Como o autor avalia a capacidade do ser humano de vencer uma realidade adversa

Como Vencer quando você não é o favorito por Rubens Teixeira

Published on Apr 20, 2021

“Se você não nasceu em berço de ouro, se não pôde estudar nas melhores escolas, se ainda não conseguiu entrar para uma boa universidade, se ainda não ...

Laticínios Pocrane

Como o autor avalia a capacidade do ser humano de vencer uma realidade adversa
Resiliência: Capacidade de lidar com seus próprios problemas e superá-los.

A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. 

Estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobrevivermos e crescermos. O benefício vindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor que antes. Além disso, pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.

E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes.

Convido você a me acompanhar nessa leitura e entender melhor o que é resiliência, bem como os seus benefícios para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e até mesmo empresarial. 

O significado de resiliência 

A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não trabalhar bem sob pressão. É mais que educação, experiência, treinamento. O nível de resiliência de um indivíduo determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é alguém, mais forte e preparado ele estará para lidar com as adversidades da vida.

O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. E a resiliência é resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer um desenvolvê-la. Indivíduos que se tornam resilientes possuem, ainda, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho. 

Você sabia que quem possui maior resiliência produz melhor, é mais focado e mais feliz? Aqueles que respondem às adversidades da vida com maior rapidez e flexibilidade, saem de um momento de crise com muito mais facilidade do que uma pessoa com baixa taxa de resiliência, pois estas tendem a ficar presas no sofrimento ou na dificuldade que está passando. O indivíduo resiliente vai encontrando meios de se renovar para chegar ao seu objetivo maior.

Vantagens de ser uma pessoa resiliente

O termo resiliência veio da física para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar à forma original. 

Já se tratando de comportamento humano, resiliência está ligada à capacidade, bem como à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. De transformar experiências não tão boas em aprendizados e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima e seguir em frente.

Uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar crises, problemas, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, desafios e muito mais, elaborando as situações e recuperando-se diante delas. A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.

Características de um indivíduo com alta taxa de resiliência

As pessoas resilientes têm características, que são facilmente identificadas por todos que estão ao seu redor. Confira algumas delas, a seguir:

Autoconfiança

Trata-se da convicção de que se é capaz de fazer ou realizar alguma coisa, e de fazer muito bem, alcançando os objetivos desejados. Esta competência pessoal está diretamente ligada à uma autoestima elevada. 

Persistência

Demonstra capacidade de perseverança das pessoas que têm tenacidade e força de vontade, com ideias claras, e que lutam, a fim de realizar o que se propõem. São indivíduos conscientes de que para “ir além”, vencer na vida, tem que levantar depois da queda. Sabem que a verdadeira chave do sucesso pessoal e profissional está na persistência de lutar por um objetivo, independente dos obstáculos.

Otimismo

Acredita que as coisas podem mudar para melhor. Tem esperança em alta escala. É proativo, eficaz e convicto da capacidade de controlar a própria vida.

Empatia

Capacidade de se comunicar com reciprocidade com as pessoas, ter gratidão, falar a linguagem do receptor, de tal modo que ele seja entendido e compreendido. Não é, como comumente se acredita, “se colocar no lugar do outro”, mas de realmente se dispor a entender o outro.

Criatividade

Está associada a habilidade de produzir, de inovar, se diferenciando dos meios comuns ou tradicionais. É o processo de tornar-se sensível a problemas, identificar a dificuldade e buscar soluções. São pessoas que “pensam fora da caixa” e estão dispostas a encarar desafios. 

Flexibilidade

Uma pessoa flexível se adapta a diversas situações, atividades e ambientes diferentes com muita facilidade. Esta habilidade é vantajosa, principalmente em empresas com diversos setores, que exigem desempenhos variados, com funções multifacetadas. Ser flexível é certeza de um bom relacionamento interpessoal dentro da empresa.

Sabe lidar com as emoções

Pessoas resilientes são capazes de enfrentar, de forma serena, situações de grande pressão e stress, conseguem uma boa leitura do ambiente estressante e tiram dele maneiras para reorientar o seu comportamento. 

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como a autora avalia a capacidade do ser humano de vencer uma realidade adversa?

Resposta: Pode-se afirmar que o avalia a capacidade do ser humano de vencer uma realidade adversa como inerente ao próprio homem, sendo que Dr. Alberto D'Auria ressalta que essa é uma das maiores qualidades humanas, a sua resiliência.

O que o nascimento do ser humano procura representar?

Está relacionado com a experiência, a expressão e a repressão das emoções e desejos A capacidade de sentir, pode ir das paixões animais ao amor desinteressado. Com este corpo o homem pode reconhecer no outro, um reflexo de si próprio. É extremamente complexo.