Como o eixo de inclinação da Terra influência na distribuição da energia proveniente do Sol?

Como o eixo de inclinação da Terra influência na distribuição da energia proveniente do Sol?

Como ocorre a distribuição da radiação solar sobre a Terra?

A energia solar não é distribuída igualmente sobre a Terra. Esta distribuição desigual é responsável pelas correntes oceânicas e pelos ventos que, transportando calor dos trópicos para os pólos, procuram atingir um balanço de energia.

Como o calor é distribuído pelo nosso planeta?

A atmosfera recebe calor da radiação solar de onda curta, da radiação terrestre de onda longa e ainda da convecção, pela qual as correntes verticais de ar ascendentes libertam energia calorífica (quer sensível, quer latente) da superfície da Terra.

Como se dá a distribuição da radiação solar a partir do momento que entra na atmosfera terrestre balanço de energia )?

Transmissão. De toda a radiação solar que chega às camadas superiores da atmosfera, apenas uma fracção atinge a superfície terrestre, devido à reflexão e absorção dos raios solares pela atmosfera. Esta fracção que atinge o solo é constituída por uma componente directa (ou de feixe) e por uma componente difusa.

Como ocorre o processo de radiação solar?

A radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação - ondas eletromagnéticas. Ela é emitida pela fotosfera, a camada mais externa do sol, que possui aproximadamente 300 km de extensão. ... Já a menor incidência de radiação acontece nas áreas extremas.

Como ocorre o processo de atenuação da radiação solar na atmosfera terrestre?

2 podemos observar o processo de atenuação da radiação solar através dos gases existentes na atmosfera terrestre, como por exemplo o vapor de água e o gás carbônico, que atuam na absorção da radiação solar na região do infravermelho (principalmente 2-4 mm e em 15 mm com o CO2).

Como a radiação solar influência na?

Tal questão corre pelo fato de o sol é responsável por aquecer a Terra, com isso, parte desse calor volta para a atmosfera. Assim sendo, isso faz com que se eleve a temperatura e por consequência a temperatura do ar também é afetada.

Por que o calor é distribuído de forma desigual na Terra?

A radiação solar é distribuída de forma desigual em todo o planeta terra, isso ocorre devido as diferenças de composição de pontos diferentes na atmosfera, os diferentes relevos, composição do solo e quantidade da água, até mesmo a velocidade do vento interfere.

Como os ventos ajudam a distribuir o calor do sol?

Olá! O vento origina-se do Sol, a maior fonte de calor e energia do universo. O movimento do ar é o resultado de uma propriedade intrínseca de seus gases, onde o ar frio desce e o ar quente sobe. ... A circulação atmosférica e oceânica se reúnem para distribuir equitativamente o calor através da superfície da Terra.

Como se dá o balanço de energia solar na atmosfera e superfície terrestre?

(A atmosfera na realidade emite mais energia que a quantidade de energia solar absorvida pela Terra, devido ao efeito estufa) A superfície da Terra, por sua vez, irradia 116 unidades de energia de onda longa para a atmosfera. ... As restantes 6 unidades passam diretamente através da atmosfera e são perdidas no espaço.

O que promove a distribuição sazonal de energia na Terra?

A primeira causa do tempo e do clima é a radiação solar; A temperatura do ar representa a quantidade de energia calorífica presente neste ar; Todas as variações de áreas, sazonais e espaciais da temperatura devem-se as variações na quantidade de energia solar recebida pela Terra.

Como a Terra recebe energia do Sol?

  • COMO A TERRA RECEBE ENERGIA DO SOL A transferência de energia da parte mais interna até a superfície do sol é realizada basicamente por meio de radiação eletromagnética.

Como a radiação solar chega à superfície da Terra?

  • Como radiação solar chega à superfície da Terra. A atmosfera funciona como um filtro para a radiação solar, que deixa passar certos comprimentos de onda e reflete ou retém outros. Na parte alta da atmosfera está localizada a camada de ozônio, que absorve uma pequena porcentagem da radiação total, correspondente à radiação ultravioleta, ...

Como a energia solar pode ser usada para produzir energia elétrica?

  • A energia solar pode ser usada para produzir energia térmica, através do método de aquecimento solar. Ela também pode ser usada para produzir energia elétrica diretamente, através dos painéis solares fotovoltaicos ou ainda indiretamente, por meio das usinas que usam a energia heliotérmica.

Qual é o tipo de energia solar?

  • A energia solar é proveniente da luz do sol e obtida através de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica. Além disso, esse tipo de energia pode ser obtida nas usinas solares compostas por inúmeros painéis que captam a energia do sol. Tipos de Energia Solar

Qual e a relação da inclinação da Terra e a distribuição dos raios solares?

O eixo da rotação da Terra tem uma inclinação de 23º 27”, o que contribui para uma distribuição desigual da luz solar no planeta ao realizar simultaneamente os movimentos de rotação e translação.

Qual a importância da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol?

O movimento de translação, associado com a inclinação do eixo de riotação da Terra em relação ao seu plano orbital em torno do Sol, é o responsável pelo aparecimento das estações do ano. A Órbita, ou trajetória, da Terra em torno do Sol é uma elipse muito pouco achatada, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse.

Qual e a importância da inclinação da Terra na distribuição de luz e calor?

Como visto anteriormente, a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital é o parâmetro de Milankovitch de maior importância para o ciclo anual da temperatura do ar nas diversas latitudes do planeta. Quanto maior a inclinação do eixo de rotação, maior será o aquecimento em lati- tudes altas.

Como o eixo de inclinação da Terra influencia as estações?

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.