Como formatar um cartão de memória danificado pelo celular?

O cartão SD é, atualmente, um dos dispositivos de armazenamento portáteis mais comuns. Os cartões SD podem ajudar as pessoas a aumentar a capacidade de armazenamento de telefones celulares e câmeras, e salvar arquivos importantes no computador. Pode-se dizer que o cartão SD trouxe muita comodidade para a vida digital das pessoas. Portanto, quando houver um problema com um cartão SD importante, será particularmente problemático. Um cartão SD corrompido é um problema que aparece muitas vezes para as pessoas no processo de utilização. Este artigo esclarece as soluções de cartão SD corrompido, e também ensina como exportar dados quando o cartão SD está danificado. Confira!

Parte 1: Causas de um Cartão SD Corrompido

Se o cartão SD apresentar os seguintes sintomas, significa que ele está danificado:

  • incapaz de formatar o cartão de memória;
  • está inacessível;
  • faltam fotos;
  • entra em modo de somente leitura;
  • está protegido contra gravação.

Quais são os possíveis motivos para um cartão SD corrompido:

  • infecção por vírus;
  • conversão inadequada do sistema de arquivos;
  • remoção abrupta;
  • inserção incorreta;
  • conexão incompatível com os sistemas de arquivos.

Parte 2 - Soluções para um Cartão SD Corrompido

Método 1 - Tente outro computador ou outro leitor de cartões

Este método parece ridículo, mas, em muitos casos, o cartão SD não está danificado. Pode apenas não ser compatível com o seu computador, ou a porta do computador estar danificada. Isto cria a ilusão de um cartão SD danificado. Você também pode tentar outro leitor de cartões para ver se há um problema com ele.

computador

Método 2 - Remova a proteção contra gravação do cartão SD para repará-lo

Se o cartão SD está protegido contra gravações, o usuário poderá apenas ler o conteúdo dele e não poderá excluir, gravar, copiar e colar arquivos, etc. Se o seu cartão SD tiver uma trava física, você pode remover o modo de proteção contra gravação do cartão SD desligando o bloqueio.

Caso contrário, você pode ler este artigo para encontrar uma solução: Como Formatar um Pendrive Protegido Contra Gravação?

Método 3 – Use o Check Disk Utility para reparar o cartão SD corrompido

O Check Disk Utility é uma ferramenta integrada do Windows, usado para verificar se há erros no cartão SD. Seu método de operação é o seguinte:

Conecte o cartão SD ao PC. Pressione Windows + E para abrir o Windows Explorer.

Clique com o botão direito na unidade do cartão SD e selecione a opção "Propriedades".

Selecione a opção "Ferramentas" e clique na opção "Verifcar" na seção "Verificação de erros".

Clique em "Iniciar" para iniciar o processo de digitalização.

Agora, você precisa aguardar os resultados da verificação. Se for encontrado algum erro, siga as instruções na tela para corrigi-lo.

cartão sd

Método 4 – Use a “Solução de problemas do Windows” para reparar o cartão SD corrompido

Além do utilitário Check Disk, a Solução de problemas do Windows também pode localizar problemas no cartão SD e repará-los. O método de operação é o seguinte:

Após conectar o cartão SD ao computador, abra "Painel de Controle" e clique em "Solução de problemas".

Encontre "Hardware e Sons" e clique em "Configurar um dispositivo". Clique em “Avançar” para detectar e corrigir problemas no cartão SD.

Reinicie o computador após a conclusão do processo acima e você verá que o problema de cartão SD corrompido foi resolvido.

cartão sd

Método 5 - Reinstale o driver para reparar o cartão SD corrompido

Se o driver não for instalado corretamente, o cartão SD também pode ser danificado. Se o seu cartão SD tiver instruções para instalar o driver, siga as instruções para reinstalá-lo. Se não houver um manual, você pode seguir as seguintes etapas:

Conecte o cartão SD ao PC. Clique com o botão direito em "Este Computador" e selecione a opção "Gerenciar".

Selecione "Gerenciar Dispositivos" e clique duas vezes em "Unidades de disco".

Clique com o botão direito no cartão SD e clique em "Desinstalar".

Desconecte o cartão SD do computador, reinicie o computador e conecte o cartão SD novamente.

PS.: a operação acima é adequada para instalar os drivers de todos os dispositivos móveis, como disco rígido móvel, pendrive, USB, cartão de memória, etc.

Parte 3 - Como Exportar Dados do Cartão SD Corrompido

Quando o seu cartão SD está corrompido/danificado e você precisa urgentemente dos arquivos que estão nele, o que fazer quando quiser visualizá-los ou exportá-los?

Não se preocupe, o especialista em recuperação de dados Tenorshare 4DDiG pode solucionar isto. Exportar dados pode ser facilmente resolvido em apenas três passos.

Etapa 1: Selecione Local dos Arquivos

Escolha um local onde você perdeu arquivos. O local pode ser Desktop, Disco Local, Lixeira, Partição Perdida, ou qualquer dispositivo externo.

página inicial do 4ddig

Etapa 2: Escanear e Visualizar

Agora 4DDiG começará a escanear seus arquivos perdidos. O tempo de varredura depende do tamanho dos arquivos. Quando a varredura é concluída, todos os arquivos encontrados são exibidos na visualização de arquivos por padrão.

escanear

Etapa 3: Recuperar Arquivos Excluídos

Verifique os arquivos direcionados e clique no botão "Recuperar" para salvar os dados recuperados. Por favor, não salve na mesma partição onde você os perdeu em caso de perda de dados substituída e permanente do disco.

escanear

Dica: Como Evitar Danos ao Cartão SD
Evite a ejeção repentina do cartão SD durante a transferência de arquivos.
Adquira o hábito de remover com segurança o cartão SD do dispositivo.
Evite conectar o cartão SD a dispositivos infectados por vírus, como computadores, telefones celulares, filmadoras, etc.
Faça backup dos dados do cartão SD com frequência.
Use cartões SD de marcas convencionais no mercado.

Você Pode Gostar

  • COPIAR>>
  • Cartão SD >>
  • 4 Maneiras simples para Reparar Cartão SD Corrompido/Danificado

O que fazer quando o cartão SD está danificado no celular?

A solução para esse problema é executar o CHKDSK para reparar e verificar os erros do disco. Se isso não funcionar, execute a recuperação e a formatação do cartão SD. Além disso, se não houver partições no cartão SD, recupere as fotos do cartão SD danificado e formate o dispositivo completamente.

Como formatar cartão de memória danificado?

Passo 01: Em “Meu Computador” encontre o nome do pendrive ou cartão SD, clique com o botão direito do mouse no pendrive/cartão SD. Passo 02: Escolha “Formatar”. Depois, escolha “Restaurar padrões do dispositivo”. Passo 03: Clique em “Iniciar” para começar a formatação.

Como recuperar cartão de memória corrompido pelo CMD?

Clique na opção “Iniciar” novamente. Digite “cmd” na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do mouse em cmd e selecione “Executar como administrador” Uma janela de comando é aberta, digite “chkdsk” seguido pela letra da unidade correspondente ao cartão, depois por dois pontos e /f (por exemplo, chkdsk E: /f)