Como os recursos didáticos foram utilizados para apoiar a aprendizagem?

Os recursos digitais de aprendizagem são componentes do ambiente de ensino que servem de apoio e estímulo para professores e alunos dentro da sala de aula.

A transformação digital na educação proporcionou a implementação de novas ferramentas para professores, o que permitiu agregar mais conhecimento e diversificar a maneira de ensinar.

Dessa forma, os alunos também conseguem desenvolver novas habilidades por meio do uso das novas tecnologias na educação.

Por isso, é importante que as instituições de ensino se empenhem para utilizar os recursos digitais em sala de aula.

Hoje, existem muitos recursos disponíveis e para que eles sejam realmente úteis, é importante adequá-los aos objetivos estabelecidos na hora de fazer o plano de aula.

Quer entender melhor o uso de recursos digitais de aprendizagem em sala de aula? Continue a leitura e aprenda como utilizá-los.

Os recursos de aprendizagem são meios de ensino-aprendizagem que estimulam os alunos no entendimento e na prática de atividades dentro e fora da sala de aula.

Antes, o quadro, os cartazes, os livros eram os recursos predominantes. Hoje, as estratégias de aprendizagem utilizadas no ambiente escolar são baseadas nas tecnologias digitais.

Apresentação de slides, vídeos, painéis digitais, sites, podcasts, entre outros se tornaram recursos digitais de aprendizagem valiosos.

Esses exemplos são úteis tanto para o professor que ensina a matéria quanto para os alunos na hora de se aprofundar no tema e realizar atividades.

Com esses recursos, é possível planejar aulas interativas, onde o professor estimula mais a participação dos alunos.

Assim, os estudantes se tornam mais ativos no seu processo de aprendizado. 

Como selecionar os melhores recursos digitais em sala de aula?

Uma simples pesquisa pelo termo “recursos digitais de aprendizagem” resulta em 8.090.000 milhões de resultados.

Em meio a tantas opções, como selecionar os recursos educacionais digitais mais relevantes?

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) divulgou orientações para ajudar os educadores a selecionar quais recursos trazer para a sala de aula.

As principais diretrizes da norma técnica da CIEB são:

  • Escolher recursos digitais que sejam relevantes para o processo de aprendizado das turmas;
  • Pensar na sua utilidade em auxiliar o cumprimento dos objetivos de cada plano de aula elaborado;
  • Serem ferramentas seguras e com protocolos de segurança de dados;
  • Permitirem o acesso sempre que necessário e sem erros;
  • Serem plataformas simples e intuitivas, sem a necessidade de conhecimentos avançados para que todos possam usá-las com facilidade.

Seguindo essas orientações, fica mais fácil para os professores escolherem o que vão utilizar e, principalmente, conseguir melhores resultados com a aplicação dos recursos digitais.

Quais são os recursos digitais de aprendizagem?

Como os recursos didáticos foram utilizados para apoiar a aprendizagem?

Agora que você sabe o que é e como selecionar recursos digitais de aprendizagem, montamos uma lista com cinco opções gratuitas para testar e levar para a sala de aula.

1. Jamboard

O Jamboard é um aplicativo que faz parte da plataforma do Google for Education.

Ele pode ser acessado de vários dispositivos diferentes: computador/notebook, tablet, smartphone e pelo quadro branco de 55 polegadas com sincronização com a nuvem.

O Jamboard serve para criar murais e painéis virtuais. Em outras palavras, ele funciona como um quadro digital, onde o professor consegue criar qualquer coisa que precisar. Confira no vídeo abaixo como ele funciona:

É possível escrever, criar desenhos, adicionar cores às fontes, anexar imagens, vídeos e muito mais. Além de incentivar os alunos a aprender, colaborar e participar ativamente das aulas.

Esse é um dos recursos digitais de aprendizagem que é útil desde aulas práticas como as de Matemática, por exemplo, até aulas mais teóricas como as de Literatura. 

Saiba mais sobre essa ferramenta no artigo: Google Jamboard: o que é e como funciona o quadro digital?

2. Sites

O Sites é outro dos recursos digitais de aprendizagem gratuitos que o Google disponibiliza para os usuários. 

É um aplicativo que serve para criar páginas personalizadas, blog e até um jornal virtual. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito na ferramenta.

A vantagem é que nem professores e nem os alunos precisam aprender técnicas de programação ou de desenvolvimento de site.

O app permite personalizar a página a partir de modelos pré-formatados na Galeria de Modelos ou começar do zero.

A vantagem é que os alunos podem colaborar com o projeto, se o professor escolher compartilhar a página. Dessa forma, é possível controlar quem tem acesso ao link.

Além disso, os conteúdos criados no site são adaptados para todos os tipos de telas: smartphones, tablets e computadores.

Como os recursos didáticos foram utilizados para apoiar a aprendizagem?
Opções de modelos do Google Sites.

3. Google Classroom

O Google Classroom ou Google Sala de Aula, em português, é outra opção entre os recursos digitais de aprendizagem.

A ferramenta funciona como uma central de ensino e aprendizagem de cada turma, pois o professor pode cadastrar suas turmas e gerenciá-las online individualmente de forma fácil e segura. 

O aplicativo, assim como outras soluções do Google, pode ser acessado de diversos dispositivos.

E pode ser utilizado para aplicar atividades avaliativas individuais e corrigi-las em tempo real, gerando a nota do aluno.

Os estudantes podem acompanhar os feedbacks dos professores por meio de comentários e enviar mensagens para tirar dúvidas.

Além disso, o professor consegue enviar material extra para os alunos, dar avisos pelo mural, divulgar datas de provas e trabalhos pelo Classroom. 

Saiba mais no artigo: Como usar Google Classroom no ensino à distância em 5 etapas básicas.

4. Formulários

A ferramenta Formulários, também do Google, é um recurso digital de aprendizagem simples e muito útil para os professores e alunos.

Pelo aplicativo é possível montar quizzes interativos, pesquisas, testes rápidos, enquetes e obter resultados de forma instantânea.

Esse recurso pode ser utilizado durante as aulas como forma de testar a assimilação dos conteúdos. 

O link do formulário pode ser compartilhado rapidamente por mensagem e os alunos podem conferir rapidamente pelo celular mesmo. 

Leia também >>> Como criar provas no Google Forms: Guia passo a passo.

Leve mais tecnologia para sua instituição de ensino

Gostou de conhecer os recursos digitais de aprendizagem do Google? Sua instituição de ensino pode aproveitar essas e outras ferramentas com a implementação do Google for Education.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Como os recursos didáticos foram utilizados para apoiar a aprendizagem?

Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).

Por que o recurso didático é importante no ensino

utilizar recursos didáticos no processo de ensino- aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas.

Quais recursos didáticos podemos utilizar para obter maior sucesso no ensino

Recursos Didáticos dentro de uma Metodologia de Ensino.
Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador;.
Jornais, cartazes, revistas e livros;.
Textos manuais;.
Televisão..
Aparelho de Som..
Aparelho DVD..
Filmes em DVD..
Filmadora (caso necessite realizar algumas gravações).

Quais recursos didáticos O docente pode utilizar para estimular positivamente o processo de ensino

Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.