Como os islâmicos contribuíram para a preservação de textos antigos?

Como os islâmicos contribuíram para a preservação de textos antigos?


1. (FATEC SP/2002) Afirma-se sobre a Civilização muçulmana:

I. Os muçulmanos sempre consideraram Maomé como o criador do Islamismo, cujo princípio básico, retirado do Judaísmo da época de Abraão, diz que Jeová é o único Deus, e Maomé, seu profeta.

II. Durante o 1º califado, os princípios básicos da religião muçulmana foram transcritos no livro sagrado Alcorão, ou Corão, que é o conjunto de narrativas e mandamentos dos ensinamentos de Maomé.

III. Maomé, ao impor a sua religião aos árabes, contribuiu para a unificação política da Península Arábica e, ao impor rituais, crenças e práticas cotidianas, facilitou a criação de uma organização social única.

Deve-se concluir, a respeito dessas afirmações, que:

a) todas são corretas.

b) nenhuma é correta.

c) apenas I e II são corretas.

d) apenas II e III são corretas.

e) apenas I e III são corretas.

2. (UNIOESTE PR/2013) “Os padrões islâmicos de moralidade e as normas que regulam a vida cotidiana são fixados pelo Alcorão, que os muçulmanos acreditam conter a palavra de Alá, tal como revelada a Maomé […]. O estado islâmico era uma teocracia, em que governo e religião eram inseparáveis […].”

PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2002, p.148-149.

Considerando o texto transcrito acima sobre a criação do Islã e a expansão muçulmana, é correto afirmar que

a) criado por Maomé, no século XIII, o Islã não tinha nenhuma relação com o cristianismo e o judaísmo. A expansão do Estado muçulmano foi barrada no século XIX, quando tentou invadir a Europa.

b) a religião do Islã surgiu no século VII na Arábia. Seu fundador foi Maomé, que unificou as tribos árabes. Seus sucessores dominaram o Império Persa, partes do Império Bizantino, Norte da África e a Península Ibérica.

c) criado por Maomé, no século VII, o Islã unificou as tribos árabes e formou o Estado Muçulmano, que dominou o norte da África, Portugal e Espanha.

Sua expansão foi detida pelas cruzadas chefiadas por Carlos Magno, no século XIX.

d) fundado por Maomé, no século VII, o Estado Muçulmano baseava-se na religião do Islã. Seu sistema de governo era uma teocracia, no qual a separação entre governo e religião resultou no total desprezo dos conhecimentos dos gregos antigos.

e) o Islã foi criado em 1979, no Irã, pelo aiatolá Khomeini, que implantou neste país a República Islâmica e difundiu o Islã para os países árabes.

3. (PUC PR/2003) No início, o Islã cresceu à custa do Império Bizantino e do Império Persa – cerne ainda do Islã – as duas maiores forças do Oriente Médio durante o período de expansão do islamismo. No apogeu, porém, o Império Muçulmano estendeu-se da Espanha até a Índia, superando mesmo o ponto de expansão máxima do Império Romano.

(Stewart, Desmond – Antigo Islã, José Olympio, Rio de Janeiro, Biblioteca Life, 1967.)

Com base no texto e nos conhecimentos de História, assinale a opção correta:

I) A conquista da Síria e Palestina ocorreu ainda sob o governo de Maomé, falecido no ano 632 da Era Cristã.

II) Os árabes, após a luta de conquista, eram generosos para com os dominados, convivendo em paz com os vencidos, quer fossem cristãos, judeus ou de outras religiões, não conhecendo o racismo.

III) Sob a dinastia dos Omíadas ocorreu a conquista da Península Ibérica, que politicamente formava o Império Visigótico, exceto as Astúrias.

IV) Enquanto os Califas Perfeitos ou Legítimos tiveram capital em Meca, sob a dinastia dos Omíadas e Abássidas as capitais foram Damasco e Bagdá.

V) O ponto de máxima expansão do Império Romano, aludido no texto, ocorreu sob o governo de Augusto.

Estão corretas:

a) I, III, IV e V

b) II, III e IV

c) apenas I e III

d) apenas IV e V

e) apenas III e V

4. (UESPI/2003) Durante o tempo de cerca de sete séculos, os árabes sarracenos se bateram em luta com povos ocidentais na tentativa, bem-sucedida em alguns casos, de subjugar partes da Europa ocidental ao seu domínio. Sobre esse assunto, entre as afirmações abaixo elencadas, há uma que não é correta. Assinale-a.

a) Os árabes tomaram o norte da África e daí o sul e depois quase toda a Península Ibérica, tendo como motivo principal dessa expansão dilatar sua atividade comercial;

b) A expansão árabe rumo ao Ocidente foi também motivada pelo ímpeto de disseminação de sua religião, não sendo esta, a causa maior do movimento;

c) A expansão islâmica propunha um novo olhar e novas e mais abertas formas de organização política, e, de fato, às impuseram às regiões ocidentais sob seu domínio;

d) Os árabes, também chamadas de mouros, deixaram marcas significativas em sociedades que submeteram, mas pelo menos no exemplo da Península Ibérica o traço distintivo de sua presença não foi a imposição da religião islâmica aos dominados;

e) Os árabes foram expulsos das regiões continentais da Europa ibérica às vésperas do início do chamado “ciclo dos descobrimentos marítimos”.

5. (UFPB/2005) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a Península Ibérica (atuais Portugal e Espanha).

Considerando o domínio árabe-muçulmano e suas relações com o Ocidente, assinale as afirmativas a seguir, com V as verdadeiras e com F, as falsas:

(__) O Ocidente organizou as Cruzadas, expedições militares constituídas pelos reinos cristãos europeus, com o apoio da Igreja Católica, para refrear a expansão do Islamismo.

(__) Os árabes-islâmicos, durante o seu domínio na Península Ibérica, contribuíram na construção de uma sociedade mais tolerante, ao equipararem o status de judeus e cristãos.

(__) Os árabes-islâmicos defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região de população cristã de origem romanogermânica, bastante pluralista e desenvolvida nas ciências e nas artes.

(__) O domínio árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a liberdade de culto, não impondo a crença nos valores do Islão.

(__) O tratamento dado pelos árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos cristãos, durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura a obras provenientes de culturas de povos considerados “infiéis”.

A sequência correta é:

a) FVVFF

b) FFVFV

c) VVVFF

d) VFFVF

e) VVFVF

6. (FGV/2000) O surgimento do Islamismo permitiu à Arábia:

a) consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de seu Império;

b) o fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta moderna;

c) a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos;

d) centralizar os diversos Califados e, portanto, a expansão do politeísmo islâmico por todo o Mediterrâneo;

e) unificar apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os interesses comerciais dos diversos Califados em conflito.

7. (UDESC SC/2005) O Mundo Muçulmano sempre foi pouco conhecido pelos países ocidentais. A imagem construída sobre ele foi, em muitos casos, negativa. Sobre o passado e as imagens negativas da atualidade dessa cultura, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A presença muçulmana na Europa deixou uma herança cultural muito ampla. A Espanha, que permaneceu sob domínio muçulmano por boa parte da Idade Média, é o melhor exemplo disso.

b) Apesar de identificada com a etnia árabe, da qual se origina, a cultura muçulmana está presente em muitos outros povos, como turcos, habitantes da África e mesmo asiáticos, da Indonésia.

c) Para grande parte do mundo ocidental, os muçulmanos são identificados como defensores de uma religião fundamentalista, fanática e intolerante.

d) A cultura muçulmana distingue-se da cultura islâmica pelo fato de que no primeiro caso há a utilização apenas do Corão, livro sagrado dos muçulmanos e no segundo, aceita-se o Velho Testamento, base da cultura hebraico-islâmica.

e) Apesar da riqueza do petróleo, que atinge apenas alguns dos países muçulmanos, as condições de vida da maioria dos países é bastante difícil, com indicadores sociais muito baixos.

8. (UNESP SP/2006) Os muçulmanos entenderam que deveriam constituir uma frota para o Mediterrâneo. O resultado inicial foi a conquista de Chipre e de Rodes. A Córsega foi ocupada em 809, a Sardenha em 810, Creta em 829, a Sicília em 827. As cidades fundadas pelos gregos na Sicília foram sendo conquistadas. Palermo caiu em 831, Messina em 843, Siracusa em 848, Taormina em 902.

(Jacques Risler. A civilização árabe, 1955.)

Esta ocupação resultou

a) no clima de intolerância religiosa e de perseguição ao cristianismo no conjunto das regiões ocupadas pelos árabes.

b) na decadência acentuada do patrimônio cultural, científico e filosófico da civilização grega antiga e clássica.

c) na derrocada dos regimes democráticos do Ocidente, inspirados no modelo da antiga democracia ateniense.

d) na reconquista, pelos muçulmanos, de muitas regiões e cidades invadidas pelo movimento das Cruzadas europeias.

e) no aprofundamento da crise da atividade comercial europeia, com o consequente deslocamento da população para os campos.

9. (UPE/2006) Muitas vezes, dá-se um destaque exagerado às guerras comandadas pelos árabes nos tempos medievais, enquanto as suas contribuições culturais permanecem como exemplos da riqueza de seus feitos. Além disso, as suas atividades comerciais dão mostras do dinamismo dos árabes, pois:

a) conseguiram dominar o comércio medieval, trazendo mercadorias do Oriente para Europa Central, em grande quantidade.

b) utilizaram muitos instrumentos comerciais como cartas de crédito e companhias de ações para facilitar os negócios.

c) centralizaram suas atividades em corporações estatais bastante produtivas, com manufaturas articuladas com a exportação comercial.

d) desenvolveram rotas comerciais no Oceano Pacífico, por onde exportavam seda e pólvora para as cidades da Ásia.

e) tiveram boas relações com as cidades francesas e italianas durante os séculos finais da Idade Média, vendendo-lhes especiarias do Oriente.

10. (UEG GO/2006) A reflexão em torno das Cruzadas ilumina as relações entre europeus e muçulmanos, cuja atualidade se apresenta nos conflitos do Oriente Médio. Acerca dessas relações, é CORRETO afirmar que

a) a religião, o comércio e a guerra formavam uma rede de relações entre cristãos e muçulmanos, permitindo o domínio comercial do Mediterrâneo Oriental pelas cidades italianas.

b) o Islamismo, ao contrário do Cristianismo, não visava à conversão dos estrangeiros, mas apenas a sua eliminação ou escravização para a honra e glória de Alá.

c) os cruzados, financiados por banqueiros judeus, garantiram para os cristãos a posse definitiva dos lugares santos, iniciando os conflitos entre judeus e muçulmanos.

d) a presença da cultura árabe na Europa representou um retrocesso na produção do conhecimento científico, retardando a expansão marítimo-comercial.

11. (UFMA/2006) As proposições a seguir referem-se à expansão muçulmana no período medieval. Identifique com V as proposições verdadeiras, e com F as falsas:

(__) O Jihad (esforço pelo Islã ou Guerra Santa) foi usado como pretexto ideológico para a conquista de povos e regiões da Arábia, Pérsia, norte da África e Europa.

(__) Maomé foi o fundador da religião islâmica em 622 d.C. e responsável direto pela formação dos califados que provocaram as cruzadas cristãs no século XI.

(__) A Guerra da Reconquista da Península Ibérica pelos cristãos teve início no século VIII e favoreceu a formação de reinos como Leão, Navarra e Aragão.

(__) Os muçulmanos desrespeitavam os costumes e as crenças locais dos povos conquistados, impondo o seu monoteísmo radical e o seu livro sagrado: o Corão.

(__) Culturalmente os árabes invasores e conquistadores levaram o obscurantismo e o retrocesso às regiões conquistadas.

Marque, agora, a sequência correta.

a) VFVFF

b) VVFFV

c) FVFVF

d) FFFVV

e) VFVFV

12. (UFT TO/2012) Os mercadores e autoridades de Meca, para quem o culto aos ídolos era uma fonte de lucro, não aceitaram o monoteísmo de Maomé e passaram a persegui-lo. Maomé e seus seguidores fugiram para Yatreb (atual Medina), a 400 quilômetros de Meca, onde fundou uma comunidade de fiéis em 622 d.C. Esse episódio que marca as origens do islamismo ficou conhecido como:

a) Ramadã

b) Jihad

c) Muazin

d) Khaid

e) Hégira

13. (UNICAMP SP/2012) A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe.

(Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.)

Sobre a presença islâmica na África é correto afirmar que:

a) O princípio religioso do esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte da África e pela aceitação do islamismo em todo o continente africano.

b) Os processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.

c) A expansão do islamismo na África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças religiosas tradicionais do continente.

d) O islamismo é a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a corrida imperialista do século XIX.

14. (ESPM/2012) Sobre a Arábia, antes de Maomé criar o islamismo, é correto afirmar que:

a) a Caaba já existia e era um templo dualista.

b) a Caaba, antes de Maomé, era um templo monoteísta e os árabes não aceitavam a idolatria.

c) a Caaba guardava uma multiplicidade de ídolos e a Pedra Negra venerada pelos árabes.

d) a Caaba, principal templo do islamismo, só foi edificada após a morte de Maomé por ordem dos califas.

e) a construção da Caaba foi a razão da separação entre sunitas, que a veneram, e xiitas, que não a consideram relevante.

15. (PUCCamp SP/2014) A civilização islâmica desempenhou um importante papel na história da matemática não só por ter preservado a sabedoria antiga, mas também por tê-la desenvolvido. O seu papel foi inovador na álgebra, graças ao uso da numeração árabe e do zero. A matemática foi usada pelos sábios islâmicos com objetivo religioso, como a elaboração do calendário e o cálculo da qibla, ou seja, da orientação da cidade sagrada de Meca no sentido da qual se devem realizar as orações.

(Adaptado de: pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_islâmica)

O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que, além da importante contribuição deixada por essa civilização,

a) as atividades econômicas de mercadores e banqueiros árabes na Europa ocidental favoreceram o surgimento de valores culturais e científicos que marcaram todo o mundo Moderno.

b) o Islamismo exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, principalmente no que se refere à organização social mais igualitária e à estrutura administrativa.

c) a civilização muçulmana, ao difundir a cultura oriental por vasto território do mundo antigo, contribuiu para preservar as noções de cidadania e de direito, que embasam a cultura ocidental.

d) dentre os legados dos árabes da Baixa Idade Média e que se mantêm na vida contemporânea, destaca-se a idealização e a valorização do trabalho manual em todas as dimensões.

e) as traduções árabes, estudadas na Europa medieval, propiciaram a sobrevivência da cultura clássica greco-romana, o que contribuiria para dar origem ao Renascimento.

GABARITO

Como os islâmicos contribuíram para a preservação de textos antigos?

Como os islâmicos contribuíram para preservação de textos antigos?

Resposta verificada por especialistas. Os islâmicos contribuíram para preservar textos gregos e romanos através da tradução e da criação de bibliotecas para abrigar este conhecimento.

Qual é a importância da cidade de Meca para os árabes antes e depois do islamismo?

Antes do surgimento do Islamismo os árabes eram politeístas, e a principal cidade dos islamitas é Meca, além de ser um grande centro comercial, por causa das feiras ali presentes. É o lugar onde se encontra o templo Caaba. Dentro dele estava guardada a venerada Pedra Negra, que nada mais era que um meteorito.