Como pode ser caracterizado a linguagem que a linha fina é formulada?

Linha fina

Isto é uma linha fina
Como no exemplo destacado em itálico acima, a linha fina é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar as principais informações da matéria. Este recurso é também usado para instigar a curiosidade do leitor sobre o assunto do texto. Funciona como um subtítulo e geralmente não leva ponto final. Ver: sutiã.

Compartilhar

Marcadores

L

Marcadores: L

Compartilhar

Comentários

  1. Unknown

    Nossa dessa explicação eu gostei,bem curtinha,simples e explicou tudo!!
    Vllw :p

    ResponderExcluir

    Respostas

    1. Unknown

      Troxa ñ sabia kkkkkllkl

      Excluir

      Respostas

        Responder

    2. Unknown

      teu pai

      Excluir

      Respostas

        Responder

    3. Miojo_Noiado

      comi a mãe dos dois

      Excluir

      Respostas

        Responder

    4. Responder

  2. Anônimo

    Boa MESMO

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  3. Unknown

    ok obrigada

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  4. Unknown

    A explicação é boa +/- mas deu pro gasto! Deixem mais detalhes nessas explicaçoes!!!

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  5. Unknown

    não foi boa a explicação ...grrrrrr

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  6. Unknown

    Tem vários outros detalhes faltando ai



    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  7. Unknown

    Muitos bons priasno mais fe edlsms

    ResponderExcluir

    Respostas

    1. Unknown

      Olá eu não sei Mas é legal

      Excluir

      Respostas

        Responder

    2. Responder

  8. Unknown

    Seus doente

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  9. Unknown

    gente KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  10. Unknown

    Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

  11. Jonathan

    Como pode ser caracterizada a linguagem em que a linha fina é formulada?

    ResponderExcluir

    Respostas

      Responder

Adicionar comentário

Carregar mais...

Postar um comentário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública, Vida cotidiana, Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador para projeção dos vídeos e slides, caderno e espaço para registro das descobertas, quadro (e giz ou canetas), dicionário.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero textual que informa fatos de interesse público e normalmente apresenta uma notícia, que é aprofundada com entrevistas, imagens, mapas, gráficos, tabelas etc. O objetivo de uma reportagem é apresentar várias versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo que possa orientar e contribuir para formar a opinião do leitor. O título e a linha fina são dois elementos muito importantes na composição de uma reportagem, pois exercem a função de envolver e gerar no leitor o interesse pelo assunto abordado. O título da reportagem geralmente tem cores atrativas, é escrito em letras maiores do que as da linha fina e apresenta uma escrita objetiva. A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Dificuldades antecipadas:

  • Desconhecimento dos aspectos textuais característicos do gênero.
  • Pode ocorrer de haver alunos que se sintam intimidados diante da necessidade de se expor perante o grupo ou que apresentem dificuldade na expressão oral. Assim, deixar claro que as atividades propostas são uma oportunidade de elaboração coletiva e que cada um poderá colaborar com suas habilidades é importante para auxiliar a criar um ambiente de tranquilidade para o trabalho. Abordagem semelhante vale para classes que tenham pouca vivência em trabalhos em grupo. Igualmente importante é valorizar a riqueza da diversidade de capacidades individuais na construção de um trabalho de equipe - fortalece os vínculos, a autoestima e a união dos alunos.

Referências sobre o assunto:

“Realizando análises linguísticas”, Vicente Cardoso Júnior, disponível em: //www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/realizando-analises-linguisticas.html. Acesso em 12 de setembro de 2018.

“Efeitos de sentido”, Luiz Francisco Dias, disponível em: //ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/efeitos-de-sentido. Acesso em 30 de setembro de 2018.

“Textos multimodais”, Roxane Rojo, disponível em: //www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em 5 de setembro de 2018.

“Por que organizar a sala de aula em outros formatos”, de Ana Luiza Basílio, disponível em: //www.cartaeducacao.com.br/reportagens/por-que-organizar-a-sala-de-aula-em-outros-formatos/. Acesso em 26 de setembro de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1. Divida a classe em duplas e organize-as em um círculo.

2. Peça a um dos alunos que leia o título da aula e certifique-se de que todos compreenderam que a aula tratará especificamente do título e da linha fina de uma reportagem.

Introdução

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide ou a folha impressa (clique aqui) com o título e linha fina da reportagem.
  • Peça que uma criança leia o título e, a outra, a linha fina.
  • Estabeleça um diálogo com todo o grupo, fazendo intervenções que ajudem a identificar qual é o título e qual é a linha fina.
  • Questione: Qual é o título? Qual é a linha fina? Ao comparar os dois textos, como podemos diferenciar o título da linha fina? Quais diferenças visuais podemos perceber entre os textos? O título é “ Como os cachorros entendem” e a linha fina vem logo abaixo. O texto da linha fina é maior e escrito em letras menores; o título tem letras maiores, está em negrito e o texto é menor.
  • Incentive a participação dos alunos. Essa é uma maneira de desenvolver a expressão oral, gerar interesse e engajamento na tarefa que será realizada a seguir, pois ela demandará um trabalho atento de observação e análise.
  • Elabore uma conclusão coletiva a partir das colocações dos alunos e anote-a no quadro para que possa ser retomada no final da aula. A conclusão do grupo deve conter os seguintes elementos: O título e a linha fina aparecem no alto da página. O título vem em primeiro lugar, tem um texto menor, e é escrito em letras maiores, que podem ser mais escuras ou de cor diferente. A linha fina vem logo abaixo do título, apresenta um texto maior do que o título e é escrita em letras menores.

Materiais complementares:

“Como os cachorros nos entendem”, Lucas Bessel, disponível em: //istoe.com.br/351256_COMO+OS+CACHORROS+NOS+ENTENDEM+/. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Desenvolvimento

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Mantenha o grupo organizado em duplas e apresente o slide ou entregue impressas as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e, se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “Criança deve ter feito 6 anos até 31 de março para entrar no fundamental, decide STF”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Téo Cury, disponível em: //educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “Com recuperação lenta, Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em: //g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Desenvolvimento

Orientações:

  • Apresente o slide ou entregue impressas aos alunos as páginas de abertura das reportagens (clique aqui).
  • Faça uma leitura compartilhada com as crianças das páginas de abertura das duas reportagens (veja links das reportagens completas nos materiais complementares). Ajude-as a localizar os nomes dos autores, fonte, data e meio de publicação. Solicite que indiquem os títulos e linhas finas e se necessário, peça que verifiquem se estão de acordo com o registro das características de ambas feito na introdução da aula.
  • Esclareça eventuais dúvidas em relação ao assunto de cada reportagem, considerando que a proposta neste momento não é discutir detalhes a respeito dos conteúdos desenvolvidos pelos autores, mas assegurar o entendimento do título e da linha fina de modo que seja possível aos alunos realizar com autonomia a atividades que realizarão, em duplas, a seguir.
  • Entregue uma folha de questões para cada dupla (clique aqui) e combine com os alunos que eles terão 20 minutos para responder às perguntas. Reserve os 5 minutos finais da aula para que cada dupla se reorganize e decida quem apresentará as respostas ao grupo.
  • Lembre aos alunos que eles poderão consultar o dicionário sempre que julgarem necessário. Peça que discutam as perguntas e registrem no caderno as respostas elaboradas.
  • Circule pela classe para que seja possível acompanhar o trabalho das duplas e esclarecer dúvidas. Lembre-se de controlar o tempo e encerrar as discussões faltando 5 minutos para o final da atividade.
  • Solicite que as crianças se organizem e decidam como apresentarão as respostas para a turma - somente um aluno o fará ou os dois se alternarão? (Para ver o gabarito de respostas, (clique aqui).

Materiais complementares:

Fonte: “STF mantém regra sobre idade mínima para ingresso no ensino fundamental”, Amanda Pupo, Rafael Moraes Moura e Teo Cury, disponível em: //educacao.estadao.com.br/noticias/geral,stf-mantem-regra-sobre-idade-minima-para-ingresso-no-ensino-fundamental,70002425496. Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fonte: “ Com recuperação lenta Brasil deve criar em 2018 menos da metade dos empregos previstos”, Darlan Alvarenga e Karina Trevisan, disponível em:

//g1.globo.com/economia/noticia/2018/07/30/com-recuperacao-lenta-brasil-deve-criar-em-2018-menos-da-metade-dos-empregos-previstos.ghtml : Acesso em 22 de setembro de 2018.

Fechamento

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Mantenha a classe dividida nas duplas e em círculo. O fechamento desta aula prevê a discussão das respostas elaboradas pelos alunos como uma maneira de exercitar a capacidade de refletir e argumentar. Atividades desse tipo podem gerar um ambiente de empolgação na turma diante da defesa de um ponto de vista e, muitas vezes, o desejo de apenas algumas crianças serem ouvidas. Essas são questões com as quais os educadores se deparam o tempo todo e que algumas vezes exigem combinados prévios e o uso de estratégias que possam facilitar o trabalho. Uma boa maneira de se conduzir a socialização das respostas é definir o tempo de fala e a resposta pela qual cada dupla ficará responsável, sendo que as demais duplas responderão também a mesma questão apenas se houver algo a acrescentar. Essa é uma estratégia que deve agilizar o trabalho (considerando que são 6 questões a serem apresentadas em 10 minutos) e também oferecer ao grupo a oportunidade de treinar a escuta e a habilidade de realizar uma pequena revisão dos elementos de cada resposta.
  • Estabeleça a questão que cada dupla deverá responder e o tempo disponível que terá para isso.
  • Organize a sequência de apresentação das duplas.
  • Peça para que cada dupla apresente sua resposta ao grupo para que os colegas a completem e, se necessário, façam as correções.
  • A partir das respostas inicie, no quadro, o registro coletivo de uma definição de título e de linha fina, destacando as funções de cada um.

Releia a definição elaborada coletivamente, corrija o que precisar e compare com os registros feitos no início da aula. A conclusão finalizada deverá conter o seguinte conteúdo: O título apresenta uma mensagem sucinta, com letras maiores e destacadas, pois tem por objetivo atrair a atenção do leitor, ao contrário da linha fina, que tem texto maior escrito em letras menores e sem destaque, cujo objetivo é o de complementar as informações divulgadas na manchete.

  • Prossiga complementando o registro e incluindo, desta vez, os efeitos de sentido das palavras que compõem os títulos e linhas finas. A complementação deve conter os seguintes aspectos: Os verbos relacionam as informações apresentadas nos títulos e dão pistas para que o leitor descubra o sentido dessas informações.

Observe que, nos textos jornalísticos impressos, nos quais as notícias dos fatos/fenômenos não são simultâneas à ocorrência dos mesmos (os textos tratam do “mundo comentado”), o tempo presente é, geralmente, a forma mais utilizada. Mesmo quando o título indica possíveis acontecimentos futuros (título 2), o tempo é o agora (é o tempo presente da informação), pois uma das características desse texto é chamar a atenção do leitor para os fatos do presente. Além disso, a utilização desse tempo verbal também marca o sentido de afirmação/assertiva que caracteriza os títulos e linhas finas.

Como pode se caracterizar a linguagem em que a linha fina é formulada?

A linha fina vem abaixo do título, é escrita em letras menores, complementa e pode também ampliar as informações. Tanto o título quanto a linha fina de uma reportagem costumam ser elaborados levando em conta palavras ou expressões voltadas para causar um efeito de sentido conforme o público que pretende atingir.

Qual é a função da linha fina no texto?

linha-fina - Frase ou período sem ponto final, que aparece abaixo do título e serve para completar seu sentido ou dar outras informações. Funciona como subtítulo. Usa letras menores que as do título e maiores que as do texto.

Como pode ser caracterizada a linguagem?

A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.

Quais informações são trazidas pela linha fina?

c) Quais informações são trazidas pela linha fina? Resposta: A linha fina apresenta o tema que será tratado na reportagem. “Ao mesmo tempo em que é líder mundial na reciclagem de alumínio, o Brasil despreza a verdadeira riqueza contida nas milhares de toneladas de lixo que produz diariamente: a matéria orgânica.

Toplist

Última postagem

Tag