes, as caixas de som portáteis vem ganhando espaço no nosso dia a dia. Seja na sala, para dar aquela potencializada no som da TV e criar um clima de cinema, na cozinha ou no quintal, durante aquele churrasco no final de semana, elas garantem o som do ambiente e, apesar do tamanho, não deixam nada a desejar na qualidade e amplificação do som. Além, é claro, da facilidade de se conectarem a diferentes dispositivos por meio de USB, internet ou bluetooth.

E com tantos modelos e marcas no mercado, como garantir uma boa compra e não correr o risco de receber uma “caixa de abelhas” musical?

Então, se você está em busca de uma caixa de som portátil para tocar sua playlist favorita e poder levá-la para qualquer lugar, se liga nas dicas que separamos logo abaixo! Bora lá?!

Frequência

As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. O fato é que estes valores determinam o desempenho da caixa de som para sons graves, médios ou agudos.

A frequência de som é medida em hertz (Hz), onde 1Hz corresponde a um ciclo por segundo e 1 quilohertz (Khz) equivale a 1.000 Hz.

O ideal é que o modelo escolhido possua uma faixa de frequência sonora capaz de reproduzir entre 20hz e 20khz, que consistem nos valores médios perceptíveis pelos seres humanos.

Potência RMS (Root Mean Square)

A potência sonora é medida em Watt. Entretanto, ao buscar pela sua caixinha de som você já deve ter se deparado com as seguintes siglas: Watt PMPO e Watt RMS.

Já vou te adiantando que a única potência relevante e que você deve considerar é a RMS, pois é ela quem determina a potência máxima que a sua caixinha consegue atingir sem que o som fique com ruídos.

Além disso, este é um padrão regularizado pelas normas da ABNT, reconhecido e utilizado mundialmente.

Quanto maior o valor RMS, maior será a sua capacidade de reprodução de altos volumes sem distorcer e comprometer a qualidade do som. Mas não se engane! Ter uma potência RMS elevada não significa ter volume alto.

Sensibilidade

A sensibilidade do som nada mais é do que o nível de pressão sonora (SPL) e está diretamente ligada ao volume alcançado pelo aparelho.

Quando falamos de pressão sonora, seu valor é medido em decibéis (dB) e determina quantos decibéis a caixa de som consegue produzir ao receber um sinal de 1W RMS estando a um metro de distância.

Simplificando, o valor em decibéis estabelece a intensidade do som, ou seja, o volume. E quanto maior a quantidade de decibéis, maior será o volume alcançado. Vale lembrar que maior volume não significa que terá melhor qualidade.

Como que compra uma caixa de som?

Autonomia de reprodução

Um ponto muito importante a considerar quando for escolher a sua caixa de som portátil é a sua autonomia de reprodução. Afinal de contas, você optou por um modelo portátil e não vai querer ser dependente de uma tomada, não é?!

Nem sempre o valor informado pelo fabricante corresponde ao valor real ao utilizar o aparelho. Desse modo, vale a pena conferir as avaliações e comentários feitos por quem já utilizou o produto.

Resistência a água

Primeiramente, o diferencial das caixinhas portáteis é justamente poder levá-las para qualquer lugar, seja para a varanda da sua casa, piscina, beira de uma cachoeira ou mesmo para curtir aquela música durante o banho.

E se você pretende levar sua caixa de som para locais onde há água, então a resistência a água é um detalhe ao qual você deve se atentar. Está proteção garantirá que seu aparelho não queime caso tenha contato com água ou umidade.

Conectividade

De modo geral, as caixas de som oferecem conexão via bluetooth. Mas existem alguns modelos no mercado que oferecem outros meios de conexão, como portas USB, microUSB e assistentes inteligentes.

Tamanho e designer

Depois que verificar todos os requisitos para garantir a qualidade e eficiência da sua caixa de som portátil, agora é só definir o tamanho e designer que melhor combinam com você e que atenderá as suas necessidades.

Uma dica é aproveitar daqueles modelos que, além de possuir um visual diferenciado também são funcionais, como modelos que possuem prendedor ou alças, possibilitando manter sua caixa suspensa e em segurança contra quedas.

E se você está em busca de uma caixa de som portátil, separamos alguns modelos para te ajudar na escolha:

  • Caixa de Som Portátil JBL Flip 5

Como que compra uma caixa de som?
Caixa de som portátil à prova d’água

Especificações técnicas: – Desligamento automático
– À Prova d`água
– Transdutor 44mm x 80mm
– Resposta de frequência: 65Hz ~ 20kHz
– Relação sinal/ruído: > 80dB
– Tempo de reprodução de música: 12 horas
Controle e conexão: – Bluetooth 4.2
Potência: – Saída: 20WRMS
– Nominal: 20WRMS
Bateria: – Capacidade da Bateria: 4,800 mAh
– Tempo de carregamento: 2,5 horas
Dimensão total: – 181 x 69 x 74 mm
  • Caixa de Som Portátil Logitech Ultimate Ears Boom 3

Como que compra uma caixa de som?
Caixa de som portátil à prova d’água

Diferenciais: – À Prova d`água
Eq personalizável: – Selecione o melhor Som para diferentes ocasiões com 4 predefinições diferentes e um sintonizador personalizado.
Energia: – Bateria de íon de lítio recarregável com duração de até 15 horas (dependendo do uso) entre cargas com micro USB.
Áudio: – Nível sonoro máximo: 90 dBA.
– Faixa de frequência: 90 Hz – 20 kHz.
– Drivers: dois drivers de 2″ e dois radiadores passivos de 2″ x 4″.
Recursos sem fio: – Pareie até 8 dispositivos Bluetooth – Conecte até dois dispositivos de origem ao mesmo tempo. O alcance móvel de reprodução é de até 45 m (150 pés).
Compatibilidade: – Para reprodução de áudio: smartphones, tablets e outros dispositivos compatíveis com Bluetooth e o perfil de áudio Bluetooth Smart® [Advanced Audio Distribution Profile A2DP].
Dimensão: – (AxD) 18,4 cm x 7,3 cm

Caso deseje conhecer outros modelos de caixa de som portátil, no site da Oficina dos Bits você encontra as mais variadas marcas e as melhores condições. Confira!

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

O que devo saber antes de comprar uma caixa de som?

Caixa de Som Portátil: o que você precisa saber antes de comprar....
Frequência. As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. ... .
Potência RMS (Root Mean Square) ... .
Sensibilidade. ... .
Autonomia de reprodução. ... .
Resistência a água. ... .
Conectividade. ... .
Tamanho e designer..

Como comprar uma boa caixa de som?

O modelo escolhido deve oferecer bom equilíbrio entre graves e agudos, e áudio com boa definição. O som deve ser estéreo e nunca mono. Priorize um modelo com alcance sonoro em 360º, pois a experiência será ainda mais interessante. Recomendamos um modelo com potência mínima de 6W RMS.

Como saber se a potência da caixa de som é boa?

Uma boa potência nominal para uma caixinha portátil é a partir de 6 watts RMS, para que seja possível ouvir detalhes da música com clareza, sem estourar nem distorcer, com um volume relativamente alto.

Qual a potência boa de uma caixa de som?

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.