Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Ter à disposição da população uma água saudável e própria para o consumo humano envolve diversas etapas, desde a captação da água bruta até a distribuição da água tratada. Depois que ela é captada em bacias de represamento, a água é bombeada para as estações de tratamento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre quais as etapas do processo de tratamento de água?

O que é feito nas Estações de Tratamento de Água

  • 1 - Coagulação

É a etapa inicial do tratamento da água, quando ocorre a adição de sulfato de alumínio, um produto químico que possibilita a união das partículas sólidas em suspensão na água.

  • 2 - Floculação

Neste passo, as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, para facilitar o processo seguinte de decantação.

  • 3 - Clarificação

Depois de se agruparem em flocos maiores, eles se acumulam no fundo do decantador. Nesta fase, se inicia a coleta superficial da água.

  • 4 - Filtração

Uma etapa bastante importante do processo, é na filtração que a água passa por filtros compostos por camadas de antracito, areia e pedras de diversos tamanhos. Aqui, as pequenas impurezas ficam retidas.

  • 5 - Desinfecção

Neste passo, ocorre a aplicação de cloro gás, hipoclorito de sódio ou outro produto adequado para a eliminação de micro-organismos causadores de doenças.

  • 6 - Fluoretação

Por fim, também é aplicado flúor, que irá atuar na prevenção de cáries.

Distribuição para consumo

Depois de tratada, a água está pronta para ser distribuída à população, por meio de um complexo sistema de reservatórios, adutoras e subadutoras. Esse extenso caminho é percorrido pela água até chegar às casas e prédios e servir para os mais variados usos.

Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Escrito por IAS em 24 Junho 2020 Postado em Blog.

A água potável é essencial para saúde, higiene, produção de bens, alimentação, desenvolvimento econômico. De acordo com um levantamento realizado em 2018, 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e aproximadamente 100 milhões não têm rede de coleta de esgoto (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018; Trata Brasil, 2020). Em um contexto global Pérez (Smart Water Magazine, 2020) destaca que 75% das famílias não têm acesso a água potável.

É evidente que este é um cenário alarmante e o fornecimento de água potável é importantíssimo e para isso é necessário tratamento de água.

Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Legislações Ambientais que definem padrões de qualidade de água

Leis que definem a qualidade da água para consumo humano ou não são imprescindíveis.  No Brasil, a primeira legislação específica sobre recursos hídricos surgiu em 1934, com o Código das Águas, através do Decreto de Lei nº 24.643, este definia normas para classificação e utilização das águas. Além disso, determinou os direitos de usos.

Outra importante resolução é a Resolução CONAMA nº 357 de 2005, esta dispõe sobre a classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Em 12 de dezembro de 2011, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 2914 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. A partir de 03 outubro de 2017 a Portaria 2914 passa a ser chamada de Portaria de Consolidação 5 e destaca em seu ANEXO XX o controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Mas enfim, como é o tratamento de água no Brasil?

O primeiro passo é realizar a captação da água, ou seja, a retirada de água de rios ou poços. A água de poço terá um tratamento diferente da água retirada de um rio, muitas vezes o processo de tratamento é mais simples, aqui será apresentada uma simples explicação dos demais processos para tratamento de água superficial (água captada de um rio).

Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Após a captação é realizado a adução que é o transporte da água, o qual pode ser por dois caminhos: a água é levada in natura para a Estação de Tratamento de Água (ETA) ou a água já tratada é transportada para o sistema de distribuição.

O tratamento de água, de fato, inicia-se na ETA, lá é realizado o processo de cloração, coagulação (a água recebe sulfato de alumínio, cloreto férrico e agitação da água para que as partículas fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agrupar), floculação (mistura lenta da água para provocar a formação de flocos com as partículas)  e decantação (a água passa por grandes tanques para separa os flocos de sujeira).

Posteriormente a água passará pelo processo de filtragem em tanques compostos por pedras, areia e carvão antracito (retém o resto da sujeira que não foi eliminada no processo anterior), em seguida vem os processos de pós-alcalinização (correção do pH), desinfecção (última adição de cloro, garante que a água chegue livre de bactérias e vírus até o consumidor) e fluoretação (adição de flúor a água).

A água também passará por uma série de testes que incluem: PH, turbidez, quantidade de cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor para enfim chegar ao usuário.

Como funciona o tratamento de água para consumo humano?

Nossa missão é conservar os recursos hídricos

Muitos estudos têm demonstrado que sistemas de tratamento podem não remover a toxicidade de efluentes, mesmo quando o descarte atende aos limites determinados nos padrões de emissão. Desta maneira, manter a qualidade dos recursos hídricos é questão complicada e exige estudos, monitoramento, cooperação entre o meio técnico e científico e conservação dos corpos hídricos.

As leis e decretos existem para se definir um apropriado padrão de qualidade de água para os mais variados usos e também para auxiliar na conservação dos recursos hídricos. Porém, necessitam se adequar ao crescimento populacional, às alterações do padrão de consumo e ao aumento da poluição.

Fontes das informações:

  • Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 2018
  • Trata Brasil, 2020
  • Smart Water Magazine, 2020
  • Sabesp
  • EOS Organização e Sistemas Ltda

água potável, tratamento, higiene

Como é feito o tratamento de água para o consumo humano?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:.
Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ... .
Decantação. ... .
Filtração. ... .
Desinfecção. ... .
Fluoretação..

Como funciona o tratamento de água para o consumo humano e para fins industriais?

Como funciona o tratamento de águas industriais?.
Filtração e/ou decantação, para remover partículas indesejadas;.
Tratamento aeróbio biológico para eliminar matéria orgânica indesejada, como em lagoas de aeração;.
Abrandamento, processo que diminui a dureza da água ao remover íons de cálcio e magnésio;.

Como é feito o tratamento de água no Brasil?

No Brasil, os níveis de tratamento de água são baixos, menos de 20% é tratada para a reintrodução no meio ambiente; apenas 42% da população possui saneamento básico.

Qual é a importância do tratamento da água para o consumo humano?

Febre tifoide, cólera, hepatite A, disenterias… Esses são exemplos de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, problema de saúde pública no país.